Kit maternidade: o que não pode faltar na mala da mamãe

Prepare-se para o dia mais especial da sua vida da melhor forma possível! Confira uma lista de tudo o que é essencial para o dia do nascimento do seu filho.

Depois de providenciar tudo o que precisa para receber o bebê em casa, chegou a hora de saber o que não pode faltar no kit maternidade, seja para a mamãe, para o recém-nascido ou para o acompanhante.

Só comece a arrumação assim que todos os itens necessários sejam comprados. Para que o planejamento seja perfeito, comece a lavar as roupas com 40 dias de antecedência.

Separe três baldes para uso exclusivo do neném, sendo um para lavar os paninhos de boca, outra para roupas e fraldas, e outro para roupas em geral. Use sabão de coco ou produtos específicos para bebê.

Para evitar alergias, evite amaciantes e sabão em pó, pois a pele do pequeno é muito sensível. Enxague muito bem e deixe secar evitando o contato com as roupas dos adultos. O ideal é que todas as roupas e fraldas de pano sejam passadas a ferro quente.

Com tudo limpo e higienizado, deixe o kit maternidade pronto vinte dias antes da previsão de parto.

O tamanho da mala não é tão importante, desde que seja funcional e caiba tudo o que é necessário de maneira confortável para o dia a dia. Para manter tudo organizado, coloque as suas peças e a do bebê em saquinhos separados por dia, assim fica mais fácil de fazer a troca logo após o nascimento, além de evitar excessos na hora do preparo.

Os itens de higiene também devem estar em saquinhos separados. Se achar necessário, prepare uma bolsa exclusiva para você, e outra para a criança, sendo uma opção mais higiênica para o neném, que possui o sistema imunológico baixo nos primeiros dias de vida.

Os itens devem ser pensados de acordo com a estação do ano e clima. Muitos hospitais passam uma lista do que é necessário levar no dia, porém, é sempre bom fazer a sua para não esquecer de nada.

Existem alguns itens que você só colocará na bolsa no dia de ir para o hospital, como documentos e máquina fotográfica. Por isso, é fundamental criar uma lista com tudo o que deve estar no kit para não se esquecer de absolutamente nada.

Ao ver a lista do que levar para a maternidade, é normal pensar que a quantidade é exagerada para poucos dias. Isso acontece porque a troca de roupa dos recém-nascidos costuma ser alta nos primeiros dias.

Saiba o que não pode faltar no kit maternidade

O que levar para a mamãe

Documentos pessoais

O RG e a carteirinha do plano de saúde devem estar no topo da lista de prioridade, além de outros documentos exigidos pelo hospital. Cheque tudo o que é necessário com antecedência, para não precisar resolver nada no susto.

Pijamas

Leve, em média, quatro pijamas ou camisolas. É importante se atentar à abertura na parte da frente para facilitar a amamentação. Escolha opções com botão ou decote.

Existem modelos específicos para maternidade que facilitam ainda mais a rotina. Preste atenção também na cintura da calça, que deve ser baixa para não pegar nos pontos ou áreas sensíveis caso o parto seja cesariana.

Para receber as visitas e circular pelo hospital, leve um roupão ou penhoar.

não pode faltar no kit maternidade pijama

Veja uma seleção de pijamas femininos no Mercado Livre

Chinelos

É provável que você não use nenhum outro sapato no hospital além de chinelos. Leve dois modelos: o de borracha para tomar banho e o quentinho de pano para ficar no quarto. O único sapato que deve se preocupar, além desses, é o que vai usar para sair do hospital, que deve ser confortável.

Produtos para facilitar a amamentação
Usadas por baixo do sutiã, as conchas de amamentação são utilizadas para corrigir o mamilo invertido ou plano, além de proteger e coletar o leite. Já os absorventes para seios ajudam a evitar vazamentos e manchas na roupa.

Se tiver algum outro produto que ainda tenha dúvidas sobre a utilização, é interessante levá-lo e pedir a ajuda dos profissionais do hospital para entender melhor.

Roupas íntimas

Leve dois sutiãs – dê preferência para os de amamentação, que fecham na frente e facilitam a rotina. Atenção ao tamanho, pois os seios tendem a aumentar depois da primeira amamentação.

O número pode parecer exagerado para poucos dias, mas é ideal levar seis calcinhas pós-parto, porque ocorre sangramento logo após o nascimento do bebê, independente se o parto for normal ou cesárea. Caso esteja frio, considere levar três pares de meias.

Itens de higiene pessoal

Antes de comprar esses itens, cheque a lista de produtos que o hospital irá te oferecer.

Não pode faltar no seu kit: escova de dentes, pasta, pente e desodorante. Lembre-se que podem ocorrer sangramentos, por isso, providencie um pacote de absorvente noturno ou pós-parto.

Algumas mulheres gostam de levar maquiagem para receber os convidados e tirar fotos. Se esse for o seu caso, não esqueça de acrescentar esse item na listinha.

Caso não queira usar o kit fornecido pelo hospital, leve seu próprio shampoo, condicionador e sabonete.

Cinta pós-parto

Não são todas as mães que gostam de usar, porém, a cinta pós-parto oferece suporte ao abdômen e ajuda a endireitar a coluna após nove meses de gravidez. A cinta também traz uma sensação de segurança para realizar tarefas diárias. Não utilize-a muito apertada, pois pode prejudicar a circulação e, por consequência, a cicatrização em caso de cesárea.

Roupas

Você já pensou em qual roupa quer usar ao sair da maternidade? O ideal é que seja algo confortável, que não aperte o seu corpo de maneira alguma, e que facilite a amamentação, como vestidos ou camisas largas. Leve também um ou dois casacos para o hospital, pois é provável que haja ar condicionado.

não pode faltar no kit maternidade mala

Compre a mala de maternidade perfeita para esse dia especial

Almofada de amamentação

Caso queira usar, a almofada de amamentação pode oferecer mais conforto, principalmente nos primeiros dias, quando você e o neném ainda estão se conhecendo.

Bebê conforto

Esse item é muito importante. O bebê conforto é aquela cadeirinha que se encaixa no banco de trás do carro. Eles não podem sair da maternidade para ser transportado sem isso.

não pode faltar no kit maternidade bebê conforto

Encontre o bebê conforto ideal para o seu filho

O que levar para o bebê

Roupas

Imagine que a troca de roupas será alta, por isso, providencie:

  • Seis macacões tamanho P ou recém-nascido;
  • Seis calças com pezinho;
  • Seis bodies ou camisas. Sempre dê preferência para a confecção de algodão;
  • Um casaquinho de lã. Mesmo que esteja calor, é melhor se prevenir, caso a temperatura do ar-condicionado não esteja ideal. Dê preferência para os modelos que abrem na frente, para não precisar passar a cabeça do neném;
  • Se estiver frio, leve gorrinhos e luvas;
  • Seis pares de meia.

Separe tudo por dia, assim, na hora de trocá-lo no hospital, ficará mais fácil de saber qual combinação você quer.

Além disso, leve itens de rotina, como uma manta, xale, quatro fraldas de tecido e quatros paninhos de boca. Reserve fraldas de tecido para os visitantes que queiram pegá-lo no colo. Estique-a no colo da pessoa para proteger de poeira e produtos químicos.

não pode faltar no kit maternidade macacão

Veja diversos modelos de macacão para bebê

Produtos de higiene

Como mencionado acima, os hospitais podem fornecer itens de higiene para a criança, assim, cheque se tudo o que é necessário está presente na lista.

Caso necessário, compre uma pomada de assadura para prevenção, uma escova de cabelo, fralda descartável, álcool, algodão e cotonetes.

Para quem estiver te acompanhando

Todo mundo se lembra de preparar o kit da mamãe e da criança, mas não se esqueça que a pessoa que for te acompanhar nessa etapa precisa de alguns itens. Como vocês provavelmente irão sair na correria no dia do parto, já deixe um kit preparado, evitando esquecimentos.

A mala do acompanhante deve conter pijama, roupa íntima, meia, chinelo, escova de dentes, itens para o banho, uma muda de roupa e, claro, câmera fotográfica para registrar esse momento tão especial.

A pessoa que está te acompanhando deve ficar encarregada da lista de pessoas que quer avisar quando o neném nascer.

Para os visitantes

A maioria das mamães gostam de enfeitar a porta do quarto com o nome da criança, além de entregar lembrancinhas do nascimento. Outro item importante, caso não tenha no hospital, é ter um álcool gel para as pessoas usarem antes de entrarem em contato com o bebê.

não pode faltar no kit maternidade lembrancinha

Encontre diversas opções de lembrancinhas para maternidade

Com esse kit maternidade organizado, você está pronta para receber seu filho. Aproveite esse momento mágico sem se preocupar se esqueceu algo essencial em casa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!