Qual o melhor protetor solar: veja dicas para escolher o tipo certo para a sua pele

Data do texto Melhor protetor solar

Como o nome já diz, o protetor solar serve para proteger a pele contra radiações ultravioletas do sol (UVA e UVB) e infravermelhos, prevenindo o aparecimento de manchas, ressecamento e envelhecimento precoce da pele – fotoenvelhecimento – com o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

A recomendação geral é que o prowtetor solar seja aplicado diariamente, cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado conforme a ação do FPS ou indicação do seu médico dermatologista, principalmente nas áreas que são expostas diretamente aos raios UV’s.

Raios UVA, UVB e Infravermelho: entenda a diferença

A exposição à radiação pode ser dividida em radiação ultravioleta (comprimento da onda de 100 a 400 nm), luz visível (comprimento da onda de 400 a 780 nm) e infravermelho (comprimento da onda acima de 780nm), sendo que a ultravioleta é dividida em UVA, UVB e UVC.

  • UVA: por agir nas camadas mais profundas, a radiação UVA é a principal responsável pelas manchas na pele e pelo fotoenvelhecimento precoce. Por não ser bloqueado totalmente com protetor solar pode trazer prejuízos, desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele. Esses raios afetam a pele durante todo o ano, independente da estação.
  • UVB: por penetrar apenas nas camadas mais superficiais da pele é responsável pela produção da melanina e da vitamina D. A radiação UVB também causa queimaduras solares e eritemas (vermelhidão), características de quem não protege a pele corretamente.
  • Infravermelho: essa radiação atravessa todas as camadas da pele e interfere direto no colágeno, proteína que dá firmeza à pele. Essa radiação está presente em tudo que produz calor, inclusive o secador de cabelo e a chapinha, e sua principal consequência é o envelhecimento precoce da pele.

 

O que é o FPS e como escolher o melhor fator para sua pele

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar e determina o tempo de exposição solar de acordo com o tipo de pele. Para saber qual o fator de proteção solar adequado, basta verificar em quanto tempo a pele fica avermelhada após a exposição solar e, em seguida, multiplicar pelo fator de conversão.

Assim, quanto maior o fator de proteção, mais tempo a pele fica protegida. Além disso, quanto mais escura a pele, maior é tempo de exposição sem que haja vermelhidão.

A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que todas as pessoas expostas ao sol no Brasil usem protetor solar com FPS mínimo de 30, para barrar os raios UVB, e com proteção contra os raios UVA, explicitada no rótulo por sinais de “+” ou pelas frases “proteção UVA” ou “proteção de amplo espectro”.

Melhor protetor solar para o corpo

Fique protegida contra os raios solares

Qual o melhor protetor solar para sua pele?

Agora que você já sabe a importância do uso do protetor solar e como saber o FPS ideal, confira mais alguns pontos que é preciso observar na hora de fazer a escolha.

  • Protetor solar para o corpo deve ter textura leve e rápida absorção: praticidade é palavra de ordem, principalmente no verão. Por isso, ao escolher o seu protetor solar, é importante procurar por aqueles com textura leve, para evitar o “efeito grudento” que alguns produtos entregam.
  • FPS certo contra os raios UVA e UVB é essencial: é importante checar se o fator de proteção é o correto. É preciso levar em consideração que, no verão, com a maior intensidade dos raios solares, é essencial apostar em um FPS alto, entre 50 e 70. Isso garante uma barreira mais potente contra os raios UVA e UVB mas também para ter mais tempo entre as reaplicações do produto.
  • Aposte em um protetor solar que deixe a pele hidratada por até 8 horas: principalmente durante os meses de verão, nossa pele sofre danos provenientes da exposição ao sol mas também da água do mar, o vento, a areia e água da piscina. Esses fatores agridem a barreira de proteção cutânea, deixando a pele ressecada e sensível. Por isso, é importante manter a pele sempre hidratada. Existem protetores com ingredientes como Vitamina E e água termal que ajudam a manter essa hidratação.
  • Produto deve possuir uma boa resistência à umidade: com a transpiração, os mergulhos constantes, além da prática de atividades físicas, é essencial que o protetor solar para o corpo tenha uma boa resistência à umidade. Procure por ingredientes que entreguem essa ação no rótulo do produto, como por exemplo, o octocrileno.

Melhor protetor solar spray

Veja aqui os melhores protetores para corpo

Qual o melhor protetor solar para seu rosto?

A região do rosto precisa de um cuidado especial. Além de proteger dos raios solares também é importante que ajudem no controle da oleosidade, minimizem o efeito visual de manchas, auxiliem na hidratação da pele e nos ativos que retardam o efeito do envelhecimento da pele. Alguns dermocosméticos ainda possuem cor, o que auxilia na make e ainda reforça a proteção contra luz visível e infravermelha.

  • Protetor solar hidratante: esse produto preserva a oleosidade natural e confere um aspecto brilhoso à pele, garantindo a refração da luz solar. É indicado para peles secas
  • Protetor solar com antirrugas ou anti-idade: O antirrugas possui antioxidantes que preservam a saúde da pele e ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular.

Melhor protetor solar facial

Passe protetor solar no rosto nas crianças

  • Protetor solar antioleosidade: o produto antioleosidade indicado para pessoas com pele mista e oleosa,são os chamados oil- free. Além disso, existem protetores com microesferas matificantes, que absorvem o excesso de gordura da pele e a deixam sempre com aspecto seco, mas sem desidratá-la
  • Protetor solar com maquiagem: faz também as vezes da base. Contém pigmentos de cor que ajudam a proteger contra a luz visível, que causa envelhecimento precoce da pele.
  • Protetor solar antipoluição: o protetor antipoluição possui antioxidantes mais potentes, com o objetivo de devolver o viço à pele.

Melhor protetor solar para poluição

Proteja seu rosto do sol e da poluição

Leia também: Como cuidar da pele do rosto

Com o melhor protetor solar, você consegue cuidar muito bem da saúde da sua pele e se proteger dos raios UVA e UVB. Lembre sempre de consultar o seu dermatologista, para encontrar o produto correto para você.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!