8 histórias para crianças se divertirem e aprenderem

Ler é uma excelente forma de estimular a imaginação e a leitura dos pequenos. Conheça as histórias para crianças se divertirem e aprenderem.

Data do texto sobre as melhores histórias para crianças

Ler com uma criança é uma das formas de estimular a leitura, a imaginação e a criatividade dos pequenos. Dos contos populares às fábulas mais clássicas, há diversas opções, com muita moral para aprender. A seguir, confira as histórias para crianças se divertirem, e estimule os pequenos a se apaixonarem pela literatura.

A importância de ler histórias para crianças

O ato de ler histórias para crianças cria um laço forte entre pais e filhos. Outro ponto interessante é que há um estímulo às mais diversas áreas, como a imaginação, a criatividade e o comportamento. Além disso, você dá um exemplo para o seu filho de que a leitura é muito importante e mostra como essa atividade é divertida.

Os contos infantis são os livros mais indicados para ler para a criança, pois trazem histórias lúdicas, educativas e que possuem um grande diferencial: a moral da história. Essas pequenas lições podem ser utilizadas para ensinar os pequenos sobre o comportamento, relações afetivas, respeito, entre outros. Esse é um detalhe bem importante e que vai contribuir para a socialização da criança.

As melhores histórias para crianças

O ideal é comprar livros cheios de ilustrações, com muitas cores e desenhos. Isso vai ajudar no estímulo da leitura pelas crianças e ainda facilita o entendimento sobre a história.

Os Três Porquinhos

Os Três Porquinhos” conta a história de três porcos, onde cada um deles vai construir a sua própria casa, utilizando um material diferente. O primeiro constrói uma casa de palha para que ele faça rapidamente e consiga logo aproveitar o tempo para brincar e divertir.

O segundo investe mais tempo, em uma casa de varas. Mesmo assim, ainda não era o ideal, mas esse porquinho queria logo se divertir. O terceiro não mede esforços para ter a melhor casa, a de tijolos. Para isso, ele se esforça ao máximo, para depois curtir e descansar. Quando um lobo aparece, somente a casa de tijolos fica de pé.

Essa história infantil aborda bem a importância de se trabalhar para conquistar algo mais a frente. Um dos pontos que você pode conversar com seu filho é que se esforçar em algo que pode não ser “tão divertido” vai dar frutos legais no futuro.

Os três porquinhos é uma das melhores histórias para crianças

Leia o clássico “Os Três Porquinhos” para o seu filho

Chapeuzinho Vermelho

A história da ”Chapeuzinho Vermelho” é uma das mais famosas de todos os tempos. Ela possui muitas lições que podem ser utilizadas por você para ensinar e educar o seu filho. Nesse clássico, uma menina precisa atravessar uma floresta perigosa para visitar a sua avó que está muito doente e se depara com um lobo mau.

Uma boa dica para deixar essa história mais divertida e interativa é fazer gestos e interpretações, como na hora em que a Chapeuzinho fala “que olhos grandes você tem, vovó”. Além de prender a atenção da criança, vai fazer com que ela lembre da história e viva intensamente a experiência.

Já em relação à moral da história, podemos ensinar para as crianças que não devemos dar ouvidos a estranhos nem nos deixar enganar pelas aparências, por mais inofensivas que pareçam. Essa é uma lição importante e que pode ser trabalhada diariamente.

Chapeuzinho vermelho é uma das melhores histórias para crianças

Leve doces para a vovozinha

A Cigarra e a Formiga

Uma das fábulas mais clássicas e que também possui ótimas lições é “A Cigarra e a Formiga”. Esse conto possui vários finais diferentes, porém o enredo até o desfecho é, basicamente, o mesmo.

Durante o Verão, as formigas trabalhavam duro para construir a casa e juntar comida. Enquanto isso, a cigarra curtia o tempo, cantando e dançando. Quando o inverno chegou, todos estavam bem abrigados, menos a cigarra, que não se preparou para a época difícil. Passando por vários apuros, a cigarra foi pedir ajuda para as sua vizinhas, as formigas.

Bem parecida com a moral de “Os Três Porquinhos”, o tema dessa história, que resulta no fato de o trabalho trazer recompensas, também é abordado. No caso, podemos explicar para as crianças que não podemos passar a vida só na diversão e brincadeiras, mas que em alguns momentos precisamos estudar e trabalhar para termos algo importante no futuro.

A cigarra e a formiga é uma das melhores histórias para crianças

Se divirta com A Cigarra e a Formiga

A Lebre e a Tartaruga

Com o lema “devagar e sempre”, “A Lebre e a Tartaruga” conta uma das fábulas com o final mais surpreendente de todos. Afinal, quem iria apostar que uma tartaruga venceria uma lebre em uma corrida?

A fábula destaca a disputa em que a lebre, certa de que venceria com muita facilidade, decidiu relaxar e menosprezar a sua adversária. Por outro lado, a tartaruga seguiu firme e forte na sua corrida e, com toda a persistência, chegou ao final e venceu.

Alguns dos pontos que podem ser usados na educação das crianças é que por melhor que você seja, nem sempre vai ganhar todas. Além disso, uma lição importante a ser ressaltada é sobre a necessidade de sempre ter dedicação para conquistar as vitórias do dia a dia.

A lebre e a tartaruga é uma das melhores histórias para crianças

Siga devagar e sempre

João e Maria

João e Maria” conta a história de dois irmãos de uma família muito pobre. Os pais deles não conseguem mais alimentá-los e decidem abandoná-los. Para conseguir voltar para casa, João deixa pelo caminho migalhas de pão, mas ele não contava que os animais da floresta comeriam tudo.

Perdidos, os dois encontram uma casa de doces, onde comem bastante. Uma senhora aparece e os acolhe. Na verdade, ela é uma bruxa e quer devorá-los. Os meninos escapam e reencontram o pai.

A história ajuda a criança a lidar com os momentos difíceis da vida, a ter autocontrole e a perceber que seus pais não são infalíveis. Além disso, mostra que há limites para se conseguir a independência. Nesse caso, os pequenos podem se identificar ainda mais, pois são dois personagens infantis, e não animais, por exemplo.

João e maria é uma das melhores histórias para crianças

Veja ofertas dos livros de “João e Maria”

A Festa no Céu

Nessa clássica história, todas as aves foram convidadas para uma festa no céu, afinal, só elas voam e, por isso, são as únicas que possuem condições de estar lá. Porém, o sapo decide que vai participar, mesmo não sabendo voar. Para isso, ele se esconde na viola do urubu. No meio da viagem, o urubu percebe algo estranho, sacode a viola e o sapo despenca do céu e se esborracha no chão.

Essa história fala sobre a importância de entender os seus próprios limites e a respeitar o espaço dos demais, uma vez que um sapo, que não nasceu para voar, tenta usar de uma artimanha para estar num lugar que não deveria. Aqui poderia entrar o famoso ditado: “mentira tem perna curta”.

Festa no céu é uma das melhores histórias para crianças

Se divirta com “A festa no Céu”

O Patinho Feio

Um filhote de cisne é chocado por uma pata. Assim que nasce, o Patinho Feio é julgado e sofre várias ofensas das demais aves. Cansado de tanta humilhação, ele foge. Porém, onde para, ele continua a sofrer.

Durante o inverno, o patinho é acolhido em uma fazenda, onde recebe carinho e cuidado das pessoas. Quando volta ao lago, ele se junta aos cisnes e começa a viver feliz, sendo uma das mais belas aves.

Essa é uma ótima história para mostrar superação e autoestima para a criança, que deve assimilar, desde cedo, as diferenças de cada um e saber que não se deve julgar ninguém pela sua aparência, mas, sim, apreciar as pessoas pelo o que de fato ela é.

O patinho feio é uma das melhores histórias para crianças

Conheça a história de superação de “O Patinho Feio”

Pinóquio

O marceneiro Gepetto criou um boneco de maneira, conhecido como Pinóquio. O brinquedo, sempre que mente, vê o seu nariz crescer. Tudo isso faz com que eles tenham muitas aventuras e emoções. Além disso, Pinóquio sempre sonhou em se tornar uma criança de verdade para que ele consiga viver e se divertir com os amigos e com o seu pai e próprio criador, Gepetto.

A moral da história está bem implícita: mostrar que as mentiras não funcionam. É de extrema importância ensinar uma criança a ter responsabilidade sobre os seus atos. Encoraje-a a ter um comportamento positivo e autêntico. Tenha em mente que não adianta apenas falar. O exemplo vem dos próprios atos dos pais.

Pinóquio é uma das melhores histórias para crianças

Se emocione com a história de Pinóquio

Com histórias para crianças como essas, você não estimula apenas a leitura e a imaginação, mas passa ensinamentos de vida e certos tipos de comportamentos que são essenciais na boa formação das crianças. Por meio dessas fábulas, os pequenos vão ter conselhos primordiais para o seu desenvolvimento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!