Aquecedor elétrico: como funciona e qual marca escolher

Durante a época mais fria do ano, invista em um aquecedor elétrico para manter sua casa sempre quentinha e confortável.

O inverno está chegando e o aquecedor elétrico pode ser o seu melhor amigo, afinal, ninguém merece passar frio até mesmo dentro de casa, não é?

Na hora de comprar o seu aparelho, é importante saber que existem diversos tipos de funcionamento: a gás, elétrico, a óleo, de cerâmica etc. Nós já tiramos algumas dúvidas sobre o funcionamento dos modelos a óleo e qual a melhor marca para comprar. Agora vamos esclarecer tudo sobre os aquecedores elétricos.

Aquecedor elétrico: qual marca escolher?

Quartzo Ventisol AQ

Se você estiver procurando por um aquecedor elétrico econômico e barato, o Quartzo Ventisol AQ é uma ótima opção. Ideal para cômodos pequenos, esse modelo funciona com barras de quartzo, o que faz com que a temperatura alta seja alcançada rapidamente.

Outra vantagem do aquecimento por tubos de quartzo é que eles esquentam sem roubar o oxigênio do ambiente, por isso, o ar não fica seco.

O aquecedor elétrico da Ventisol é pequeno, conta com alça de transporte e pesa apenas 810 gramas, ou seja, é ideal para carregar de um cômodo para o outro de acordo com a sua necessidade.

Funciona em duas potências: quente e morno. E a regulagem é feita através de um botão frontal. O único problema é que, em aparelhos desse tipo, a temperatura não é muito precisa.

O modelo AQ possui o comando de desligamento automático se não estiver na posição vertical, o que previne acidentes caso o aquecedor elétrico caia. Para evitar outros tipos de acidentes, nunca cubra-o com algum tipo de pano, pois há risco de incêndio. Outra dica é nunca entrar em contato com a grade de proteção, pois ela esquenta junto com o aparelho.

Para entrar em detalhes técnicos, esse modelo pode ser usado tanto em voltagem 110 ou 220. A potência mínima é de 400 watts e a máxima de 800 watts. Consome cerca de 0,8 kWh enquanto estiver em uso, com frequência de 50 / 60 Hz.

Quem não gosta de dormir com algum tipo de luz dentro do quarto pode se incomodar com o fato de que o aquecedor emite uma luminosidade avermelhada quando está ligado. Tirando isso, o Quartzo Ventisol AQ é um ótimo investimento para se esquentar até mesmo nos dias mais frios.

aquecedor elétrico quartzo

Confira uma seleção de Quartzo Ventisol AQ disponível no Mercado Livre

Halógeno Mondial A-09

O aquecedor elétrico da Mondial funciona a partir de transferência de calor por infravermelho, por isso, seu objetivo é aquecer objetos, e não ambientes. Ou seja, é provável que você sinta o corpo quentinho mesmo que o ar do cômodo esteja mais frio.

O Mondial A-09 é de fácil uso. Possui dois filamentos de 400W, garantindo a potência máxima de 800  W. É possível ligar cada filamento de forma independente ou os dois ao mesmo tempo, de acordo com sua necessidade. O consumo de energia gira em torno de 0,8 Kw/h, dependendo da potência.

No momento em que o aquecedor elétrico é ligado, é possível perceber a emissão de calor no mesmo instante. Como o produto da Mondial apresenta performance voltada para o aquecimento de corpos e objetos, o chão ao redor também esquenta. É uma ótima oportunidade para reunir pessoas ao redor do aquecedor para se aquecer nos dias mais frios.

Assim como o Quartzo Ventisol AQ, é pequeno, leve e fácil de ser carregado graças à alça traseira. Não possui local para enrolar o cabo, mas conta com duas saliências na base que servem para prender o fio ao redor do aquecedor. Também emite uma luz avermelhada de seus filamentos, o que pode incomodar quem deseja um ambiente totalmente escuro.

Conta com sistema antiqueda, que desliga o aparelho automaticamente caso a base do produto não esteja em contato total com o chão. A grade de proteção aquece junto com o aparelho, podendo chegar a temperaturas acima de 100 °C, por isso, mantenha-o longe de crianças, animais e de materiais que possam causar algum tipo de reação ao entrar em contato com altas temperaturas.

aquecedor elétrico mondial

Compre agora o seu aquecedor Halógeno Mondial A-09

Termoventilador Cadence Dilleta AQC412

Esse é o aquecedor elétrico mais completo da lista, e, consequentemente, o mais caro. Além de aquecer o ambiente, também conta com a opção de ventilar e desumidificar.

O termoventilador funciona de jeito parecido com um ventilador, porém, as hélices espalham ar quente pelo ambiente. Conta com duas opções de aquecimento, sendo que a maior potência é de 1500 watts. Consequentemente, o consumo de energia também é mais alto do que os outros produtos da lista, chegando a 1,5 kWh. Pode ser encontrado tanto para voltagem 110 quanto 220.

O aparelho é leve, compacto e conta com alça que auxilia no transporte entre ambientes. Conta com luz indicadora de funcionamento, grade protetora e dispositivo contra superaquecimento, tudo para evitar que acidentes aconteçam

Além de ser mais potente do que os concorrentes, ainda conta com design moderno que combina com qualquer ambiente.

A marca oferece 12 meses de garantia aos consumidores. Ou seja, esse é um excelente investimento para quem deseja comprar um equipamento de alta qualidade e pode desembolsar um pouco mais de dinheiro.

Compare e decida

aquecedor elétrico características

Compare as especificações de cada aparelho para tomar a melhor decisão.

Aquecedor elétrico: como funciona

O aquecedor elétrico funciona a partir de uma resistência, por isso, aquece mais rápido do que outros modelos, como a gás. De maneira geral, são práticos e leves de transportar, por isso, são ótimos para quem deseja aquecer cômodos pequenos e transportar para outros ambientes.

Existem três tipos diferentes de aquecedores elétricos:

  • Incandescente: costuma ser o mais barato do mercado, sendo que o preço varia de acordo com a potência e tamanho. A resistência fica aparente, por trás de uma tela de proteção. O ar é aquecido pela resistência e difundido para o exterior através de filamentos. Não emite ruídos e aquecem o ambiente rapidamente.
  • Termoventilador: funciona da mesma forma de um ventilador, porém, conta com uma resistência incorporada à hélice que faz com que o ar quente circule pelo ambiente. Alguns modelos contam com a opção de ar frio para os dias quentes. Emite ruído semelhante ao ventilador.
  • Halógeno: apesar de ser um aquecedor elétrico, usa gás halogênio para potencializar o aquecimento da resistência. O aquecimento do ar ocorre pelo mecanismo de troca de calor.

Impacto financeiro

Usar aquecedor elétrico com frequência pode causar impacto na conta de luz, por isso, mesmo que o preço dos aparelhos sejam acessíveis, é importante levar em conta o consumo de energia de cada aparelho.

Para diminuir o impacto financeiro, siga dicas na hora de usar o seu aquecedor elétrico:

  • Tire o aparelho da tomada quando não estiver usando;
  • Feche as janelas e portas para evitar escapes de ar quente;
  • Ligue-o apenas quando tiverem pessoas no local;
  • Dê preferência para aparelhos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Dicas e cuidados

Depois de escolher o modelo ideal para você, chegou a hora de aprender a cuidar tanto do aquecedor quanto de você e da sua família. Confira algumas dicas e cuidados:

  • Mantenha o aparelho fora do alcance de crianças e animais;
  • Mantenha-o longe de cortinas, cobertores, almofadas e puffs para evitar um possível incêndio;
  • Não seque roupas ou outros objetos em cima do aquecedor;
  • Não coloque nada muito próximo do aparelho;
  • Tome cuidado com choques térmicos. Não saia de um ambiente extremamente quente para outro gelado;
  • Proteja-o com um plástico na hora de guardar para evitar acúmulo de poeira;
  • Mantenha o ambiente o mais limpo possível para evitar irritações no nariz, garganta e olhos;
  • Não deixe-o ligado por muito tempo em ambientes secos;
  • Use um umidificador de ar ao mesmo tempo em que estiver ligado.

Leia também: Dicas para se manter hidratado no tempo seco.

Pronto para se manter quentinho durante o inverno? Compre o seu aquecedor elétrico para que esse inverno seja mais confortável para você e sua família!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!