Os benefícios do óleo de coco

Cuidados com a pele, cabelos e a saúde como um todo. Conheça os benefícios do óleo de coco, e também quais as precauções ao usar esse produto.

Data do texto Os benefícios do óleo de coco

Comentado nas redes sociais, ingrediente frequente nas famosas “misturinhas caseiras” e utilizado tanto na cozinha quanto em tratamentos estéticos, os benefícios do óleo de coco continuam sendo a pauta do momento.

Para os defensores do óleo de coco, seus benefícios para hidratação da pele, cabelos e manutenção da saúde em geral são inquestionáveis. Ao passo que a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) questionam a ingestão do alimento pois consideram que os estudos sobre sua eficácia são equivocados e inconclusivos.

Para aquecer a discussão, vamos explicar um pouco mais sobre este produto extraído de um dos frutos mais tradicionais no litoral brasileiro, o coco. A diferença de suas aplicações começa no processo de extração – que pode ser desde a prensagem até o uso de solventes.

No mercado, estão disponíveis produtos para as mais diversas necessidades, desde alimentos até os cosméticos. Saiba os benefícios e as precauções que devem ser tomadas com cada um deles.

Benefícios do óleo de coco para a pele

Uma das aplicações mais comuns do óleo de coco é sua utilização em tratamentos para a pele. Com o mesmo produto, você pode conseguir diferentes resultados, desde a hidratação até a cicatrização de feridas, por exemplo.

Hidratação

O hidratante feito com óleo de coco pode te deixar com aquela pele macia, sedosa e muito hidratada, que você sempre sonhou. Além disso, é possível hidratar os lábios com essa substância, especialmente durante o inverno, onde o clima fica mais seco e frio aumentando a incidência de rachaduras.

É possível também hidratar outras partes do corpo, como a pele do rosto e os cotovelos.

Cicatrização de feridas

Outra ação do óleo de coco é o auxílio no processo de cicatrização de feridas e pequenas lesões na pele. Isso acontece porque ele acelera a regeneração celular e aumenta os níveis de colágeno. Por todos esses benefícios é que o óleo de coco tem sido cada vez mais recomendado por tatuadores para utilização durante o processo de cicatrização das tatuagens.

Outro ponto positivo é que o óleo de coco ainda ajudam no combate à proliferação de micro-organismos.

Cuidados estéticos

O óleo de coco também funciona muito bem em alguns cuidados estéticos, como a redução das acnes, e também na amenização de áreas afetadas por estrias, graças ao seu papel regenerador.

Uma das grandes vantagens de se usar o óleo de coco no dia a dia é que os cosméticos feitos com essa substância natural não possuem contraindicações para esse uso.

Os benefícios do óleo de coco para a pele

Fique bem hidratada com óleo de coco

Benefícios do óleo de coco para os cabelos

Assim como o tratamento para a pele, o óleo de coco possui vários benefícios também para o cabelo. Ele tem sido muito usado por quem gosta de cuidar das madeixas e quer deixar os fios mais fortes, sedosos e cheios de brilho, sejam eles lisos, cacheados ou crespos.

Para aplicar esse produto no cabelo, é preciso seguir alguns passos e, dessa forma, conseguir os melhores resultados:

  • Separe a quantidade do produto que será utilizado em um recipiente;
  • Aplique-o mecha por mecha, com o seu cabelo ainda sujo e seco. Passe da raiz até as pontas;
  • Lave o seu cabelo normalmente até sentir que não há nenhum resíduo do produto.

Se o seu cabelo estiver muito danificado, o ideal é que o produto seja aplicado de uma a duas vezes por semana. Para os cabelos sem química e com menos problemas, o tratamento pode ser feito de 15 em 15 dias.

Conheça alguns dos benefícios que esse produto traz para o cabelo:

  • Ele hidrata o cabelo cacheado, que é um dos tipos que mais sofre com o ressecamento;
  • Outro vilão dos cabelos que o óleo de coco combate é o frizz. Todas as vitaminas e nutrientes que esse produto tem, ajudam a disfarçar esse efeito indesejado. Dessa forma, o fio cresce mais forte e fica mais alinhado ao restante do cabelo;
  • O óleo de coco pode ser usado como um complemento ao seu tratamento diário, já que ele combate o ressecamento causado pelo shampoo;
  • Um dos ponto mais interessantes é que o óleo de coco pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, liso, cacheado e ondulado, e até mesmo nos que passaram por algum processo químico, como a coloração.

Os benefícios do óleo de coco para o cabelo

Cuide bem do seu cabelo

Benefícios do óleo de coco para a saúde

Outra forma muito utilizada do óleo de coco é na saúde, principalmente pela sua ingestão ou uso para o preparo de alimentos. Há vários benefícios que esse produto pode oferecer e que farão a sua vida melhor.

Controle do colesterol

Um dos benefícios atribuídos ao consumo do óleo de coco é que ele melhora os índices de gordura do organismo, já que reduz o colesterol ruim (LDL), e aumenta o colesterol bom (HDL). Tudo isso contribui com uma melhora na saúde, além da redução nos riscos de doenças cardiovasculares.

Combate o Mal de Alzheimer

Mais um benefícios atribuído ao óleo de coco é a prevenção a algumas doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer. Entre as causas, está o fato do óleo de coco ter ácidos graxos que são absorvidos e convertidos em cetonas, substância importante para o cérebro.

Controle da diabetes

Outra doença crônica que pode ser controlada com a ajuda do óleo de coco é a diabetes. Esse produto reduz o nível de glicemia em jejum de forma significativa e melhora a tolerância à glicose, o que é ótimo para os diabéticos.

Assim como ajuda a controlar a diabetes, o uso do óleo de coco pode ajudar no emagrecimento. Segundo alguns estudos, o produto ajuda a acelerar o metabolismo e, dessa forma, fazer com que as células trabalhem mais rápido, consumindo mais calorias.

Os benefícios do óleo de coco para a saúde

Melhore a sua saúde com a ingestão de óleo de coco

Cuidados com o óleo de coco

Da mesma forma como há vários estudos que apontam os benefícios do óleo de coco, há instituições que refutam as mais diferentes teorias. Dessa forma, vamos apresentar alguns desses dados para te ajudar na decisão da escolha do produto.

  • A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) é um dos órgãos que aponta que algumas análises são equivocadas e inconclusivas. Uma delas é que o óleo de coco, quando comparado com outros óleos vegetais, ele aumenta o colesterol.
  • Outro órgão que atesta a teoria do aumento do colesterol, é a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Tanto é que a instituição contraindica o uso por pessoas que tenham colesterol alto, e ainda espera estudos adicionais sobre o produto.
  • A Abran também destaca que ainda não existem evidências clínicas de que o óleo produto possa reduzir chances ou atenuar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
  • A ação antibacteriana, segundo a Abran, foi concluída por meio de estudos experimentais, não havendo estudos clínicos que comprovem esse efeito.
  • Outro ponto da Abran é que há poucos estudos e com resultados controversos, que atestam a relação do óleo de coco com a redução do peso corporal.
  • Muita gente utiliza o óleo de coco para tratar a prisão de ventre, pois os óleos auxiliam a digestão. A questão é que o excesso pode fazer mal, e causar até mesmo a diarreia.

Agora você conhece os benefícios do óleo de coco, e também as suas contraindicações. Pode utilizar no seu dia a dia. Uma recomendação é sempre procurar a opinião de um especialista para saber o melhor produto para o seu uso.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!