Como escolher uma bicicleta

Um item para lazer, atividade física ou meio de transporte: saiba como escolher uma bicicleta e comece a pedalar pela sua cidade.

Data de publicação to texto como escolher uma bicicleta

A bicicleta sempre esteve presente na vida do brasileiro. Ela é usada como uma opção de lazer e também para a prática de atividades físicas. Mas com as dificuldades do trânsito, cada vez mais pessoas começaram a usá-la como um meio de transporte, para fugir dos engarrafamentos. Por isso, saiba como escolher uma bicicleta para pedalar muito.

Dicas de como escolher uma bicicleta

Saber qual será a utilidade da sua bicicleta é o primeiro passo na hora de fazer essa escolha. Já que há diferentes modelos, formatos e tamanhos de bikes. Por isso, ter essa noção vai ajudar bastante.

A partir daí, alguns pontos mais relacionados a conforto e até mesmo desempenho precisam ser avaliados. A sua altura, que tipo de locais vai pedalar, inclusive o modelo e seus acessórios.

Há muitas opções de aros de bicicletas para adultos. O modelo mais popular é o aro 26, porém as bikes com aro 29 vêm ganhando mais adeptos, principalmente por manterem a velocidade por mais tempo e pela redução nos impactos.

Independentemente do aro, vale a pena pedalar com a bike do tamanho correto, para ter mais conforto e segurança. Confira a lista com as indicações para escolher a bicicleta correta para o seu dia a dia, de acordo com o tamanho do quadro da bicicleta:

  • Pessoas entre 1,50m e 1,60m, devem escolher bicicletas com o quadro 15
  • Pessoas entre 1,60m e 1,70m, devem escolher bicicletas com o quadro 16 ou 17
  • Pessoas entre 1,70m e 1,80m, devem escolher bicicletas com o quadro 18 a 20
  • Pessoas entre 1,80m e 1,90m, devem escolher bicicletas com o quadro 21 a 22
  • Pessoas com mais de 1,90m, devem escolher bicicletas com o quadro 22

Bicicleta para adultos citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Ande de bicicleta pela sua cidade

Como escolher uma bicicleta infantil

Um dos detalhes importantes, principalmente na hora de escolher uma bicicleta infantil é definir o tamanho correto para cada criança. Já que é muito perigoso que os pequenos pedalem em uma bike que não seja do tamanho adequado.

O ideal para escolher a bicicleta infantil correta é saber o tamanho e o peso da criança. Confira a lista:

  • Bicicleta aro 12: crianças de 90 cm a 100 cm, com até 21kg
  • Bicicleta aro 14: crianças de 95 cm a 110 cm, com até 25kg
  • Bicicleta aro 16: crianças de 110 cm a 120 cm, com até 30kg
  • Bicicleta aro 20: crianças de até 145 cm, com até 45kg.

Bicleta Infantil citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Escolha a bicicleta infantil correta

Tipos de bicicleta

Há vários tipos de bicicletas e suas indicações. De certo modo, você pode usar qualquer bicicleta, para qualquer situação, passeio, transporte ou esporte. Porém, isso pode diminuir a vida útil da sua bike. Dessa forma, é muito importante usar o produto correto para cada uso.

Bicicleta de passeio

A bicicleta de passeio é o modelo ideal para o dia a dia, seja para quem curte pedalar por lazer, atividade física ou usa para se locomover na cidade. Ela é boa para curtas, médias e até mesmo as longas distâncias. Esse tipo de bicicleta pode ter várias marchas, o que vai ajudar bastante em subidas ou trechos que necessitem de um pouco mais de esforço.

A Bicicleta de Passeio foi citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Pegue sua bike e saia pedalando

Bicicleta de equilíbrio

Esse é um modelo de bicicleta infantil que vem ganhando cada vez mais adeptos, entre os pequenos. A bicicleta de equilíbrio possui algumas diferenças, ela não tem pedal e, por isso, a criança usa a força dos pés para se locomover. Isso ajuda a criança a desenvolver força, direção e, claro, equilíbrio.

Bicicleta de equilíbrio citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Ajude a criança a manter o equilíbrio

Bicicleta mountain bike

Se você busca modelos mais esportivos e resistentes, a mountain bike é a escolha perfeita. Esse é o tipo de bicicleta ideal para quem curte fazer trilhas e pedaladas mais longas e por terrenos bem mais irregulares.

O grande diferencial dessa bicicleta é que ela possui um ótimo sistema de freios, muitas marchas, para oferecer controle e conforto na hora da pedalada. Além disso, a mountain bike tem bons amortecedores e ótima suspensão, para aguentar os trancos das trilhas e te deixar seguro para conduzir a bicicleta.

Mountain Bike  citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Se aventure nas trilhas com a sua mountain bike

Bicicleta speed

Um modelo ideal para ciclistas que gostam de se aventurar em longas viagens é a bicicleta speed. Esse tipo de bike é muito usado por esportistas, que rodam em estradas e participam de competições, já que ela é apropriada para encarar as maiores distâncias.

Entretanto, essa bicicleta não é indicada para os ciclistas iniciantes. Com o pneu mais fino e com mais pressão, ela tem pouca aderência ao solo, ganhando mais velocidade, mas exigindo habilidade e equilíbrio ainda mais precisos. Ela também não é muito recomendável para locais urbanos, pois o pneu liso está mais propício a furos.

Speed  citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Faça longas viagens de bicicleta

Bicicleta BMX

Outro modelo esportivo, mas agora voltado para os esportes radicais é a BMX. Também conhecida como bicicross, essas bicicletas são menores, mais leves e indicadas para quem realiza manobras. Mas também podem ser usadas no dia a dia, já que são bem resistentes e confortáveis.

A modalidade BMX é divida em duas categorias: o race, onde os atletas participam de uma “corrida de obstáculos” e o freestyle, onde realizam manobras livres, durante um determinado tempo no circuito.

BMX citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Realize manobras com a sua BMX

Bicicleta dobrável

Para o dia a dia das grandes cidades, onde buscamos cada vez mais objetos compactos, temos a opção da bicicleta dobrável. Elas são leves e muito usadas diariamente. Esses modelos podem ser guardados facilmente em casa, ou transportar em porta-malas, metrô e ônibus.

O ideal com essas bikes é reduzir as grandes distâncias urbanas, fazendo as integrações com o transporte público.

Bicicleta dobrável  citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Veja ofertas da prática bicicleta dobrável

Bicicleta caiçara

Também conhecida como bicicleta de praia, a bicicleta caiçara é um modelo muito usado nas regiões litorâneas. Elas se assemelham muito ao modelo de passeio, e o são também, porém nesse tipo de bike há algumas características específicas.

Nessa bicicleta, você pedala mais em pé, o que oferece muito mais estabilidade. Porém, ela dificulta o desempenho para vencer as subidas e ladeiras. Até por isso que ela é muito usada na praia, que possui um terreno plano.

Bicicleta Caiçara  citada no texto sobre como escolher uma bicicleta

Ande de bike na beira da praia

Itens de segurança para a bicicleta

Independente do tipo de bicicleta que você escolher, é importante sempre usar equipamentos de proteção. Afinal, isso garante a sua segurança em eventuais quedas ou acidentes.

  • Capacete: O principal item de segurança para bicicleta é o capacete. Ele protege a sua cabeça, caso ocorra algum tipo de problema.
  • Luzes: Faróis, piscas e lanternas são itens muito importantes, em especial para quem anda de bicicleta durante a noite. Eles vão indicar aos motoristas de carros, principalmente, que há um ciclista naquela região e também ajudar na iluminação do caminho.
  • Bomba de ar: Para quem faz longas viagens ou até mesmo para o dia a dia, é sempre bom ter uma bomba de ar em casa. Ela ajuda a calibrar os pneus e deixá-los sempre com a pressão correta para a pedalada.

Com todas essas dicas, você já sabe como escolher uma bicicleta. Com a sua bike definida é só começar a pedalar por aí. E, claro, ande com responsabilidade e não esqueça os itens de segurança.

Leia também: Como escolher as melhores bicicletas elétricas

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!