Aprenda a deixar a decoração da sala aconchegante

Com pequenos ajustes na decoração é possível criar uma sala aconchegante para receber pessoas queridas em casa.

Você já entrou em uma sala e se sentiu relaxado e confortável instantaneamente? Existem algumas técnicas e dicas para conseguir montar uma decoração aconchegante em sua casa também.

 
Seguindo passos simples é possível criar a sala perfeita para receber os amigos e a família, ou relaxar sozinho durante os momentos de descanso.

Aprenda a deixar a decoração da sala aconchegante

Cores

Os tons fortes deixam as pessoas agitadas, por isso, aposte em cores básicas e suaves. Acrescente pontos coloridos para quebrar a monotonia da neutralidade.

 
Uma das grandes tendências é usar o cinza como destaque da decoração, pois ele é básico e combina com diversas outras tonalidades. Além de conforto, transmite elegância e sofisticação em todos os cômodos da casa.

 
Entretanto, um dos principais erros ao apostar no cinza é criar um ambiente frio, causando desconforto nas pessoas.

 
O uso desta cor deve ser equilibrado para não criar ambientes escuros. O ideal é misturá-la com cores quentes e vibrantes em detalhes como almofadas, quadros, tapetes e outros objetos decorativos.

 
Também é possível misturar o cinza com cores suaves, como bege e off-white. A combinação com rosa millennial é uma das mais utilizadas no momento, criando um espaço minimalista e leve.
Caso queira criar um ambiente rústico, aposte nos detalhes laranjas ou vermelhos.

Iluminação

A iluminação indireta é criada a partir de uma luz que incide em uma superfície e reflete para atingir outro ponto. Ela clareia de maneira suave e ajuda nos momentos de relaxamento.

 
Para criá-la, utilize abajures, luminárias ou fitas de LED que não deixam sombras marcantes. Mas, fique atento: utilizar somente esse tipo de luz pode criar um espaço escuro, por isso, misture com a iluminação direta e natural para que funcione de forma harmoniosa.

 
A luz natural também é aliada do aconchego e traz muitos benefícios à saúde, além de diminuir a conta de energia .
Caso o local não possua muitas janelas, aposte na iluminação zenital, que significa que a luz vem do teto, e não das laterais. Existem modelos que, além de permitirem a entrada de luminosidade, também possuem a opção de ventilação.

Madeira

A madeira oferece acolhimento, por isso, não tenha medo de investir em piso, móveis e painéis.

 
O piso é o principal elemento e merece atenção, pois ainda gera muitas dúvidas na hora da escolha. Existem quatro principais pisos de madeira ideais para a sala:

  • Laminado: é feito de painéis de fibra ou aglomerados com acabamento que simulam diversos tipos e cores de madeira natural. São aplicados de maneira fácil e prática através de um sistema de encaixe. É possível aplicá-lo por cima de outros tipos de revestimento;
  • Carpete de madeira: feito a partir de uma folha fina de madeira prensada em uma base de madeira aglomerada. É mais fino e frágil do que o piso laminado. A aplicação é feita através de um sistema de encaixe sobre um contra piso. Normalmente é a opção de quem está com o orçamento apertado;
  • Assoalho de madeira: confeccionado com madeira maciça natural, garantindo diferentes cores e acabamentos. Pode ser feito a partir de ipê, jatobá, maçaranduba, entre outras;
  • Vinílico: simula o acabamento de madeira natural, porém, é composto de PVC. É feito com mantas resistentes e flexíveis, que resultam em um piso macio. Também é muito procurado por conta do baixo investimento necessário.

Tapete

Quanto mais macio e de fios longos, maior será a sensação de conforto oferecida. Ele é responsável por trazer personalidade ao ambiente e delimitar espaços, podendo até mesmo dar a impressão de amplitude do local.

 
A dica para criar uma sala prática é apostar em estampas lisas ou básicas, pois dificilmente irá enjoar. Caso queira aplicar modelos com desenhos, as estampas geométricas são grande tendência. Por ser uma peça fácil de trocar, vale a pena se arriscar nessa moda.

 
Opte por materiais resistentes, pois essa é uma área de grande fluxo de pessoas. Algodão, lã e fibras naturais são bem-vindos na decoração da sala.

 
Os tapetes grandes, que ultrapassam o sofá em pelo menos 10cm, proporcionam amplitude. Já os pequenos, que não encostam no sofá, dão a impressão de que o ambiente é menor, porém mais aconchegante.

sala aconchegante - tapete

Confira uma seleção de tapetes disponíveis no Mercado Livre

Sofá

O protagonista da sala merece um cuidado especial para não errar na escolha. Procure um meio termo entre excessivamente macio e firme. Aposte nas almofadas para ajudar a criar um ambiente confortável.

 
Na hora de escolher, leve todos os detalhes em consideração: cor, tamanho formato, tecido e preço.

 
Meça a sua sala antes da fazer a compra para saber exatamente o tamanho do sofá. Dessa forma, será possível saber se é necessário comprar uma ou duas peças, pois a maioria é vendida em conjunto. Deve existir um espaço suficiente entre o sofá e o móvel da TV para que não comprometa a circulação pelo local.

 
As cores básicas são as mais indicadas, porque é mais fácil de combinar com o restante dos objetos e cores. Aposte em um sofá de cor forte, como vermelho ou roxo, se esse for o ponto central da decoração.

 
O tecido é o responsável por oferecer conforto aos usuários. Algodão, camurça, veludo e seda são os mais gostosos, já os tecidos sintéticos ou de couro são fáceis de manter a manutenção, sendo uma boa opção para casas com crianças.

 
Depois de analisar todas essas características, é só escolher aquele que cabe no seu orçamento.

sala aconchegante - sofá

Escolha o sofá perfeito para a sua casa

Ventilação

Uma casa arejada é a garantia de bem-estar para os moradores e visitantes. Para manter todos os cômodos frescos, permita que o ar circule de maneira livre. Para que isso aconteça naturalmente, retire móveis e objetos desnecessários, pois eles deixam o ambiente carregado.

 
Abra as janelas todos os dias, permitindo a entrada de luz solar e a circulação do ar. Sempre que possível, abra também as portas para que haja a troca do ar com o ambiente externo.

 
Se a ventilação natural não for suficiente para refrescar o ambiente, instalar um ar condicionado também é uma boa solução. Caso não exista a possibilidade de fazer esse tipo de alteração na casa, aposte no ar condicionado portátil ou em climatizadores.

Lareira

As lareiras vêm ganhando espaço na decoração das casas brasileiras. Mesmo morando em lugares quentes, é possível usar uma decorativa para criar um visual moderno e aconchegante.

 
As lareiras portáteis também são outra opção prática, pois a instalação é simples e ainda pode ser levada para outros locais, como o jardim ou para outra casa, se decidir fazer uma mudança.

 
Para que a lareira não fique deslocada no ambiente, é importante que os outros elementos da decoração funcionem em harmonia. Não escolha um modelo rústico se o restante da decoração for moderno, por exemplo.

 
Para isso, na hora de escolher a lareira, leve em consideração o local em que será instalada e o acabamento visual. Além disso, se a lareira não for apenas decorativa, pense como ela irá funcionar: a gás, carvão ou elétrica.

sala aconchegante - lareira

Encontre a lareira que combine com a sua decoração

Aromaterapia

Sabe quando o aroma de uma casa é tão gostoso e marcante que você consegue ter uma memória do local só de sentir o cheiro? Isso provavelmente acontece porque o aroma do local foi escolhido para oferecer boas sensações. Utilize velas perfumadas ou aromatizadores para construir a mesma experiência.

 
Descubra o que cada aroma proporciona:

  • Acácio: indicado para ter uma boa noite de sono;
  • Almíscar: aumenta a sorte;
  • Alfazema: paz e tranquilidade;
  • Camomila: efeito calmante;
  • Canela: tranquilidade;
  • Erva-doce: aroma que lembra limpeza;
  • Jasmim: alegria;
  • Violeta: ajuda a espantar energias negativas;
  • Rosa: tranquilidade e plenitude;
  • Cítricos: frescor.

Organização

É difícil se sentir relaxado em uma casa bagunçada. Tenha uma rotina de organização para conseguir manter a casa sempre arrumada e pronta para receber as pessoas. Utilize itens como baús, caixas, revisteiro e organizadores para facilitar o dia a dia.

Plantas

Ter plantas em casa é fundamental para criar um ambiente confortável. Se não tiver muito espaço para vasos em toda a sala, a dica é criar um jardim vertical.

 
Você pode criá-lo a partir de vasinhos coloridos pendurados em ganchos. É possível cultivar flores e até mesmo temperos nesse estilo de jardinagem. Outra opção é utilizar caixotes de madeira, garantindo um visual natural e rústico. É possível pregá-los diretamente na parede escolhida ou construir um suporte para que fique firme. Além disso, existem moldes prontos à venda, garantindo praticidade na hora de cuidar das plantinhas.

sala aconchegante - jardim vertical

Compre um molde para criar o seu jardim vertical

Ter uma sala aconchegante é mais um motivo para reunir pessoas queridas em casa. Aplique essas dicas na sua casa e você vai conquistar seu novo espaço preferido.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!