Acessórios essenciais para fazer trilha

Seja de carro, bicicleta ou a pé, sempre que fizer trilha ao ar livre é necessário levar acessórios essenciais para manter sua segurança durante o percurso.

Se você é iniciante no mundo das trilhas ao ar livre, deve ter diversas dúvidas sobre equipamentos, roupas e alimentos ideais para essa atividade.

Utilizar acessórios específicos para trilha é importante para ter conforto e segurança, porém, também é necessário aprender a manuseá-los antes de colocar em prática. Teste todos eles antes para não ter surpresas desagradáveis ao descobrir que algo não está funcionando ou que você não sabe como usar.

Antes de sair de casa, verifique também a previsão do tempo para se preparar para todos os fatores externos. Existem materiais específicos para cada tipo de trilha, como a pé, de bicicleta ou de carro, mas alguns itens são indispensáveis para todos.

Saiba quais são os acessórios essenciais para fazer trilha

Itens básicos para qualquer trilha
Garrafa térmica

A hidratação deve ser sua principal preocupação durante uma trilha, principalmente se o dia estiver muito quente e seco. Você pode levar água, mas saiba que aumentará o peso da sua mochila, podendo causar dor nas costas. O ideal é tomar água de rios e nascentes. Considere também levar outras opções de bebidas, como água de coco e tônicos, que além de hidratar, contém outros nutrientes importantes para a atividade física.

É importante tomar água antes mesmo de sentir sede, pois esse é o sinal do corpo de que o equilíbrio entre água e nutrientes já foi afetado. Consuma cerca de 200ml a cada hora para seguir a trilha de maneira saudável.

Kit de primeiros socorros
Compre uma necessaire ou bolsa maleável, resistente e a prova d’água para guardar o seu kit de primeiro socorros. Os itens básicos são:

  • Repelente;
  • Pomada contra queimaduras e picadas de insetos;
  • Lencinho umedecido;
  • Compressas de gaze ou algodão;
  • Esparadrapo;
  • Curativo adesivo;
  • Antisséptico;
  • Tesoura pequena;
  • Remédios básicos para dor de cabeça, muscular, anti-inflamatório, antitérmico e antialérgico.

O kit pode incluir mais itens de acordo com as suas necessidades.

Lanterna

Mesmo que a trilha seja curta, esteja preparado para alguns imprevistos, como demorar mais tempo do que o esperado e acidentes. A lanterna pode ser útil nas mais diversas situações e não ocupa muito espaço na mochila, principalmente os modelos compactos.

Tenha certeza de estar levando pilhas carregadas e outras de reserva. Antes de sair de casa, certifique-se de que tudo está funcionando.

Proteção contra o sol

Mesmo com o dia nublado, é importante reforçar a proteção contra o sol, pois a exposição será longa e intensa. Escolha o melhor protetor solar, protetor labial, boné e óculos escuros.

Saco de lixo

O respeito à natureza é a regra número um entre os apaixonados por atividades ao ar livre. Ao fazer trilha, certifique-se de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Durante todo o percurso, carregue o seu lixo dentro de um saquinho e descarte-o no final da caminhada, em um local adequado.

Canivete ou ferramenta multiuso

É indicado que os iniciantes utilizem ferramentas leves e de fácil manuseio, mas isso não significa de baixa qualidade. O canivete ou a ferramenta multiuso podem ajudar a resolver diversos problemas durante uma trilha.

Alimentos

Calcule a quantidade de comida necessária de acordo com o tempo estimado do percurso, sempre considerando que pode demorar mais, caso ocorram imprevistos.

Os alimentos com carboidrato e proteína são recomendados para gerar energia e força. Evite comidas perecíveis, pois podem estragar em poucas horas ao entrar em contato com o sol. Alguns dos alimentos mais práticos para essa ocasião são:

  • Barrinha de cereais;
  • Biscoito integral;
  • Lanche com recheio não perecível;
  • Frutas secas ou frescas;
  • Oleaginosas;
  • Sementes.

Mochila

Agora que você já sabe o que é necessário para fazer uma trilha, fica mais fácil de identificar o tamanho da mochila mais adequado para caber tudo.

Se a trilha for curta, opte pelos modelos pequenos. Se for durar muitos dias, é melhor usar a cargueira, ideal para levar muitos objetos sem sentir dor nas costas.

Na hora de arrumá-la, coloque os objetos de uso frequente por último, como alimentos e o kit de primeiros socorros. A melhor mochila para fazer trilha possui encaixe para garrafas na lateral, facilitando o processo de matar a sede durante o percurso.

Vestuário

Opte por roupas confortáveis que permitem movimentos e que sejam feitos de materiais impermeáveis. A calça deve ser feita de tactel ou microfibras, nunca de algodão. Assim como a camiseta que, preferencialmente, deve ser esportiva e feita de material sintético, porque evita a perda de calor causada pela contato entre a blusa molhada e o corpo quente.

Mesmo que esteja um dia ensolarado e lindo, é importante se preparar para mudanças repentinas no tempo. Leve uma jaqueta leve e impermeável chamada anarok para se proteger da chuva e do vento. Caso a previsão seja de frio, complemente com um casaco para usar por baixo. Se estiver muito calor, opte pela combinação de short ou bermuda, com camiseta fina, calçado específico para trilha e meia.

As meias de algodão também não são recomendadas, porque a chance de molhá-las é alta. Opte pelos modelos esportivos. Nunca saia para fazer trilha usando jeans.

Calçado adequado

Os sapatos ou tênis de uso cotidiano não são ideais para esse tipo de atividade, principalmente se a maior parte do percurso for feito a pé. O calçado mais indicado para trilhas é o tênis de cano alto, que oferece maior proteção aos tornozelos. Lembre-se que a sola deve ser aderente para evitar deslizes em solo irregular.

Antes de sair para a atividade, certifique-se de que o peso do tênis é o ideal e que o seu pé está confortável. É melhor usar antes e testar como ele está, do que ficar com dor e machucá-los durante uma caminhada de horas no meio da natureza.

Mesmo que a maior parte da trilha seja feita de carro ou bicicleta, alguns trechos ou momentos podem exigir alguma caminhada. Tenha a segurança de usar o sapato ideal para evitar acidentes.

Acessórios essenciais para fazer trilha a pé

Compre um tênis específico para trilha e realize a atividade com segurança

Caso vá fazer trilha de carro ou bicicleta, é necessário acrescentar mais alguns equipamentos específicos.

Trilha de bicicleta
Capacete

Esse é o item mais importante para os bikers, pois protege a cabeça em possíveis quedas e amortece o impacto contra o chão e as pedras. Opte pelo modelo que cubra a cabeça inteira, específico para atividades que alcançam altas velocidades.

Luvas

Garanta mais controle sob a bicicleta ao usar luvas que amenizam o suor, evitando deslizes. A luva também protege em caso de queda, pois a primeira coisa que se machuca ao cair são as mãos, já que é comum utilizá-las como apoio.

Refletores, faróis e lanterna

Você é obrigado por lei a instalar refletores na dianteira, traseira e pedais da bike, permitindo que outras pessoas consigam te enxergar com mais facilidade. Existem refletores com pisca-pisca, que são mais eficientes, principalmente para quem gosta de fazer trilha à noite. A lanterna e os faróis são indicados para que o ciclista possa enxergar o percurso com maior nitidez.

Bomba de ar e acessórios para remendo

Não deixe que um pneu furado estrague a sua atividade. Para fazer um remendo rapidamente, utilize lixa, espátula, cola vulcanizante e remendos de tamanhos diversos.

Duas câmaras de reserva

A quantidade pode parecer exagero, mas é muito comum furar a câmara durante uma trilha longa. Por isso, tenha a certeza de estar preparado para qualquer imprevisto.

Ferramentas

É possível que você precise fazer pequenos reparos na bike no meio da trilha. Para isso, tenha ferramentas básicas na mochila, como chave de fenda, phillips, chave de raios, saca-correntes e alicate. Existem kits prontos com as ferramentas ideais para ciclistas que são práticas e no tamanho ideal.

Lubrificante de corrente

Como os trajetos costumam ser sujos, empoeirados, com água e lama, é necessário usar lubrificante nas correntes para que a bicicleta não tenha nenhum problema durante o trajeto.

Acessórios essenciais para fazer trilha bicicleta

Compre um lubrificante de corrente para a sua bicicleta

De carro
Cinto de segurança

Nunca é demais reforçar a obrigatoriedade de usar cinto de segurança no carro. Para os trajetos de risco, existem modelos especiais para off-road que prendem o piloto com máxima segurança. Eles também são usados em competições automotivas.

Guinchos

É possível que você fique atolado em alguma parte do trajeto, principalmente se estiver com lama. Com a ajuda do guincho com capacidade de tração será possível arrastar o seu 4×4 até o solo firme.

Bloqueio de diferencial

Imagine que um carro, ao atolar no barro, interpreta que uma das rodas está livre e a outra precisa de tração, então, ele automaticamente, joga a tração para a roda que está livre. Porém, o raciocínio precisa ser ao contrário no caso de atolar no barro. O carro deve jogar a tração para a roda atolada, para que tenha força suficiente para sair de lá. O bloqueio de diferencial será responsável por te ajudar nesse momento.

Se pretende realizar trilha com frequência, é vantajoso pedir para que um mecânico de confiança faça a instalação da peça. Quando necessário, é só ativá-la com um botão localizado no painel e logo em seguida desativá-lo.

Acessórios essenciais para fazer trilha carro

Compre agora o seu bloqueio de diferencial para sair de atolamentos

Fazer trilha ao ar livre é uma atividade relaxante e ótima para a saúde. Para tirar o máximo proveito, conheça o caminho que irá percorrer e esteja acompanhado de um profissional até pegar o jeito.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!