Os colecionáveis preferidos dos geeks

Não importa a idade, aficionados em quadrinhos, vídeo games e filmes têm roubado a cena recentemente. Não apenas porque a cultura geek está na moda, mas também pelo fato de muitos deles movimentarem pequenas fortunas em forma de coleção e aquecerem a economia. Conheça abaixo alguns dos itens mais colecionados do momento.

Se realmente existe uma crise no país ela passa longe do universo geek. Eventos relacionados ao assunto, como a Comic Con Experience, e lojas especializadas cresceram vertiginosamente nos últimos anos. Até mesmo livrarias e outros comércios abriram espaço para produtos como personagens, artefatos de super-heróis, cards, entre outros.

À primeira vista é fácil confundi-los com brinquedos, porém os colecionáveis não são feitos com essa finalidade – isso porque costumam ser limitados, custam caro e têm um valor afetivo inestimável para seus proprietários. Aliás, quem decide se dedicar a uma coleção geralmente é um especialista apaixonado, conhece os detalhes da saga em questão ou do modelo escolhido e é bastante exigente. Se você já tem ou pretende dar início ao hobby, dê uma olhada em nossas sugestões.

Descubra quais são os principais colecionáveis geeks

Action figures

Como o próprio nome sugere, as actions figures (“figuras de ação”, em tradução livre) são feitas pensando nas ações e na mudança de posição por meio de suas articulações. Isso faz todo o sentido já que, antes de ser um colecionável, elas são muito utilizadas para animações em stop-motion.

O termo surgiu em 1964, quando a fabricante Hasbro lançou a linha dos bonecos G.I Joe, e de lá para cá se popularizou. Hoje em dia, nesse formato, são encontrados personagens de filmes, séries de TV e games.

colecionaveis geeks action figures

Veja os principais personagens de Star Wars

Estátuas e bonecos colecionáveis

Ao contrário das action figures, esses itens são estáticos. Além de personagens ficcionais, costumam retratar artistas e outras personalidades. O material utilizado em sua produção pode variar (resina, vinil, PVC, epoxy etc.), mas a qualidade e a riqueza de detalhes são características básicas.

colecionaveis geeks estatuas

Encontre bonecos colecionáveis da Marvel e da DC na loja Pens and Dolls

Cards colecionáveis

Jogos de estratégia com cartas são antigos, mas foi a partir da criação de “Magic: The Gathering” em 1986 que o conceito dos Trading Card Games se tornou famoso. Nele os jogadores lutam uns contra outros usando as habilidades e características de cada carta. O duelo com os oponentes é realizado por meio de baralhos personalizados (decks) e cada jogador tem o seu – daí também a importância de manter uma boa coleção.

Nos anos 2000 outros TCG’s surgiram e ganharam adeptos ao redor do mundo, tais como o Yu-Gi-Oh! e Pokémon (exatamente, o mesmo dos videogames e do anime). A lógica dos preços obedece a lei da demanda: quanto mais raras e especiais, mais caras são as cartas.

colecionaveis geeks cards

Confira uma lista de cards do Pokémon no Mercado Livre

Pop! Funko

Apesar de serem relativamente novos – tudo começou em 2010, na Comic Con de Nova Iorque –, são uma febre no universo geek. Com cerca de 10 centímetros de altura, olhos grandes e corpo pequeno, as miniaturas de personagens de filmes, desenhos, videogames, atores e esportistas conquistaram o público. Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso, a fabricante Funko assinou parceria e conseguiu a licença para produzir personagens de empresas como Marvel, DC Comics, Lucasfilm, Fox, Warner Bros, Disney, HBO, Peanuts Worldwide, NFL, Cartoon Network e 2K Games.

O último grande sucesso são os bonecos da série Game of Thrones que, por ora, ainda não são dos mais raras. O custo pode variar, isso porque, além da procura, boa parte deles têm edição limitada ou é comercializada em eventos específicos.

colecionaveis geeks funko

Veja uma seleção de Pop! Funko à venda no Mercado Livre

HQs

Outro item bastante colecionado são os gibis e histórias em quadrinhos que, dependendo do exemplar, chegam a valer milhares de dólares. Um caso emblemático é o da primeira edição da série Action Comics, reconhecida por apresentar o Superman ao mundo e arrematada pela bagatela de 3.207.852 dólares! Na época em que circulou, em 1938, ela teve uma tiragem de 200 mil cópias e era vendida a US$ 0,10. Atualmente, além da relevância, também são levados em conta a raridade e o estado da HQ.

colecionaveis geeks hq

Encontre as principais HQs da DC para completar sua coleção

Essa é uma pequena amostra do que o mundo geek oferece como opção de colecionáveis. Tem ainda quem organize seus itens por tema ao invés do tipo de produto: Star Wars, Mulher Maravilha, Super Mario Bros e por aí vai. O mais legal é que o hobby não tem idade certa para começar e muito menos prazo para terminar. Preparado para começar a sua coleção?

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!