Ideias de presentes criativos para o Dia das Crianças

Assim como aniversários e o Natal, o Dia das Crianças é celebrado com presentes e lembrancinhas. E não é preciso gastar muito para agradar a criançada, basta ser criativo! Dê uma olhada nas sugestões de presente que listamos abaixo e veja como surpreender.

Se há uns anos os pais já tinham certa dificuldade em presentear a molecada com algo interessante e que agradasse ambas as partes no Dia das Crianças, imagine agora com a forte presença da tecnologia no cotidiano. Brinquedos, livros e joguinhos passaram a dividir espaço com a tela de smartphones, tablets e notebooks e capturar a atenção dos pequenos se tornou um verdadeiro desafio. Pensando nisso, compilamos algumas ideias simples para arrancar aquele sorriso sincero no dia 12 de outubro.

Há opções para comprar direto na loja e outras para você exercer as suas habilidades manuais. Não importa qual o tipo de presente, considere sempre a faixa etária e os gostos pessoais da criança que você quer agradar. Para surpreender, a dica é tornar a experiência única e a mais lúdica possível.

8 ideias criativas para o Dia das Crianças

Baú de pirata

Para os aventureiros de plantão essa ideia é mais que um presente! Reúna moedas de chocolate, uma espada de plásticos, uma bandeira com caveira, bijuterias e outros apetrechos de R$ 1,99 em um baú decorado – você pode comprar pronto ou construir com papelão e decorar. Esconda-o em algum lugar da casa, prepare um mapa com dicas da localização e entregue ao “pirata” no Dia das Crianças. Está feita a brincadeira!

dia das crianças

Encontre um baú de pirata para montar o presente do Dia das Crianças

Fantasia

Liberte a heroína ou o super-herói que existe em cada criança presenteando-a com os trajes e acessórios de seu personagem favorito. Mulher-Maravilha, Homem Aranha, Branca de Neve, Homem de Ferro, mágico, fada, entre outras, são algumas das fantasias que você encontra à disposição em lojas especializadas. Porém, se tiver paciência e criatividade, vale criar a sua própria versão.

Lembre-se que também é possível incluir maquiagem na caracterização e pensar em brincadeiras para estimular a imaginação da molecada.

dia das crianças

Veja uma lista de fantasias infantis à venda no Mercado Livre

Kit culinária

Já faz um tempo que os programas de Gastronomia estão em alta. Se os seus filhos, netos ou sobrinhos gostam de acompanhar o assunto, eis a oportunidade de torná-los mini chefs. Panelinhas e comidinhas de plástico são bem comuns então, se você quer ser diferente, invista em um kit exclusivo e personalizado.

Pense em uma receita simples, como a de cupcake, e em uma caixa organize alguns utensílios e os ingredientes necessários em pequenas porções. Por exemplo, farinha, chocolate, leite, confeitos para decorar, avental, espátula de confeiteiro e forminhas de silicone coloridas. Nesse caso, durante o preparo do quitute, a brincadeira deve ser supervisionada por um adulto.

dia das crianças

Confira uma seleção de forminhas de silicone para fazer cupcake

Jogos de tabuleiro

Sejam de ação ou estratégia, jogos são uma boa pedida em quase todas as idades – o que varia é o nível de complexidade. Além dos clássicos como Detetive, Imagem & Ação, War e Banco Imobiliário, passe um tempo pesquisando as novidades que estão fazendo sucesso por aí. Entre os premiados pela crítica especializada estão, por exemplo, o Dixit e Concept.

O mais legal é que são ideais para juntar a turma e até você pode entrar na brincadeira!

dia das crianças

Pesquise o melhor preço do jogo Imagem & Ação no Mercado Livre

Materiais artísticos

Para crianças menores, de 2 a 6 anos, itens de papelaria como giz de cera, guache, canetinha ou lápis de cor são uma ótima opção de entretenimento. Você pode montar conjuntos simples, com um estojo e um livrinho para colorir, ou mais elaborados, que incluem lousa, cavalete, pincéis e tinta.

A embalagem também é um diferencial: estojos, baldinhos, canecas com desenho etc. Basta escolher o que mais tem a ver com o seu artista júnior.

dia das crianças

Confira uma seleção de lápis de cor para incluir no kit artístico da criançada

Para construir

Essa é para a molecada ser inventiva e treinar a habilidade motora! Compre blocos de materiais, tamanho e formatos variados, com ou sem detalhes, em função da idade de quem vai brincar com as peças. Os mais famosos são da marca LEGO, mas você encontra facilmente conjuntos de madeira de diversos fabricantes, inclusive com um preço mais acessível.

Na hora da diversão deixe a criança livre ou proponha um desafio como, por exemplo, reproduzir um determinado objeto ou montar um cenário com casas e ruas.

dia das crianças

Encontre conjuntos de blocos de madeiras em diversos tamanhos no Mercado Livre

Tablet infantil

Caso as ideias anteriores não tenham lhe convencido, aproveite as benesses da tecnologia e compre um tablet infantil para o pequeno. Atualmente, você encontra versões com custo atraente e específicas para esse público. Além do design lúdico, esses dispositivos trazem jogos e conteúdos educativos voltados à alfabetização e ao desenvolvimento cognitivo.

No mercado há modelos infantis, tais como da Galinha Pintadinha e dos personagens Disney.

dia das crianças

Compare o preço dos tablets infantis à venda no Mercado Livre

Claro, além de todas essas ideias, carrinhos, bonecas, bolas, dinossauros, livros e bichinhos de pelúcia nunca saem de moda. Você também pode pensar em lembrancinhas como doces em embalagens criativas, cofrinhos em formatos variados, copos divertidos, almofadas e outros apetrechos para o dia-a-dia. O importante é estar atento ao que faz os olhinhos da criança brilhar! Preparado para o próximo Dia das Crianças?

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!