Chegou o verão: saiba como escolher o filtro solar

Se proteger contra a emissão de raios UVA e UVB é tão importante quanto usar os melhores produtos. Saiba como escolher qual é o ideal para você.

O uso do protetor solar é fundamental durante todos os dias, independente se estiver sol ou não, pois evita o envelhecimento precoce e problemas de saúde como o câncer. Durante o verão esse cuidado deve ser redobrado, pois a emissão de raios UVA e UVB se intensificam.

Tomar sol é muito importante para a saúde, tanto quanto se proteger. A falta de exposição à luz solar pode causar déficit de vitamina D, aumentando o risco de doenças imunológicas. Tire algumas dúvidas sobre o assunto.

Qual é a diferença entre radiação UVA e UVB

A radiação UVA está presente durante o ano inteiro. Ela atinge a nossa pele com praticamente a mesma intensidade durante todas as estações. Por isso é indispensável usar protetor solar até mesmo durante o inverno. Esses raios penetram na pele e causam seu envelhecimento. Também tem ligação direta com alergias e com a predisposição para o surgimento do câncer de pele.

A radiação UVB é mais intensa durante o verão. Ela atinge a camada superficial da pele, causando queimaduras. Também tem relação com o envelhecimento, mesmo que ela não fique vermelha após a exposição solar.

Para que serve o FPS?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é responsável por medir quanto tempo a pele exposta ao sol demora para se queimar. Com o FPS 30, por exemplo, ela demora trinta vezes mais tempo do que sem o protetor. Mas é interessante frisar que pode variar de acordo com a sua cor e o horário.

Fator 15

Independente da cor da sua pele, é recomendado por médicos especializados na área que o fator mínimo seja 30. Abaixo disso,pode causar queimaduras em peles muito sensíveis e não proteger contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Fator 30 até 50

Se a sua pele for clara, mas fica dourada com facilidade, significa que se encaixa nos fototipos III e IV. Use FPS 50 nos primeiros dias, principalmente se fizer muito tempo que não toma sol por horas consecutivas. Vá diminuindo para o 30 conforme a pele for queimando e acostumando a receber os raios.

Os fototipos sequentes são V e VI, que caracterizam as peles mais escuras. Elas possuem mais melanina, que são a proteção natural ao sol criada pelo nosso corpo.  Por isso, comece com o FPS 30 caso não tenham sensibilidade.

Fator 60 ou 70

Se não importa quanto tempo você passe tomando sol, nem quantos dias seguidos consegue aproveitar para tentar se bronzear, ainda assim fica com a pele vermelha, o seu fototipo se encaixa no nível I ou II. Sua pele é muito clara e sensível, por isso, nada de arriscar um FPS menor do que 60. O rosto merece ainda mais cuidado e deve receber FPS 70.

Saiba qual protetor solar é ideal para você

Crianças

Sundown Kids Color
Existem duas versões dessa linha: FPS 30 com cheirinho de uva e FPS 60 com aroma de tutti-frutti. Apesar do fator 30 ser suficiente para os adultos, não é o mesmo caso para as crianças, que têm pele mais delicada. A recomendação médica é aplicar protetor com FPS a partir de 50.

O fabricante garante duração de até seis horas, resistente ao entrar em contato com a água ou suor. Porém, é melhor aplicar com maior frequência para prevenir.

A consistência é cremosa, fácil de espalhar e de rápida absorção. O cheirinho gostoso é um benefício a mais que vai fazer o processo de aplicar o protetor mais tranquilo.

Coppertone® Babies Loção FPS 50
Coppertone é uma das marcas mais recomendadas por pediatras atualmente. A fórmula é voltada para crianças com pele sensível e que costumam apresentar reações alérgicas: é hipoalergênica, sem corante, óleo ou fragrância.

O fator 50 é indicado para bebês com menos de um ano, porque os de fator mais alto possui mais componentes químicos.

A recomendação da marca é reaplicar depois de suar, nadar ou banhar-se, secar com toalha e durante a exposição ao sol. Lembre-se que o horário ideal é durante o período de menor incidência de raios, como de manhã e no final da tarde.

Nivea Sun Kids Sensitive & Pure Protetor Solar FPS 60
Esse produto reúne todas as características dos mencionados acima: rápida absorção, resistente à água e suor, sem perfume, corante e conservantes. Ou seja, um produto completo para crianças com pele sensível e alto fator de proteção.

A escolha vai ficar por conta das características do seu filho. Se ele não gosta de passar protetor, é melhor escolher por um que torne essa experiência mais divertida com um produto colorido e cheiroso. Se tiver menos de um ano, opte pela loção com FPS recomendado para bebês. Mas se ele não tiver problemas em passar o protetor, e você não quiser arriscar que tenha uma possível reação, o Nivea irá suprir suas necessidades.

escolher filtro solar criança

Compre agora o Nivea Sun Kids Sensitive & Pure

Corpo

L’Oreal Solar Expertise FPS 30
A textura é fininha e fácil de passar, porém, não traz a sensação de que a pele está sequinha por conter fórmula oleosa. Se a sua pele tiver tendência a ter espinhas, principalmente nas costas, onde é comum caprichar no protetor, tome cuidado ao usar esse produto. No contrário, o L’Oreal é uma boa opção de proteção e que não deixa a pele esbranquiçada ao espalhar.

Protetor Mousse Neutrogena
Este é um protetor leve, que espalha fácil, mas que precisa ser aplicado com as mãos para cobrir todo o corpo, sem deixar falhas que permitem queimaduras. Não deixa a pele oleosa, mas também não é absorvido completamente, deixando uma espécie de película. Tem boa resistência ao entrar em contato com a água, protege bem e precisa ser reaplicado a cada duas ou três horas.

Coppertone Sport
Esse é o produto ideal para quem gosta de praticar atividades na praia, como surf, futebol de areia, frescobol ou corrida. Seu formato de spray garante praticidade na hora de aplicar, sendo necessário apenas espalhar com as mãos para garantir que todos os lugares estejam protegidos. Dura até 80 minutos em contato com a água e tem boa resistência ao suor. Oferece alta proteção e ainda hidrata a pele.

escolher filtro solar corpo

Encontre uma seleção de protetor solar no Mercado Livre

Rosto

Anthelios Airlicium La Roche-Posay FPS 30
Uma das marcas queridinhas para quem tem pele oleosa, a Anthelios desenvolveu uma fórmula que consegue deixar a pele sequinha e aveludada ao mesmo tempo. Se a sua pele for muito clara, procure por outras opções com FPS mais altos durante o verão, porque o fator 30 é muito baixo para o rosto, que fica em contato com o sol o tempo inteiro.

Nivea Sun Toque Seco FPS 30
Apesar de ter toque seco, é recomendado para pessoas que possuem pele mista ou normal, porque esse produto não segura a oleosidade durante o dia inteiro. É de rápida absorção, não deixa a pele cremosa nem esbranquiçada. Quem gosta do cheirinho típico de protetor solar vai adorar passar o Nivea Sun.

Protetor Solar Facial Vichy Capital Soleil FPS 50 com cor
Se você não abre a mão de passar uma base para sair de casa, o protetor solar com cor é a sua melhor opção. Além de deixar a pele com tom uniforme e cobrir manchas, o produto da Vichy ainda apresenta FPS 50, ótimo para proteger contra a exposição solar no verão, e toque seco, indicado para quem tem pele oleosa.

escolher filtro solar rosto

Compre agora um protetor solar facial para se proteger todos os dias

Lábios

Protetor Labial Nivea Lip Care FPS 10
Disponível nos sabores morango, melancia e pêssego, oferece proteção, ao mesmo tempo que colore delicadamente os lábios. A fórmula conta com óleo de amêndoa e jojoba, manteiga de karité e vitamina E, garantindo longa duração e hidratação.

Protetor Epidrat Lábios FPS 30
De proteção mais alta que o Nivea, esse produto apresenta ação emoliente e suavizante. A fórmula foi desenvolvida para minimizar os sintomas de possíveis reações alérgicas.Garante hidratação aos lábios, que precisam de cuidado especial ao entrar em contato com sol, mar e piscina.

Protetor Solar Labial Avène FPS 30 Stick
O produto da Avéne não possui filtros químicos e perfume, ideal para quem possui reações alérgicas. Também pode ser aplicado em áreas sensíveis, como cicatrizes e tatuagens. Possui boa fixação e resistência à água e a saliva.

escolher filtro solar lábios

Encontre o protetor labial ideal para você

O verão foi feito para ser aproveitado do começo ao fim, por isso, cuide-se para que essa temporada seja inesquecível e cheia de boas lembranças.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!