Black Friday: dicas para comprar melhor

Final de ano chegando e começa o planejamento do Natal, da viagem no Réveillon e, claro, para as compras no Black Friday! Consolidada no calendário do comércio brasileiro, a data é uma ótima oportunidade para economizar. Mas, se você quer aproveitar de verdade, é preciso estar atento. Confira algumas dicas e não erre na hora da compra.

Anote na agenda: 24 de novembro acontece mais uma edição do Black Friday, e as expectativas não são baixas. Segundo dados da pesquisa “Thank God It’s Black Friday”, realizada pelo Google, a previsão é que as vendas no país batam um novo recorde e movimentem cerca de 2,2 bilhões de reais só pela web. Isso porque o consumidor segue na busca pelo melhor preço e tem acompanhado de perto os descontos nas lojas participantes. Entre os itens mais procurados estão smartphones e roupas, seguido por passagens aéreas e reservas de hotel.

Se você pretende participar do evento e descolar alguns produtos com preço mais baixo que a média, é bom estar preparado. Fazer lista, pesquisar, conhecer as lojas e estabelecer um limite de gastos são algumas tarefas simples que podem lhe ajudar a escapar de uma roubada.

Dicas para comprar e aproveitar melhor o Black Friday

1. Organize uma lista de desejos

Faça uma relação de produtos que você pensa em comprar nos próximos meses e aproveite para pesquisar sobre os itens com antecedência. Por exemplo, você quer comprar um smartphone novo, mas ainda não sabe bem o modelo? A hora de pesquisar é agora, assim quando chegar a data você já terá decidido e será mais fácil de encontrar uma boa oferta.

Se a sua lista de desejos tiver muitos artigos, coloque-os em ordem de prioridade. Acredite, quando surgirem milhares de promoções na sua tela, ficará mais fácil manter o foco e comprar o que importa.

black friday

Para ajudar na sua busca, confira uma seleção de smartphones novos no Mercado Livre

2. Planeje o orçamento

Apesar do momento propício a gastos, é fundamental estipular uma verba limite para o dia e, no caso de compras com cartão de crédito, prever a quantidade e o valor das parcelas. Controle seus impulsos!

3. Pesquise com antecedência

Para aproveitar as melhores ofertas, a estratégia é ficar por dentro dos preços. Comece pesquisando os produtos semanas antes, consultando buscadores e as principais lojas do mercado para comparar as variações. Em novembro você vai ser capaz de avaliar se a oferta realmente está valendo a pena.

4. De olho nas lojas

Uma boa dica para evitar dor de cabeça é ficar atento às avaliações do vendedor ou comprar em sites que você já conhece. Aquele par de tênis que você está namorando há um tempo, por exemplo, pode estar mais em conta no dia 24 de novembro – daí é só fazer o login e colocar no carrinho.

Porém, se a oferta que procura está numa loja em que você nunca comprou, informe-se e busque opinião de outros clientes antes de fechar seu pedido.

black friday dicas para comprar melhor

Garanta seu tênis de caminhada, veja uma lista com várias marcas e modelos

5. Use o cartão de crédito

Pode parecer estranho, mas pagar com o cartão de crédito é o melhor método. Além de mais rápido, ele acaba sendo o mais seguro: apenas empresas com a documentação em dia oferecem a opção, já que o processo é feito em conjunto com a operadora ou via sistemas como Mercado Pago. E caso tenha algum problema, você ainda pode solicitar o estorno da operação. Afinal, ninguém espera pagar por um produto, como uma Smart TV ou um notebook, e não recebê-lo depois.

black friday

Compare o preço de Smart TVs de 60” e escolha a sua

6. Conheça as políticas da loja

Na hora de finalizar a compra, é importante estar ciente das regras para troca ou devolução da loja e também do sistema de envio. Devido ao grande volume de venda, muitos sites alteram o esquema de frete – então, veja sempre as tarifas e o prazo previsto para a entrega.

7. Registre todo o processo de compra

Guarde todas as informações referentes ao seu pedido, como o seu número de identificação, a descrição dos produtos que o compõe, a previsão de entrega, confirmação de pagamento e possível código de rastreamento (após o envio). Geralmente, você recebe tudo por e-mail mas, se achar necessário, tire print das telas ao longo da compra.

A dica é válida, principalmente, nos casos de passagens aéreas ou reserva em hotéis. A procura por promoções de pacotes turísticos aumenta durante o evento de compras, isso significa que a disputa por uma vaga e a chance de problemas também é maior. Por garantia, registre todas as características do serviço contratado.

black friday celular

Planeje o seu final de ano, descubra pousadas e hotéis pelo Brasil

Apesar do Black Friday só rolar em novembro, vale dar início aos preparativos algum tempo antes. Assim, você identifica rapidinho as promoções de verdade, economiza tempo e, principalmente, dinheiro. Boas compras!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!