O que precisa checar antes de uma viagem de carro

Siga as dicas de manutenção do seu automóvel para garantir segurança, evitar gastos e aumentar o tempo de vida do carro.

Seja para uma viagem curta ou longa, fazer a manutenção do carro antes de pegar a estrada é fundamental para evitar problemas e gastos maiores, assim como manter a segurança dos viajantes e pedestres.

Mesmo quem realiza a revisão esporádica indicada pela fábrica precisa ficar de olho para ter certeza de que o carro está em ordem. O indicado é que a manutenção seja feita com antecedência, porque caso algum problema seja encontrado, será muito difícil de resolver na véspera da viagem.

Para aumentar o tempo de vida do seu automóvel, abasteça sempre em postos que confia, principalmente antes de percorrer vários quilômetro na estrada. Não deixe o combustível parado no tanque por muito tempo antes de viajar, pois a gasolina sofre oxidação e pode formar uma goma que prejudica o motor. A do tipo comum dura 30 dias parada, já a aditivada, 90 dias.

Comece o check up em casa, seguindo passos simples, e caso tenha alguma dúvida ou perceber anormalidades, procure um mecânico ou posto de gasolina.

Saiba o que precisa checar antes de uma viagem de carro

Óleo

Verificar o óleo é a primeira coisa que vem em mente, e existe um motivo para isso. É possível economizar muito dinheiro ao fazer a utilização correta deste produto e identificar a necessidade de reparo antes que vire um problema. A falta de lubrificação ou a utilização de óleo fora da validade pode danificar e fundir o motor.

Fazer a manutenção do óleo é uma tarefa simples. Enquanto o motor ainda estiver quente, localize a vareta, retire-a e analise a quantidade disponível. Se estiver abaixo do nível indicado ou se a cor estiver preta e gelatinosa, vá direto para o mecânico ou posto de gasolina para fazer a reposição. A aparência deve ser clara e fluida.

Aproveite para procurar possíveis vazamentos e trocar o filtro. Quando o óleo não está em condições ideais, tende a aumentar o consumo de combustível. Como a sua viagem deve ser longa, economizar em gasolina ou álcool é sempre uma vantagem.

checar antes de uma viagem de carro óleo

Veja as opções de óleo disponíveis no Mercado Livre

Fluido de transmissão

O processo de checagem é bem parecido com o do óleo. É só procurar pela vareta de transmissão é observar o produto da mesma maneira que o óleo. Ele deve ter aparência limpa e sem pedaços de metal. Se notar que existe algo grudado na vareta, procure um mecânico imediatamente.

O fluido de transmissão é o lubrificante responsável por manter as engrenagens do automóvel funcionando perfeitamente. Se o produto ou a quantidade não forem ideais, a marcha pode ficar difícil de trocar, mesmo em modelos automáticos, e o veículo ficará mais lento. Troque o fluido de acordo com a recomendação do manual para aumentar a vida útil do sistema.

Freios

Essa etapa deve estar no topo da lista de prioridades. O indicado é verificar a situação das pastilhas de freio a cada dez mil quilômetros rodados. Outros sinais podem indicar que é hora de comprar pastilhas novas, como barulho agudo, frouxidão no pedal e tempo maior de resposta ao frear.

Aproveite a ida ao mecânico ou posto de gasolina para analisar o fluido do freio. Se o nível estiver baixo, procure por possíveis vazamentos e faça a reposição.

checar antes de uma viagem de carro freios

Procurando por pastilhas de freio novas? Encontre no Mercado Livre

Filtro de ar

Mais um passo simples, que pode evitar dores de cabeça futuras. Basta localizá-lo, abrir o recipiente e retirar o filtro. Se a poeira estiver branca, tudo está funcionando dentro do esperado, mas se estiver marrom ou preta, chegou a hora de substituí-lo.

Muitas pessoas não dão a importância necessária para esse item, responsável por impedir que partículas indesejadas presentes no ar entrem na câmara de combustão do motor. O filtro faz com que apenas ar puro entre no sistema, evitando danificações no motor.

O filtros possuem vida média de dez mil quilômetros em condições normais, ou seja, quando o motorista vive mais na cidade. Se frequentar estradas de terra ou ambientes com muita poeira, a troca deve ser realizada com mais frequência.

Bateria

Esse é o tipo de coisa que as pessoas só costumam notar quando já virou um problema. Para se prevenir, verifique a qualidade da bateria com um voltímetro. Para começar, desligue o carro. Retire a proteção do terminal positivo e aproveite para limpá-lo. Em seguida, conecte a ponteira positiva no terminal positivo, que costuma ser identificado pela cor vermelha.

Conecte também a ponta negativa no terminal negativo. Agora é só observar o número do voltímetro. O ideal é que esteja entre entre 12,4 e 12,7 volts. Abaixo disso, é possível que seja necessário realizar a troca da bateria. Faça uma revisão completa para ter certeza de que não existe nenhum outro elemento interferindo na baixa voltagem.

As baterias automotivas costumam durar de três a cinco anos, dependendo da utilização e da temperatura do local, pois elas duram menos em lugares muito quentes.

checar antes de uma viagem de carro bateria

Compre agora uma bateria para garantir segurança em sua viagem

Água do radiador

Para verificar o nível de água disponível no radiador é necessário que o carro não tenha sido usado recentemente, já que a tampa do reservatório não pode estar quente. Abra-a e observe se a quantidade é suficiente, como indicado no reservatório. Se não for, é só acrescentar até completar.

Respeite a data limite de troca e, caso vá ao mecânico, peça para que ele confira o funcionamento da válvula termostática.

O radiador impede o superaquecimento do motor e evita o desgaste das peças. A troca do fluido deve ser realizada uma vez por ano ou a cada 30 mil quilômetro percorridos.

Pneus

A primeira coisa a se fazer é observar se os pneus estão carecas, afinal, se estiverem lisos, podem causar acidentes graves, principalmente em dias de chuva. Não corra o risco de passar horas dirigindo com pneus que não possuem atrito o suficiente com o chão. Se um pneu estiver mais desgastado do que o outro, é sinal de que o alinhamento não está perfeito, ou de uso incorreto da pressão por muito tempo.

Olhe o manual do carro para saber a calibragem exata. Note que o número muda entre os pneus dianteiros e traseiros, assim como se alteram com a quantidade de passageiros e bagagem carregada. Lembre-se de realizar a inspeção também no estepe.

Procure por amassados, quebras e trincas nas rodas. Caso estejam danificadas, podem causar o escape do ar.

checar antes de uma viagem de carro pneus

Compre agora o pneu ideal para o seu automóvel

Luzes

Além de evitar multas, checar as luzes garante maior segurança para você, outros motoristas e pedestres. Verifique todas as funções: farol alto, baixo, luzes de freio, lanterna, seta e luz de ré.

Kit de ferramentas

Mesmo que fizer a inspeção completa antes da viagem, saiba que acidentes podem acontecer e que o kit de ferramentas de emergência será sua saída mais fácil e rápida.

  • Tenha a certeza de que o kit conta com, pelo menos, esses produtos:
  • Jogo de chave de fenda;
  • Alicates ajustáveis;
  • Chaves específicas para os parafusos do seu carro. Veja os detalhes no manual;
  • Chave inglesa;
  • Tesoura;
  • Luvas;
  • Cabos de ligação, que te ajudarão a fazer a recarga se a bateria acabar;
  • Lanterna;
  • Triângulo sinalizador para colocar no chão e desviar os outros veículos;
  • Macaco;
  • Kit de primeiros socorros.

Palhetas

Não espere pegar uma chuva pesada para perceber que precisa fazer a troca das palhetas. Certifique-se de que os limpadores de parabrisa não estão tortos, nem ressecados. Observe também se o nível de água do reservatório de limpeza está completo.

No dia da viagem, limpe os vidros e as palhetas, porque a sujeira reflete com a luz do dia. Leve sempre um paninho com spray anti-embaçante para manter os vidros transparentes e sem interferência de sujeira.

Suspensão

Os indícios de problemas com a suspensão ficam mais claros quando o carro está em alta velocidade, por isso, é comum esquecer de checar esse item antes da viagem.

Se o veículo está puxando para algum lado enquanto anda em direção reta, o volante está vibrando ou aparecerem ruídos, chegou a hora de verificar o desgaste das molas, buchas amortecedores, pivô de suspensão e batentes.

Mantenha o hábito de fazer essa revisão a cada dez mil quilômetro rodados.

É muito melhor fazer uma viagem de carro com a consciência tranquila de que a manutenção foi feita e todos estão dentro de um veículo seguro. Ao concluir esses passos, você está mais do que pronto para seguir a sua aventura nas estradas.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!