Como tirar a oleosidade do rosto no calor

O rosto tende a ficar mais oleoso durante o verão, por isso, saiba quais produtos são ideais para manter a pele sequinha nos dias mais quentes.

Nossa pele enfrenta diversos fatores externos que intensificam a oleosidade diariamente, como poluição, estresse e alimentação inadequada. Tudo isso, somado ao forte calor do verão, tende a deixar a pele ainda mais oleosa. Isso acontece porque os raios ultravioletas ficam mais intensos nessa estação e a nossa pele precisa combater essa ameaça de alguma forma, por isso, produz mais sebo como forma de barreira e proteção contra o ressecamento.

Até mesmo as peles que não são oleosas durante o resto do ano precisam de cuidados especiais nessa época do ano.

Saiba como tirar a oleosidade do rosto no calor

Entenda quais são as necessidades da sua pele

Antes de sair comprando qualquer produto que ver pela frente, pare um momento para entender as necessidades da sua pele. Se ela for oleosa o ano inteiro, procure por opções oil free, mas se for mais ressecada ou mista, talvez você não precise apostar nessas linhas. Observe também a sua reação aos primeiros dias de calor antes de tomar uma decisão.

Nunca se esqueça do protetor solar

Esse é a prioridade da lista. O protetor solar é importante para todos os tipos de pele o ano inteiro, mas no verão, ele é essencial. Crie a rotina de passá-lo durante a manhã e retocar todas as vezes em que lavar o rosto ou suar muito intensamente.

Como tirar a oleosidade rosto calor protetor solar

Encontre o protetor solar facial ideal para o seu tipo de pele

Use sabonete específico para rosto

Manter a pele limpa durante o dia todo é importante, porém, lave o rosto no máximo três vezes ao dia. É comum de se imaginar que lavar o rosto repetidamente vá diminuir a quantidade de óleo, porém, o excesso causa ressecamento e a pele cria mais sebo como forma de proteção. Esse efeito é conhecido como “rebote”.

Como tirar a oleosidade rosto calor sabonete

Compre agora um sabonete específico para rosto

Opte pela maquiagem mais leve

Você já deve ter experimentado a sensação de que a sua maquiagem está derretendo no calor, certo? Isso acontece porque os produtos devem ser muito pesados para altas temperaturas. Os itens mais indicados para usar como base são: BB cream, protetor solar com cor e base oil free matizada.

Tão importante quanto escolher a maquiagem perfeita, é comprar um demaquilante que não vá te prejudicar, por isso, os sem óleo são perfeitos para essa estação.

Como tirar a oleosidade rosto calor maquiagem

Procurando por uma maquiagem mais leve? Veja opções de BB cream no Mercado Livre

Creme hidratante

Tem muita gente que acredita que pele oleosa não precisa de hidratação por já conter muito sebo, porém, hidratação é necessária sempre. Enquanto a oleosidade atinge as camadas mais superficiais da pele, a hidratação atinge as mais profundas. Por isso, é recomendado utilizar hidratante facial principalmente na parte da noite, antes de dormir, quando as temperaturas estão mais amenas.

Como tirar a oleosidade rosto calor creme

Encontre diversas marcas de creme hidratante para rosto no Mercado Livre

Abuse dos lenços anti brilho

A oleosidade misturada com o suor cria um aspecto de pele engordurada, o que faz muitas pessoas terem vontade de lavar o rosto o tempo todo. Porém, o correto seria tirar a oleosidade sem precisas apelar para o sabonete. Para isso, existem lenços que retiram o brilho sem remover a maquiagem. Você pode usar toda vez que sentir incômodo.

Além disso, os tonificantes ajudam a diminuir o brilho se usados corretamentes. O ideal é passar depois de retirar a maquiagem, para se certificar que não existe mais resquício de produto.

Como tirar a oleosidade rosto calor limpeza

Veja diversas opções de lenço anti brilho no Mercado Livre

Mantenha as franjas aparadas

Franja pesada e em cima do rosto produz ainda mais sebo, já que, além de criar mais calor por conta do contato do cabelo com a pele, ainda transporta a oleosidade do couro cabeludo.

Evite levar as mãos ao rosto

Você já parou para pensar em quantas vezes ao dia você leva a mão ao rosto? Essa prática deixa a pele mais suja e, consequentemente, mais oleosa. Toda vez que precisar colocar as mãos no rosto, como, por exemplo, na hora de passar algum produto, certifique-se de que elas estejam limpas.

Evite tomar banho com água quente

Tem gente que gosta de tomar banho quente até mesmo no verão. Esse hábito é prejudicial tanto para o couro cabelo, quanto para a pele, já que estimula a oleosidade.

Tome muita água

A melhor amiga da pele lisinha é a água. Lembre-se de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia para manter o corpo funcionando perfeitamente.

Manter a pele sem óleo durante o verão trará benefícios a longo prazo, afinal, evitar espinhas durante tempos de muito sol significa evitar manchas que podem durar anos. Cuide-se para ter o rosto lisinho durante os dias mais quentes!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!