Técnicas para o cabelo crescer mais rápido

Acelere os crescimento dos fios com métodos e dicas simples de implementar na rotina!

Muitas pessoas têm o desejo de manter os cabelos longos, bem hidratados e brilhantes, mas durante o processo de crescimento, até alcançar o tamanho ideal, os fios podem ficar opacos e quebradiços, trazendo o efeito oposto ao desejado. Com isso, é normal desistir deste visual e apostar no corte curto como solução.

Mas se você pretende manter o foco no crescimento do cabelo, o hair style Marcelo Carrato afirma que existem alguns truques para que o crescimento dos fios ocorra de forma rápida e saudável. “O foco precisa ser mantido no bulbo capilar e na estrutura do comprimento do fio. Se garantir a saúde de ambos, você irá conquistar o cabelo comprido em um ano”.

Conheça técnicas para o cabelo crescer mais rápido

Hidratação do corpo e cabelo

Consumir a quantidade ideal de água diariamente é essencial para manter a hidratação. Beba, no mínimo, dois litros de água para manter tanto a saúde dos fios, quanto do corpo.

Além disso, crie o hábito de realizar ao menos uma hidratação semanal com produtos específicos para o seu tipo de cabelo, mesmo que seja feita em casa. “Essas atitudes irão garantir a elasticidade e evitar a quebra”, conta Carrato.

cabelo crescer mais rápido hidratação

Encontre a máscara de hidratação ideal para você

Alimentação e saúde

Se você acha que uma boa alimentação influencia apenas no seu corpo, saiba que as madeixas também sofrem alterações de acordo com os alimentos que consome. “A alimentação é fundamental para ajudar no crescimento, pois durante a metabolização dos nutrientes que ingerimos, eles passam pelo corpo inteiro, o que inclui os capilares sanguíneos, que são responsáveis pelo recolhimento de alimento para a raiz. Sendo assim, quanto mais vitaminas e água você ingerir, mais forte e hidratado ele estará”, conta.

Aposte em uma rotina balanceada com alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovo e iogurte. Eles são responsáveis por formar a matriz capilar, que dá origem ao cabelo. Ao consumir esse tipo de alimento, os fios tendem a ficar mais saudáveis por consequência.

Para não deixar faltar nenhuma vitamina no organismo, consulte um nutricionista ou endocrinologista para criar o melhor cardápio de acordo com suas necessidades. Dessa forma, você saberá quais alimentos deve consumir em maior ou menor quantidade, além de analisar a possibilidade de complementação com vitaminas em pílula.

Outro passo importante para melhorar a saúde do corpo e dos fios é deixar de fumar e de ficar perto de fumantes, pois o cigarro faz com que eles fiquem mais fracos e quebradiços.

A última dica em relação à saúde é válida para todos os campos da vida: evite o estresse em excesso. Esse tipo de problema pode causar enfraquecimento e queda dos fios, prejudicando os planos de vê-los mais compridos.

Lavagem

Muitas pessoas acreditam que não é necessário lavá-lo todo dia, mas, de acordo com Marcelo, quem tem o cabelo oleoso precisa limpar diariamente para que não haja a obstrução dos poros e não atrapalhe seu objetivo. A higienização ajuda a retirar resíduos e a oxigenar a região.

Outro fator importante a ser considerado é a temperatura da água. “O ideal é tomar banho com água morna para que os vasos sanguíneos da cabeça sejam estimulados e acelerem o crescimento. A água muito quente também provoca descamação no couro e enfraquecimento da raiz”, explica o hair style.

Durante a lavagem, faça uma boa massagem no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Esse movimento aumenta a circulação sanguínea da área, o que favorece o crescimento. Caso você não lave-o todos os dias, pente-o por alguns minutos diariamente, pois esse hábito tem o mesmo efeito da massagem, além de irrigar a região e fortalecer os fios. Mas tome cuidado: não penteie se ele estiver molhado e embaraçado, use algum produto que facilite o processo. Não é necessário exagerar na quantidade de vezes em que passa o pente ou a escova.

Não utilize condicionador na raiz, pois isso interfere negativamente na circulação do sangue no couro cabeludo. Aplique tanto o condicionador, quanto o creme sem enxágue, a uma distância de quatro dedos da raiz. Deixe-o agir por, no mínimo, cinco minutos durante o banho, pois o vapor fará com que o produto penetre nos fios com maior intensidade, tornando-os mais hidratados e saudáveis.

Da mesma forma, não abuse de produtos para modelar e finalizar, como gel, spray fixador e mousses. Use com moderação e se for extremamente necessário.

Por fim, entenda as necessidades do seu cabelo para comprar produtos que possam equilibrar as características dos fios. “O mais indicado é utilizar shampoo e condicionador adequado para o fio, atentando sempre para o tipo, como cacheados, com tintura, oleosos, entre outras infinidades de opções. A máscara hidratante para fazer a manutenção a cada sete dias também é importante, assim como os protetores térmicos, que são indicados para quem utiliza secador com frequência ou costuma estar exposto aos raios solares constantemente”, aconselha o profissional.

Compre um kit de shampoo e condicionador que atenda às suas necessidades

Fontes de calor

Por falar em protetor térmico, é necessário lembrar da ação de alguns vilões do crescimento saudável das madeixas. “Secador, chapinha, babyliss e outras fontes de calor devem ser evitadas. Além de produzirem calor e gerarem oleosidade no couro, o uso desses produtos causa quebra nos fios”, revela Marcelo.

Caso não consiga ficar sem utilizá-los, tente diminuir aos poucos o uso diário, diminua a temperatura do secador e evite o contato muito próximo com os fios. Seque-os com uma distância de, no mínimo, três centímetros, sempre com creme protetor térmico para amenizar o impacto.

Formas de prender

O ideal é manter o cabelo sempre solto, pois isso evita que a raiz sofra agressões. “Coque, rabo de cavalo e tranças puxam os fios e danificam a raiz, então não é indicado para quem pretende deixar crescer”, aconselha. Porém, muitas pessoas gostam de fazer penteados e prendê-lo, principalmente durante os dias mais quentes. Caso seja necessário, faça uso de presilhas ou piranhas e mantenha a raiz sem tensão.

Evite ao máximo prendê-lo enquanto estiver molhado, pois isso facilita o desenvolvimento de fungos que podem fragilizar os fios.

cabelo crescer mais rápido preso

Confira uma seleção de presilhas no estilo “piranha” disponíveis no Mercado Livre

Corte

Quem deseja deixá-lo comprido muitas vezes evita cortar as pontas, acreditando que isso deixará os fios cada vez maiores. Porém, o indicado é cortá-las a cada três meses. “Avise seu cabeleireiro que você quer deixar seu cabelo maior, então ele irá tirar o suficiente para que as pontas não quebrem e cresçam sempre estruturadas”, explica Marcelo.

Quem ainda precisa economizar o dinheiro do cabeleireiro também pode intercalar o corte entre ida ao salão e manutenção em casa. Para isso, lave-o e aplique condicionador leave in. Em seguida, penteie com os fios ainda molhados e separe-o em mechas para facilitar o processo. Corte os fios no sentido perpendicular, deixando-os mais fortes do que se tivessem sido cortados na diagonal. Use as costas da mão e dos dedos para guiar a mão com a tesoura.

É importante lembrar que, para não acontecerem erros durante o corte, é necessário comprar uma tesoura específica e aparar com cuidado, deixando o trabalho principal para um profissional.

cabelo crescer mais rápido corte

Compre uma tesoura de cabeleireiro para facilitar a rotina de corte

Cuidados durante o verão

É durante o verão que eles ficam mais danificados, atrapalhando o cronograma de crescimento. Para essa temporada de muito sol, piscina e praia, invista em um kit de shampoo, condicionador e máscara específicos para fios danificados por essas adversidades. Eles são ricos em vitaminas e emolientes, além de já conter protetor solar na sua fórmula.

Antes de se expor ao sol, aplique um leave in com protetor solar e reaplique sempre que entrar em contato com a água.

Quem tem crespo ou encaracolado costuma ter a impressão de que ele demora mais para crescer, mas isso nem sempre é verdade. Todas as dicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de fio, por isso, por mais que seja um processo longo, não desista de realizar essa rotina de tratamento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!