Yoga para iniciantes

Paz, tranquilidade e exercícios relaxantes: conheça as principais dicas de Yoga para iniciantes e fique com o seu corpo e a sua mente em equilíbrio.

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A Yoga, muito mais do que um exercício, se tornou basicamente um estilo de vida. Com cada vez mais praticantes no Brasil, essa atividade vem crescendo em buscas, principalmente por quem quer se exercitar, relaxar e ganhar em qualidade. Se você quer iniciar essa atividade, conheça as dicas de Yoga para iniciantes e encontre o equilíbrio.

Para quem não sabe o que é Yoga, essa prática surgiu na índia muitos anos atrás. Yoga deriva da expressão “Yuj”, que significa controlar ou unir. Essa filosofia tem como objetivo atingir a liberdade pessoal, longevidade e conhecimento interior. Tudo isso por meio de atividades físicas, mentais e espirituais.

Segundo a instrutora de Yoga, Fernanda Meixedo, os benefícios dessa prática são incontáveis. “O yoga proporciona muitas coisas boas, como o controle emocional, melhora nos relacionamentos consigo e com os outros, aumento da vitalidade, força muscular, diminuição da ansiedade, aumento do foco e a da concentração nas atividades, paz interior e maior consciência de si para tomada de decisões mais autênticas preservando bem-estar e qualidade de vida”.

Para atingir todos os pontos e objetivos, o Yoga, basicamente, se divide em três pilares: exercícios, respiração e meditação. Usando essas técnicas, a sua vida irá mudar e você encontrará a paz que está buscando.

Dicas de Yoga para iniciantes

Antes de tudo, a professora recomenda que a pessoa procure uma instituição séria e que tenha compromisso com o propósito do Yoga. “É uma filosofia de vida, que leva ao autoconhecimento e expansão da consciência. Existem centenas de modalidades e, portanto, é válida uma conversa com o professor para que ele possa apresentar o trabalho e tirar dúvidas”, explica Fernanda.

Ela destaca ainda que o praticante deve ter em mente quais são os seus objetivos com o Yoga e também saber suas limitações, para que o trabalho seja feito da forma que atenda as suas necessidades. Daí a importância de um instrutor. “Ter o acompanhamento de um mestre no Yoga faz parte da tradição. Dessa forma preserva-se a cultura e o respeito à filosofia”, afirma a professora.

Fernanda destaca ainda que esse contato com o profissional pode ajudar a compreender ainda mais sobre a prática do Yoga. “Esses diálogos (com o instrutor) ajuda para que possamos compreender melhor cada ensinamento, podendo ir além das nossas limitadas percepções. Dessa forma, desenvolvemos maior consciência, respeito pelo ensino e humildade”, completa.

Preparando o local para a prática do Yoga

Para começar a praticar o Yoga, você deve preparar o local onde os exercícios serão feitos. Separe um espaço na sua casa onde será possível relaxar, meditar e se exercitar sem qualquer tipo de correria ou pressa.

Prepare o local para iniciar a atividade. Segundo Fernanda, essa preparação faz toda a diferença. “Uma boa música com o ambiente preparado pode trazer um clima propício para a conexão com a proposta do Yoga”, comenta a instrutora de Yoga.

Para fazer estes ajustes no local, você pode usar algumas cortinas para controlar a entrada de luz e deixar o espaço mais calmo. Além disso, use uma caixinha de som para controlar a intensidade da música. Vale também apostar em alguns incensos para aromatizar o ambiente.

Yoga para iniciantes incenso

Prepare o ambiente com incensos

Acessórios para Yoga

Para praticar a Yoga, é muito importante que você se sinta confortável. Por isso, os materiais são essenciais para que seja possível relaxar, meditar e se exercitar muito bem.

Roupas

O recomendável é que você utilize roupas confortáveis para fazer o Yoga. Camisetas, tops, shorts e calça legging, são alguns dos itens que você pode optar. Já que são vestimentas que são flexíveis e agradáveis para realizar as posições.

Roupa de Yoga para iniciantes

Use roupas leves para fazer Yoga

Mat

O mat, o famoso tapetinho do Yoga, tem uma função muito importante na sua prática. É sobre ele que você irá realizar as posições, meditar e relaxar. Além de conforto, o tapete evita que você escorregue ou caia, dando suporte e aderência para praticar com segurança.

Tapete de Yoga para iniciantes

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Posições de Yoga para iniciantes

Segundo Fernanda Meixedo, existem 12 posturas básicas que são recomendadas pelo Mestre Sivananda. “Eu costumo usá-las na minha aula, para um trabalho equilibrado e completo”, explica a instrutora. Para facilitar, separamos as posturas mais fáceis para quem irá começar a prática. Confira a lista com algumas posições de Yoga para iniciantes.

Bhuajangasana

Também conhecida como a posição da cobra, esse movimento apesar de parecer simples, precisa de um cuidado, para evitar excessos e se lesionar, ou não explorar totalmente a posição. Uma das formas de fazer é deitar de barriga no chão, apoiando a testa no tapete e posicione as mãos embaixo dos ombros, e inicie o movimento com cuidado.

A Bhuajangasana fortalece braços, trapézios e ombros. Além disso, essa posição amplia a profundidade da respiração, estimula os sistemas digestivo, reprodutivo e urinário. Ela melhora também o humor e a autoconfiança, ajudando no combate ao estresse.

Yoga para iniciantes bhuajangasana

Padahastasana

Conhecida como pinça em pé ou postura da cegonha, a Padahastasana, é uma posição bem comum e bastante relaxante. Para realizá-la, fique em pé, com eles juntos, e vá descendo lentamente. Se possível, encoste as palmas das mãos no chão. Caso não consiga, envolva as mãos por trás dos tornozelos.

Esse exercício é excelente para aliviar a tensão, já que relaxa as costas e aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça. A Padahastasana também aumenta a flexibilidade da coluna e da região posterior das coxas.

padahastasana Yoga para iniciantes

Paschimothanasana

Outra posição excelente de Yoga para iniciantes, e que também é ótima para a coluna é a paschimothanasana. Nesse movimento, basicamente, você repete a posição da pinça, só que sentado. Sente no chão, com as pernas esticadas. Depois, comece a inclinar o tronco para frente. Posicione as mãos com as palmas para baixo e flexione a cabeça para baixo.

paschimothanas Yoga para iniciantes

Trikonasana

A posição do triângulo, como é conhecida a Trikonasana, é mais uma das posições básicas do Yoga. Fique de pé, com o pés espaçados e estique todo o seu corpo. Deixe uma perna levemente inclinada e desça com a mão até o tornozelo.

O outro braço deve ficar na direção do teto, e incline a sua cabeça nessa direção, como se estivesse olhando para ele. Lembre de manter a coluna reta, para melhor resultado.

Esse exercício alivia o estresse, dores nas costas. Além disso, fortalece a medula espinhal e os membros inferiores. Outro ponto é que ajuda na redução de gordura localizada e reduz a ansiedade.

trikonasana Yoga para iniciantes

Matsyendrasana

Uma das posições mais relaxantes é a Matsyendrasana. Ela ajuda a estimular o sistema digestivo, melhora o sistema nervoso e ainda aumenta a circulação sanguínea na região pélvica.

Para fazer o movimento, basta sentar de pernas cruzadas. Ponha a perna esquerda por cima da direita, e gire o tronco no sentido contrário. Apoie o braço na perna levantada e gire a cabeça no sentido contrário, olhando sobre o seu ombro.

Matsyendrasana Yoga para iniciantes

Com todas essas dicas de Yoga para iniciantes, você já pode começar a relaxar e a meditar. Um dos pontos importantes é buscar um profissional, para que os exercícios sejam feitos da melhor maneira e os resultado sejam alcançados.

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