Descubra os melhores alimentos para harmonizar com vinhos

Tinto, rosé, branco, espumante, suave, seco… São tantas opções de vinhos, que pode parecer difícil entender sobre o assunto e harmonizar com o alimento ideal. Por isso, separamos algumas dicas para quem está entrando nesse universo para mostrar como pode ser fácil e gostoso falar sobre vinhos.

Entender sobre vinhos não é tão complicado quanto parece. Quem está entrando nesse mundo agora precisa saber da primeira a mais importante regra: o sabor dos alimentos e do vinho precisam se complementar, ou seja, um gosto nunca deve ser mais forte do que o outro, eles precisam funcionar em harmonia para o paladar.

Depois de saber disso, fica mais fácil pensar quais alimentos funcionam com determinados vinhos, por exemplo, se você for comer algo muito doce, evite os vinhos ácidos, porque eles tendem a ficar com o sabor ainda mais intenso, o que faz o paladar destacar apenas o álcool do vinho e deixar de lado os toques frutados.

De forma geral, espumantes e frisantes combinam com saladas e algumas frutas; vinhos brancos e rosés harmonizam com peixes, frutos do mar e massas ao molho branco; os tintos são conhecidos por se complementar com carnes vermelhas; já vinho doces casam com queijos azuis e sobremesas.

Agora que você já sabe o básico, chegou a hora de complicar – mas só um pouquinho. Essas são regras gerais, porque tudo depende do modo de preparo dos alimentos, como o ponto da carne, molhos e acompanhamentos. Além disso, existem vinhos bem diferentes um do outro dentro de cada categoria.

Saiba quais são os alimentos mais difíceis de harmonizar com vinho

Ovo

É unânime: todo bom entendedor de vinho sabe que é praticamente impossível achar um vinho que funcione com ovo, mas você pode fazer testes com vinhos mais leves, como Borgonha e vinho branco quase neutro da uva Riesling.

Vinagrete

Por ser muito ácido, também é difícil de achar o vinho perfeito, mas os acompanhamentos podem ajudar a suavizar essa combinação. Vinhos brancos leves e ácidos são os mais indicados. A dica aqui é não gastar dinheiro com opções muito caras, já que o vinagrete impede a degustação aguçada.

Peixes defumados

O sabor desses pratos costumam ser muito fortes, por isso, é necessário encontrar opções que consigam fazer um equilíbrio de sabores. Vinhos brancos amadeirados e glicerinados são as melhores alternativas.

Sorvete

O gelado do sorvete faz com que as papilas gustativas se neutralizem, ou seja, sentimos menos os sabores dos alimentos e bebidas. Por isso, opte por vinhos de colheita tardia, porque possuem teor alcoólico elevado, com alto nível de açúcar residual. As castas mais comuns do mercado são Sauvignon Blanc, Riesling, Gewürztraminer, Furmint e Sémillon. Existe outro detalhe importante dessa combinação: não se esqueça de servir o vinho bem gelado, para não contrastar com o gelado do sorvete.

Legumes frescos

Esse prato possui muita acidez e suco verde, ou seja, nada de escolher um vinho com alto teor alcoólico. Procure comprar um frisante, que possui menos álcool em sua formação.

Agora que você já sabe o que é mais complicado de harmonizar com vinhos, chegou a hora conhecer os alimentos mais recomendados para combinar com a bebida.

Descubra os melhores alimentos para harmonizar com vinhos

Baguetes

Engana-se quem acha que pão é tudo igual, e que todos eles caem bem com os mesmos vinhos. Cada pão possui ingredientes e texturas singulares, por isso, é necessário analisar cada caso separadamente. Nós recomendamos especificamente as baguetes, porque são os mais famosos para fazer essa combinação.

Baguetes costumam casar bem com uvas tradicionais da França. Os vinhos que têm esse ingrediente são Pinot Grigio e Cabernet Sauvignon.

alimentos harmonizar vinhos

Experimente os melhores vinhos Cabernet Sauvignon do mercado

Carne assada com muita gordura

Um exemplo de carne com muita gordura é a picanha, que tende a ser pesada e de sabor intenso, por isso, indicamos três vinhos tintos para acentuar o sabor do prato e da bebida: Malbec Argentino, Tannats e Syrahs.

alimentos harmonizar vinhos

Apaixonado por vinho? Veja opções de Malbec Argentino no Mercado Livre

Carnes leves e de pouca gordura

Se você for cozinhar almôndegas, carne moída ou carne de panela, sugerimos um vinho tinto leve para casar com a suavidade do sabor dos pratos. Pinot Noir e Merlot são os mais famosos.

harmonizar vinhos

Veja opções de Pinot Noir no Mercado Livre

Frango assado ou cozido

O vinho tinto seco leve é uma ótima pedida para compatibilizar com essas carnes magras e suaves. Tente provar o Syrah ou o Terralis.

alimentos vinhos

Compre agora um vinho Syrah no Mercado Livre

Peixe cru ou grelhado

Pratos de sabores mais suaves, esses peixes buscam pela combinação de um vinho leve da mesma forma, por isso, o branco é o mais indicado.

vinhos hamonizar

Existem muitas opções de vinho branco no Mercado Livre. Confira!

Queijos amarelos

Parmesão e gouda são grandes pedidos na hora de harmonizar com vinhos, mas você já sabe que não dá para ser qualquer um, né? Vinho tinto seco vai deixar essa combinação ainda mais gostosa.

comida vinhos

Prepare uma noite de queijos e vinhos com essas opções de vinhos tintos secos

Queijos brancos

Em uma noite de queijos e vinhos, não dá para deixar de lado o Brie e o Camembert. Ambos caem muito bem com espumantes.

alimentos vinhos

Encontre o espumante perfeito para a sua receita

Massas italianas

Vinho rosé funciona perfeitamente com massas italianas, porque essas bebidas têm como característica a leveza e o frescor.

alimentos combinam vinho

Compre o vinho rosé ideal para sua receita

Bolos

Também dá para incluir na hora da sobremesa! É só você optar pelo vinho do Porto, que conseguirásentir o sabor tanto do prato, quanto da bebida.

alimentos vinhos

Veja opções de vinho do Porto por diferentes faixas de preço

Essas dicas são ótimas para quem quer começar a entender melhor de vinhos. Mas lembre-se que o importante é curtir o sabor. Dessa forma, não fique muito preso a todas as regras. Faça testes e descubra qual combinação te agrada mais, afinal, cada pessoa tem um paladar e percepção diferente de outra.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!