Aquecedor a óleo: saiba como funciona e qual marca escolher

Para ajudar a manter a temperatura da sua casa agradável mesmo nos dias mais frios, investir em um aquecedor a óleo pode ser uma ótima pedida.

Os dias frios estão chegando e, embora o inverno brasileiro não seja tão rigoroso quanto nos países do hemisfério Norte, investir em um aquecedor a óleo pode ser uma boa alternativa para controlar a temperatura em ambientes fechados.

Silencioso e mais fácil de usar do que seu nome sugere, esse modelo funciona através do aquecimento do óleo vegetal presente em seu sistema. Mas, não se preocupe, ao contrário do que pode parecer, não é necessário inserir combustível a cada utilização. O óleo vem de fábrica, dentro do aquecedor e só precisa ser trocado – pela assistência técnica – se o aparelho cair ou for batido e houver vazamento.

Qual a melhor marca de aquecedor a óleo?

De início você pode achar que os aquecedores a óleo são um pouco mais caros do que os modelos elétricos, entretanto, quando pesamos o custo-benefício e analisamos a performance dos equipamentos o investimento pode valer a pena.

Para te ajudar a decidir, analisamos os modelos melhor avaliados disponíveis no mercado. Confira:

Britânia AB1500

Com tradição no segmento de eletrodomésticos a linha de aquecedores da Britânia não faz feio frente aos concorrentes e apresenta preços competitivos mesmo nos modelos a óleo. Esse é o caso do AB1500, que alia preço e eficiência com uma potência máxima de 1.500W.

Ideal para ambientes que tenham entre 12m² e 15m², o aquecedor tem dimensões pequenas, permitindo seu transporte fácil de um cômodo para outro da casa. Assim, ele poderá te acompanhar ao longo do dia na sala e manter o quarto quentinho na hora de dormir.

Aquecedor a óleo_Britania_AB1500

Encontre seu aquecedor a óleo Britânia no Mercado Livre

Mondial A06

Outra marca forte no segmento de eletrodomésticos é a Mondial, que conta com um aquecedor a óleo bem robusto. O A06 aquece ambientes de até 16m², com três níveis de potência e termostato para manter o clima sempre agradável.

Apesar dos seus 8.6kg, o aparelho conta com rodinhas que facilitam o transporte entre os cômodos da casa. Como é um modelo que não emite luz, é ideal para utilizar na hora de dormir, pois não irá interferir em sua noite de sono.

Aquecedor a óleo_Mondial_A06

Veja uma seleção de aquecedores Mondial e escolha o que mais combina com a sua casa

Martau Ma070

Se além de quentinho, você quer manter o estilo, os aquecedores da linha Ma070 da Martau são ideais. Com design moderno e variação de cores – gelo , preto e bordô – o modelo conta com termostato regulável e três níveis de potência. Além disso, tem um dispositivo de segurança que desliga o aparelho em caso de queda de energia.

Aquecedor a óleo_Martau_Ma070

Confira as ofertas de aquecedores da Martau no Mercado Livre

Compare e decida

Para ter conforto nos dias frios, compare as especificações de cada um dos aparelhos e decida o que mais combina com o seu estilo.

Aquecedor a óleo_comparativo

Saiba como funciona o aquecedor a óleo

O óleo é aquecido por uma resistência elétrica e gera o calor, que sai pelo radiador do aparelho, sem deixar nenhum cheiro no ambiente e aquecendo o cômodo de maneira uniforme.

Entre suas vantagens está a segurança, pois não há riscos de contato com o óleo quente ou com a resistência. Confira outros benefícios:

  • Não resseca o ar: uma vez que a resistência não tem contato com o ar presente no ambiente, ela não “rouba” umidade. Então, não resseca tanto o cômodo nem prejudica as vias respiratórias.
  • É silencioso: quando em funcionamento, os aquecedores a óleo não emitem tantos ruídos como os outros modelos. O que pode fazer uma grande diferença se usar em ambientes onde precisa de concentração, como escritórios ou na hora de dormir, por exemplo.
  • Temperatura equilibrada: a maioria dos aparelhos a óleo contam com termostato, que ajudam a manter o clima dos ambientes sem oscilações. Seu funcionamento é semelhante aos aparelhos de ar condicionado – quando atingem uma temperatura agradável, desligam e voltam a ligar quando o ambiente começa a esfriar.

Cuidados com o aquecedor a óleo

Se você decidiu ter um aquecedor a óleo é importante tomar alguns cuidados. Nunca utilize-o em ambientes molhados ou úmidos, como banheiros, piscinas ou com vaporizadores de ar. Para esses cômodos o recomendado é investir em aquecedores cerâmicos.

Como o aparelho fica quente do lado de fora, é importante manter uma distância segura (1m) de móveis, paredes, cortinas, colchões e estofados. Ah! Evite acidentes e queimaduras. Não deixe crianças e animais sozinhos no ambiente que o aparelho estiver ligado.

Não caia na tentação de utilizar o aquecedor a óleo para secar roupas. Pois, apesar do radiador bem quentinho, os panos podem bloquear a saída de ar, superaquecendo e quebrando o equipamento. Para finalizar, nunca deixe o aparelho ligado quando for sair de casa, essa é a principal dica para evitar acidentes.

Agora que você já sabe como funciona e que cuidados tomar, é só escolher o modelo que mais te agrada e se esquentar neste inverno.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!