Como escolher os melhores patins

In-line, roller ou freestyle: saiba como escolher os melhores patins e veja qual o modelo ideal para patinar com estilo e realizar várias manobras.

Andar de patins é um exercício divertido para o dia a dia e também para os momentos de lazer. Porém, há vários modelos diferentes e cada um deles é o mais indicado para um tipo de modalidade ou nível de habilidade. Para te ajudar a encontrar o equipamento correto, saiba como escolher os melhores patins.

Os tipos de patins

Na hora de escolher os melhores patins, é importante saber qual o produto ideal, já que o modelo e o estilo do seu equipamento vão fazer a diferença na modalidade praticada e até mesmo no tipo de terreno em que você anda.

Patins inline

Os patins inline é o tipo de patins mais popular. Essesé um dos melhores modelos de patins para iniciantes e crianças, já que é mais simples para se equilibrar e aprimorar as suas habilidades. Eles são indicados para andar em pisos lisos, como ruas, praças, ciclovias e parques.

Como próprio nome diz, inline em tradução para o português significa em linha, uma vez que as rodas todas ficam alinhadas. Ele pode ser usado para competições, lazer ou até mesmo para exercícios físicos, pois a patinação é uma excelente forma de queimar calorias.

Como escolher o melhor patins inline
Aprenda a andar de patins com o modelo inline

Patins roller

Também conhecido como quad, os patins roller é o modelo mais clássico, os famosos patins de 4 rodas, no qual elas ficam posicionadas como em um carro, duas na frente e duas atrás. Esse tipo é considerado por muitos como retrô porque foi um sucesso nas décadas passadas.

Diferentemente do inline, o roller exige mais de habilidade, pois é um pouco mais difícil de andar, se equilibrar e ganhar velocidade. Esse modelo é usado em alguns esportes radicais – e meio agressivos – como é o caso do roller derby.

Como escolher o melhor patins roller

Ande com o clássico patins roller

Patins street

Os patins street são bem semelhante aos inline, mas ele possui algumas características que fazem dele um ótimo equipamento para fazer manobras e se aventurar pelas cidades. São muito resistentes para aguentar todos os impactos e desníveis do local que você está andando.

A maior diferença está nas rodas e no posicionamento. Elas também ficam alinhadas, mas as duas ou até a única frontal, ficam distantes das traseiras. O objetivo é ter espaço para fazer a manobra em canos, bancos e outros locais, e ainda suportar os impactos dos movimentos radicais.

Como escolher o melhor patins street

Faça várias manobras de patins

Patins slalom

Outro tipo é os patins slalom, que é mais um modelo usado muito por competidores, em uma modalidade que dá o nome a esse equipamento, que é o slalom. Nessa competição, o objetivo é passar entre os cones, que estão distantes si de 40 cm a 120 cm, o mais rápido possível.

Para dar mais equilíbrio para as manobras, os patins slalom possuem as rodas maiores, com cerca de 80 mm. Além disso, as duas que ficam posicionadas nas extremidades possuem tamanhos diferentes das centrais. Isso facilita ainda mais os movimentos.

Como escolher o melhor patins slalom

Veja ofertas dos patins slalom

Patins speed

Para quem busca a velocidade, nada melhor do que os patins speed. Eles possuem o formato perfeito para andar bem rápido, com equilíbrio e segurança. Esse equipamento é muito usado por competidores de disputas de velocidade.

Os patins speed podem ter três ou quatro rodas e, além disso, elas são um pouco maiores e ideais para dar toda a velocidade necessária. É importante ressaltar que ele é indicado para corridas e passeios, não tanto para manobras.

Como escolher o melhor patins speed

Patine com muita velocidade

Equipamentos de segurança para patins

Os patins, como bicicletas e skates, pode causar pequenos acidentes, principalmente nos iniciantes. Por isso, é importantíssimo utilizar os equipamentos de segurança para evitar lesões.

  • Capacete: O capacete é o item de segurança mais importante para qualquer patinador, seja profissional, experiente ou iniciante. Ele protege a sua cabeça nas quedas e evita lesões mais graves.
  • Joelheiras: Outro item importantíssimo é a joelheira. Ela deixa o seu joelho seguro em caso de queda ou desequilíbrio.
  • Cotoveleiras: Da mesma forma que a joelheira, a cotoveleira protege o seu cotovelo. Por isso, não esqueça de usá-la, pois as quedas podem machucar bastante o seu braço.
  • Luvas: Para ajudar nas manobras e evitar que a sua mão fique ralada, as luvas também são itens indispensáveis. Afinal, em caso de queda, a primeira forma de evitar danos maiores é colocando as mãos no chão.

Agora você já sabe como escolher os melhores patins. Pegue o modelo que mais se encaixa no seu objetivo e comece a patinar por aí. Lembre de andar em locais adequados, como ciclovias, praças e parques, e, claro, de usar os equipamentos de segurança.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!