Tudo sobre surf: melhores pranchas de surf e equipamentos

Um guia completo sobre o surf: tudo o que você precisa saber para escolher entres as melhores pranchas de surf e cortar as ondas por aí.

O surf é um dos esportes aquáticos mais populares, principalmente para quem vive em regiões litorâneas. E apesar de o surf ser uma modalidade específica, ele acaba representando muitos outros esportes praticados com uma prancha no pé. Bodyboard e Stand up Paddle são algumas das modalidades existem, que são praticamente incorporadas pelo surf. Com esta lista, você vai saber a diferença entre cada uma delas e ainda descobrir qual é o equipamento para você entre as melhores pranchas de surf.

Surf

O surf é a modalidade mais popular entre os esportes praticados com pranchas no mar. Apesar de sua origem não ser totalmente certa, o surf tem como uns dos seus precursores os polinésios, mas ficou bastante popular no Havaí, Estados Unidos, de onde foi levado para todo o planeta. Atualmente, o surf é um dos esportes mais praticados ao redor do mundo e tem grandes surfistas como seus representantes, como o brasileiro Gabriel Medina e o norte americano Kelly Slater, uma das lendas do surf. A popularidade é tão grande, que o surf é uma das modalidades novas, que serão disputadas nas Olimpíadas de 2020, no Japão. Com a evolução do esporte, há diversos tipos de pranchas e cada uma delas possui as suas características.

Tipos de prancha

vários tipos de pranchas de surf, que podem variar em tamanho, largura e espessura. Cada um desses fatores, claro, vai influenciar no seu desempenho. Além disso, essa variação das pranchas também é importante porque dependendo do seu nível de habilidade, peso e preparo físico, você vai se adaptar melhor a algum desses modelos.

Longboard

A Longboard é um dos modelos de prancha de surf mais tradicionais. Ela é praticamente uma réplica dos primeiros modelos de prancha. É um tipo de prancha muito bom, pois é versátil e, dependendo do nível de habilidade do surfista, é possível ser utilizada em diversos tipos de onda.

Funboard

A prancha Funboard se assemelha com a Longboard, mas ela é um pouco menor. Essa é uma das melhores pranchas para você que está iniciando. Esse modelo garante uma boa estabilidade nas ondas e ainda possibilita o surfista de dar algumas manobras.

Performance

A performance é a prancha mais utilizada pelos surfistas profissionais, e também por alguns amadores, mas que possuem grande experiência. Este é um modelo de prancha excelente para quem tem habilidade e busca velocidade para realizar várias manobras.

Como escolher entre as melhores pranchas de surf

Uma das coisas que você precisa saber é que o tipo de prancha para você vai depender muito do nível de habilidade, além de outros fatores como altura e peso. Se você for iniciante no surf, a recomendação é buscar uma prancha maior, mais larga e mais espessa, que ajuda no equilíbrio e estabilidade.

Se você já tiver um pouco mais de conhecimento, é possível se aprofundar e até comprar mais algumas pranchas, que vão te ajudar a dominar vários tipos de ondas, em diferentes circunstâncias. O ideal mesmo é, se possível, testar alguns modelos de para ver como o seu desempenho fica em cima de cada uma delas e, a partir daí, fazer as suas escolhas entre as melhores pranchas de surf.

melhores pranchas de surf

Confira ofertas para escolher a prancha ideal para você

Bodyboard

Outro esporte bastante popular é o bodyboard. Originado no Havaí, o antes conhecido como paipo-board, foi aperfeiçoado pelo americano Tim Morey, que criou o bodyboard. O novo esporte criado por Morey ganhou rápida popularidade e adeptos pelo planeta. O bodyboard exige bastante dos seus praticantes e, por isso, é importante escolher a prancha ideal, para que o seu desempenho seja o melhor.

Tipos de prancha

As pranchas de bodyboard são bem parecidas, mas possuem algumas variações bem importantes, que aumentam fatores como velocidade e estabilidade. Para você escolher a prancha ideal, vai necessário avaliar o seu peso e altura e, claro, o nível de habilidade e experiência dentro do esporte.

Material da prancha

Os principais materiais que constituem uma prancha de bodyboard são polietileno e o polipropileno. As pranchas feitas com polietileno são mais flexíveis e pesadas, são indicadas para ondas em condições não muito boas. Já as de polipropileno são rígidas e mais leves, ideais para as melhores condições.

Estrutura das pranchas

Tail ou rabetas

As rabetas ficam na parte traseira da sua prancha de bodyboard. Elas ajudam a dar aderência e equilíbrio, principalmente na hora das manobras. Escolher a melhor prancha, com a rabeta ideal, vai fazer você ter um excelente desempenho. As bat tails são rabetas indicadas para quem quer mais capacidade de manobra. Se este for o seu caso, pode ir na fé. Para quem quer uma prancha mais estável, a rabeta crescent tail é muito boa. Por ser bastante versátil, este tipo de rabeta é mais visto nas pranchas de bodyboard.

Bordas

Um outro fator importantíssimo é o tipo de borda, que pode ser 50/50 ou 60/40. A 60/40 tem mais borda na parte superior e, por causa disso, ela tem mais flutuação. É o tipo mais recomendado para os iniciantes, por ter bastante flutuação. A 50/50 é a borda que proporciona mais velocidade e é indicada para atletas profissionais e para quem tem experiência.

Como escolher as melhores pranchas de bodyboard

Assim como no surf, todos os fatores vão variar na hora de você escolher a melhor prancha. Entretanto, no bodyboard existe um pequena recomendação na altura da prancha. A prancha ideal para você precisa estar na altura, mais ou menos, do seu umbigo. Desta forma, ela estará no tamanho certo. Quanto aos outros fatores, você precisa ver o seu nível de experiência e, mais uma vez, se for possível, experimentar qual se encaixa melhor na sua necessidade.

melhores pranchas de surf_bodyboard

Compre a prancha de bodyboard certa para você

Stand up Paddle

Assim como boa parte dos esportes desta lista, o stand up paddle, ou SUP, também tem origem no Havaí. Em meados dos anos de 1960, os famosos Beach Boys iniciaram esta modalidade, que atualmente possui adeptos no mundo todo. Sua história está diretamente ligada ao surf, pois remete a uma forma antiga de como o esporte era praticado, com pessoas se equilibrando em cima da prancha, utilizando o remo como auxílio.

O SUP tem algumas modalidades populares como: Race, Wave, Freestyle e Rafting. A Race é, basicamente, uma corrida, onde vai vencer o competidor que terminar o percurso no menor tempo. Na Wave, você vai precisar misturar o SUP com o surf, ou seja, você deverá surfar utilizando o material de stand up paddle.

Na modalidade Freestyle, o atleta precisa executar manobras utilizando o corpo e o remo. O estilo Rafting é a modalidade ideal para quem quer um pouco mais de adrenalina, que consiste em descer corredeiras no SUP.

Tipos de prancha

Como o stand up paddle possui várias modalidades, antes de comprar a melhor prancha, você vai precisar escolher qual delas vai praticar. E, claro, a sua habilidade, peso e altura, também são importantes.

Race

As pranchas para a modalidade race possuem o corpo mais longo e estreito, proporcionando que a prancha deslize muito melhor pelo água. Essas pranchas são rápidas e leves, para dar mais velocidade ao praticante.

Cruising

Esses modelos de prancha são ideais para quem quer surfar em águas calmas e enfrentar grandes distâncias. Essas pranchas foram pensadas para de uso fácil uso e com boa capacidade para deslizar nas águas. Como são pranchas para longas distâncias, elas são maiores e mais largas, tendo espaço até para você colocar mochilas e equipamentos.

Híbrida

A prancha híbrida consegue se adaptar às suas mais diferentes necessidades. Com ela, você pode andar por águas calmas, bem tranquilamente, ou até se aventurar pegando algumas ondas.

White Water

O modelo para rafting vai te dar todo o suporte necessário para você encarar as corredeiras da melhor maneira. São pranchas bastante resistentes, para todos os impactos da descida. Se você for encarar esta aventura, não esqueça dos equipamentos de segurança.

Como escolher a prancha de SUP

As pranchas de SUP também vão ser escolhidas de acordo com a sua altura e peso. E, claro, você vai precisar decidir qual a modalidade que vai praticar. Feito isso, é só cair na água e se divertir.

melhores pranchas de surf_sup

Veja ofertas de pranchas para você praticar o Stand up Paddle

Equipamentos

 

Para a prática de surf, SUP bodyboard, você vai precisar de alguns equipamentos. Sejam de segurança ou não, é importante que você esteja com tudo o que é necessário para a prática do esporte, para evitar acidentes e também melhorar o seu desempenho.

Pé de Pato

O pé de pato é um item muito importante para quem pratica o bodyboard. Ele ajuda na hora de pegar a onda, além de dar muito mais velocidade e auxiliar na hora de se locomover e, claro, de realizar as manobras.
melhores pranchas de surf_pé_de_patoConfira ofertas de pé de pato para você

Parafina

A parafina é um item que também não pode faltar. Ela vai te dar toda a tração e controle necessários para surfar. Sem ela, as chances de escorregar aumentam consideravelmente e, com certeza, a última coisa que você quer é levar um caldo.

melhores pranchas de surf_parafinaAdquira a sua parafina e evite levar caldos

Remo

No SUP, o remo é um item indispensável para praticar o esporte. Você precisa de um remo de boa qualidade, já que ele vai te ajudar na locomoção, equilíbrio e também nas manobras. Investir em um bom equipamento, vai melhorar e muito a sua diversão.

melhores pranchas de surf_remoConfira o remo ideal para a prática do SUP

Capas protetoras

Todos os seus equipamentos precisam de capas protetoras. Afinal, você fez um bom investimento para comprar uma das melhores pranchas de surf, junto com excelentes equipamentos. Por isso, todos elas precisam ser bem cuidados. Há capas com revestimentos mais modernos e outros mais simples, o importante é que você proteja o seu material.

melhores pranchas de surf_capas_protetoras

Proteja o seu equipamento com qualidade

Rack para transporte

Os racks para o transporte da sua prancha são muito importantes, principalmente, na hora do descolamento com o seu material. Com os eles, você consegue levar a sua prancha para o local que quiser, com a segurança que ela precisa, para evitar qualquer tipo de dano ao seu material.

melhores pranchas de surf_rackCompre o rack perfeito para você transportar a sua prancha

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas é sempre importante, principalmente se você for surfar em locais muito distantes ou praticar modalidades como o SUP rafting. Esse item vai lhe proteger e permitir que você flutue sempre, facilitando a sua natação e até um possível resgate.

melhores pranchas de surf_colete

Confira ofertas de colete salva-vidas para você

Moda

A moda surf é bastante popular, já que ela é caracterizada por bermudas e camisetas, que normalmente são tecidos leves, por causa do calor das praias. Mas há também as roupas que podem ser utilizadas pelos surfistas na hora de surfar.

Macacão

O macacão é um item bastante importante para a prática de qualquer um desses esportes. Primeiro, porque a roupa vai te proteger do sol, do sal da água, e também de alguns possíveis acidentes.
melhores pranchas de surf_macacãoEncontre o macacão de surf ideal para você

Bermudas

As bermudas são itens bastante comuns na moda surf, tanto pelo estilo, mas principalmente pela facilidade. Afinal, é muito melhor – e mais seguro – surfar com uma bermuda do que uma sunga, porque vai que você leva um caldo… É melhor evitar esse tipo de problema.
melhores pranchas de surf_bermuda

Confira ofertas de bermudas para você surfar com estilo

Cuidados

Se você é um surfista de primeira viagem ou mesmo com experiência, está se aventurando em novas águas, é muito importante tomar alguns cuidados. Essas pequenas precauções vão te ajudar a evitar acidentes e a surfar muito melhor:

  • Converse com pessoas a região para entender melhor o mar daquele lugar;
  • Não se desespere, caso tome um caldo;
  • Sempre entre no mar com a cordinha amarrada;
  • Não se arrisque em ondas muito grandes ou distantes da beira-da-praia;
  • Passe protetor solar.

Leia também: Chegou o verão: saiba como escolher o filtro solar

Agora que você já está por dentro do surf e das outras modalidades, é só escolher entre as melhores pranchas de surf para você e cair no mar.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!