Os 10 Melhores Azeites de Oliva em 2018

Saborosos e repletos de nutrientes, os melhores azeites de oliva são os aliados perfeitos para seu paladar, para a saúde do corpo e beleza dos seus cabelos.

O azeite de oliva é um dos alimentos mais antigos produzidos pelo homem. Registros históricos mostram que as oliveiras eram cultivadas há pelo menos 3 mil anos por povos do Norte da África e do Oriente Médio. Ao longo do tempo, o óleo foi ganhando o mundo graças a seu sabor único e pelos benefícios à saúde.

Hoje, uma verdadeira competição é organizada para escolher os melhores azeites de oliva do mundo. Em abril de 2018, mais de mil rótulos de 27 países competiram no World Olive Oil Competition, em Nova York. Desses, 250 saíram premiados, entre eles azeites produzidos em países como Grécia, Itália, Estados Unidos, Tunísia e Chile.

Se não é possível eleger o melhor azeite do mundo, podemos mencionar o mais caro. No ano passado uma garrafa de meio litro da iguaria, feita a partir de azeitonas colhidas de uma oliveira com mais de 1.800 anos de idade, foi vendida por US$ 6 mil em leilão realizado na cidade de Seferihisar (Turquia), uma das principais regiões produtoras do mundo.

O que os melhores azeites do mundo fazem pela sua saúde

O azeite de oliva é rico em polifenóis, que têm ação oxidante e ajudam a prevenir problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e controlam a inflamação do organismo. Possui também ômega-9, contribui para a redução do “mau colesterol’. Tem ainda vitamina E e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Quais são os tipos de azeite?

O azeite é feito a partir da prensagem de azeitonas. O processo de fabricação não utiliza aditivos químicos nem exige fermentação. Os melhores azeites são aqueles com baixo nível de acidez.

A variedade da azeitona, o tipo de solo em que é cultivada, maturação (se o fruto está verde ou maduro, caso da azeitona preta) e acidez do fruto influenciam diretamente na qualidade e no sabor do azeite. Só na Itália, para se ter uma ideia, existem mais de 400 tipos de azeitonas. O país ainda importa o óleo de países como Turquia e Tunísia para adicionar a seus produtos.

Os principais tipos de azeite são:

  • Azeite Extravirgem: precisa ter grau de acidez igual ou menor a 0,8%. É um azeite de excelente qualidade e é usado na finalização de pratos;
  • Azeite Virgem: tem entre 0,8% a 2% de acidez (o que difere seu sabor em relação ao extravirgem), mas ainda é considerado um bom produto;
  • Azeite Lampante: com mais de 2% de acidez, precisa ser refinado, dando origem a outros dois produtos – o azeite refinado, que é destinado para uso industrial; e o composto, que é comercializado misturado a outros tipos de óleo, como soja e canola.

Conheça as melhores marcas de azeite de oliva da atualidade

Colinas de Garzón Trivarietal (Uruguai)

Famosa pelos vinhos Tannat, a Colinas de Garzón mantém uma excelente linha de azeites de oliva de produção artesanal. O azeite Colinas de Garzón Trivarietal é extra virgem (acidez 0,2%) e reúne óleos das azeitonas Coratina, Barnea e Picual. O resultado é um produto dourado, medianamente frutado, com leve amargor e sensação levemente picante.

Combina com peixes, mariscos e saladas.

melhores azeites de oliva_Colinas-de-Garzon-Trivarietal

Conheça toda a linha de produtos da Colinas de Garzón aqui

Rahma Extra Virgem (Tunísia)

A Tunísia é um dos maiores fabricantes de azeite do mundo, mas a maior parte é exportada para compor produtos de outros países, como Grécia e Itália. O azeite Rahma Extra Virgem é indicado para paladares mais suaves, pois não tem amargor pronunciado.

melhores azeites de oliva_Rahma-Extra-Virgem

Confira os melhores azeites de oliva tunisianos no Mercado Livre

Komili (Turquia)

A Komili é uma marca da Ana Guida (empresa comprada pela multinacional Bunge), que produz azeites desde 1878. O azeite de oliva Komili tem acidez de 0,8% e é muito usado na finalização de pratos.

melhores azeites de oliva_Komili

Compre hoje mesmo o azeite de oliva Komili no Mercado Livre

Herdade do Esporão Biológico-Orgânico (Portugal)

Um dos melhores azeites de oliva do mundo, o Herdade do Esporão Biológico-Orgânico ganhou quatro prêmios de excelência apenas em 2018. As azeitonas das variedades Arbequina e Cobrançosa são cultivadas em processos que não agridem o meio ambiente e de forma sustentável.

O óleo é esverdeado, com aroma floral e deve ser usado a frio para temperar legumes, massas frescas, cozidos e grelhados magros. Acidez de apenas 0,1%.

melhores azeites de oliva_Herdade-do-Esporão-Biológico-Orgânico

Encontre o seu azeite da Herdade do Esporão aqui

Colavita Extra Virgem (Itália)

Feito com azeitonas produzidas em três regiões (Puglia, Molise e Sicília), o azeite de oliva Colavita Extra Virgem tem acidez máxima de 0,4% e tem sabor fresco e levemente picante. As azeitonas são prensadas a frio com 50% de frutos maduros e outros 50% verdes.

melhores azeites de oliva_Colativa-Extra-Virgem

Encontre os melhores preços para o azeite de oliva Colativa

Hílios Extra Virgem (Grécia)

Os gregos são os maiores consumidores de azeite do mundo (20 litros por pessoa ao ano) e exigem qualidade. O azeite Hílios Extra Virgem tem 0,5% de acidez e é versátil no preparo de alimentos.

melhores azeites de oliva_Hílios-Extra-Virgem

As melhores ofertas do Hílios Extra Virgem estão no Mercado Livre

Pons Reserva de la Familia (Espanha)

A catalã Pons produz alguns dos melhores azeites de oliva há quatro gerações e o Reserva de la Familia é um dos top de linha da empresa. Fabricado sob processos sustentáveis, o azeite tem acidez máxima de 0,25% e seu aroma lembra amêndoas.

melhores azeites de oliva_Pons-Reserva-de-la-Familia

Adquira o Pons Reserva de la Familia com ótimos preços aqui

Las Doscientas (Chile)

Feito com azeitonas Arbequinas, garante um paladar suave, com um leve picante e notas de amêndoas verdes. O azeite Las Doscientas é feito no Valle del Maule, de forma artesanal. Sua acidez máxima é de 0,2%.

melhores azeites de oliva_Las-Doscientas

Garanta um sabor especial com o azeite chileno Las Doscientas

Valle Viejo (Argentina)

Por reunir em algumas regiões as condições ideais de solo e clima, a Argentina vem desenvolvendo bons azeites de oliva. Um dos mais procurados no Mercado Livre, o azeite Valle Viejo tem acidez máxima de 0,1% e tem prensagem a frio.

melhores azeites de oliva_Valle-Viejo

Aproveite as ofertas do azeite Valle Viejo no Mercado Livre

Paesano Extra Virgem (Itália)

É um dos melhores azeites de oliva da Itália e é reconhecido mundialmente. Feito com azeitonas Gordal, o azeite Paesano Extra Virgem tem acidez máxima de 0,8% e tem sabor fresco e não é filtrado, portanto tem um aspecto turvo e esverdeado.

melhores azeites de oliva_Paesano-Extra-Virgem

Ache aqui os menores preços para o Paesano Extra Virgem

Como consumir seu azeite de oliva

Por ter sabor acentuado, o azeite de oliva deve ser empregado para finalizar pratos, como saladas, peixes, massas e carnes.

Você também pode personalizar o sabor de seu azeite de maneira fácil. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 250 ml de azeite de oliva
  • Tempero de sua preferência (escolha entre um ramo de manjericão ou alecrim, cascas limpas de um limão, dois dentes de alho ou uma pimenta dedo de moça sem sementes)

Modo de preparo:

Aqueça o azeite de oliva sem deixar ferver. Coloque o tempero de sua preferência e desligue imediatamente. Deixe esfriar e coloque o líquido, junto com os ingredientes, numa garrafa de fechamento hermético e completamente seca por dentro. Reserve por uma semana para que o azeite “pegue” o sabor.

Azeite de oliva para o cabelo

O azeite de oliva extravirgem também é um poderoso aliado para hidratar e nutrir os cabelos. Faça máscaras combinando seu creme de hidratação com vitamina E (para cabelos cacheados e crespos) ou queratina (para os lisos e ondulados). Também é possível aplicar o azeite de oliva puro no cabelo. Basta passar o óleo mecha a mecha no cabelo seco e deixar agir por duas horas. Depois, lave normalmente com seu xampu e condicionador.

Tenha uma vida mais saudável e deliciosa com os melhores azeites de oliva da atualidade. Duas colheres de sopa por dia já garantem todos os benefícios!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!