Comece a praticar esportes

Se você está em busca de uma vida mais saudável, praticar esportes é uma boa saída. Saiba quais benefícios terá e por onde começar.

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Para quem acha que praticar esportes é apenas para emagrecer, está enganado. Na verdade, traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, que vai desde a prevenção de doenças até o aumento da disposição e produtividade no dia a dia. Listamos alguns deles:

  1. Fortalece os ossos e os músculos
  2. Melhora a qualidade do sono
  3. Diminui o cansaço
  4. Alivia a ansiedade e o estresse
  5. Controla o colesterol
  6. Aumenta a oxigenação do cérebro
  7. Colabora com doenças respiratórias
  8. Previne doenças cardiovasculares
  9. Cuida das articulações
  10. Estimula as atividades cognitivas

Ficou a fim de praticar esportes? Conheça os mais habituais

Listamos os cinco esportes mais praticados no Brasil:

  • Aeróbicos
  • Musculação
  • Artes Marciais
  • Natação
  • Futebol

Aeróbicos

Quando falamos de exercícios aeróbicos, estão incluídas diversas modalidades. Entre eles: corrida, dança, ciclismo, pular corda, jump, exercícios funcionais, entre outros. São atividades cardiosaudáveis e que colaboram com a coordenação neuromuscular.

Os benefícios dessas práticas não são apenas questões físicas, mas também, é comprovado que elas auxiliam na saúde emocional e reduzem os ricos de desenvolvimento de doenças,  tipo câncer, diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Eles podem ser realizados em casa, na rua e na academia, mas é bem importante ter o acompanhamento de um especialista.

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Musculação

Além de deixar o corpo definido, a musculação apresenta diversos benefícios para a saúde e o bem-estar: melhora a postura, o condicionamento cardiorrespiratório e a qualidade do sono, combate os problemas emocionais e as doenças cardíacas, fortalece os músculos e ossos, diminui os riscos do diabetes e, por fim, aumenta a flexibilidade.

A avaliação médica e o acompanhamento de um profissional são  de extrema importância no caso da musculação, principalmente para quem está iniciando o esporte, já que, em alguns casos, um movimento errado pode machucar.

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Artes Marciais

As artes marciais são ótimas aliadas para a perda de calorias, mas não focam só no bem-estar físico, também colaboram no desenvolvimento mental e espiritual, além de trazer muitas coisas boas para a saúde de quem pratica esse esporte. As mais conhecidas são: judô, karatê, boxe, muay thai, jiu jitsu e kung fu.

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Natação

Natação é um dos esportes mais praticados no mundo, que exercita todos os grupos musculares dos braços, pernas, tórax, abdome e glúteos. É superindicado para quem sofre de bronquite asmática, já que ele ajuda a dilatar os brônquios, reforçar a musculatura pulmonar e evitar crises por conta da umidade da piscina.

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Futebol

Como todos sabem, o Brasil é conhecido como o país do futebol! Antigamente, era uma prática esportiva masculina, mas, atualmente, muitas mulheres também estão jogando. É um esporte que vai muito além do que correr atrás de uma bola, ele ajuda nas relações de amizade, colabora na saúde física e mental, além de servir como uma profissão.

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Na prática de esportes, alguns complementos podem ser incluídos na rotina e na dieta para potencializar os resultados e manter uma rotina ainda mais saudável. Veja alguns:

Isotônicos: ele repõe os sais minerais e os carboidratos perdidos nos exercícios intensos com mais de uma hora de duração.

Barra de proteína: pode ser ingerido como um pré ou pós-treino, além de servir como um snack saudável no decorrer do dia. É uma fonte de nutrição muito rica para homens e mulheres.

Suplemento: aumenta a quantidade de proteína no corpo, auxiliando as fibras musculares.

Agora que você já conhece os benefícios da prática esportiva, vá em busca de alguma atividade física que traga satisfação e inicie um estilo de vida mais saudável.

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