Motivos para comprar uma TV 4K

Pode parecer ficção científica, mas em apenas 20 anos os televisores evoluíram tanto que fica difícil associar aqueles velhos aparelhos de tubo às telas finas, com cores vivas e extremamente nítidas de hoje em dia. A última inovação no assunto são as TVs 4K – confira seus diferenciais e descubra se ela vale o investimento.

Com a tecnologia avançando a passos largos, a televisão se tornou interativa e oferece uma qualidade de imagem cada vez mais surpreendente. É o caso dos modelos 4K ou Ultra HD, que estão ganhando espaço no mercado brasileiro e levando empresas de conteúdo, como a Netflix e a Rede Globo, a investir gradativamente em novos modos de produção.

Durante a abertura da SET EXPO, maior evento sobre conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab afirmou que o Brasil deve adotar esse sistema para TV Digital até 2020. A declaração vem de encontro com a chegada em massa de modelos 4K no mercado nacional. Mas, afinal, é interessante ter uma dessas TVs em casa?

Veja as características da TV 4K e decida se você deve comprar a sua

Boa resolução perto ou longe

Popularmente onhecidas por 4K, as TVs Ultra HD ganharam essa nomenclatura por ter resolução quatro vezes maior que as Full HD (1920 x 1080 pixels). Ou seja, a exibição é feita em telas de 3840 x 2160 pixels e o resultado são imagens de altíssima definição. Talvez, à primeira vista, você não note diferença, mas basta se aproximar para entender qual a grande vantagem.

Na prática, além de tornar as cenas ainda mais realistas, a TV 4K não tem sua imagem comprometida pela distância com o espectador. É possível instalá-la em ambientes menores, por exemplo, porque não importa se você está a um ou a três metros, a qualidade é praticamente a mesma. Mas, atenção, para que tudo funcione de acordo é preciso que o conteúdo e a transmissão acompanhem a tecnologia do dispositivo.

TV 4k comparativo

Conheça uma lista de TVs 4K disponíveis no Brasil

Produção, transmissão e exibição em sintonia

Apesar da resolução 4K estar presente em versões recém-lançadas de smartphones, tablets, câmeras de filmagem e TVs, atualmente a maior parte do conteúdo ainda é produzido em HD e Full HD. A boa notícia é que existe um movimento para que a inovação seja implementada a médio prazo: a Rede Globo, por exemplo, testou a gravação em 4K (e até 8K) de algumas cenas de novelas e seriados, como a Grande Família; a Netflix também tem alguns documentários disponíveis nessa resolução; PlayStation e Xbox trabalham com suporte para jogos em 4K; e o Youtube já permite que seus usuários façam o upload de vídeos nesse formato. É uma questão de tempo até que a tecnologia chegue a sua casa.

Agora, se você costuma utilizar serviços de streaming com frequência para ver filmes, shows e séries, fique esperto com a plataforma smart (cada fabricante tem uma específica) e o consumo de dados. Por conta de sua qualidade, os conteúdos em 4K exigem uma boa conexão com a internet. Nesse caso, por ora, a dica ainda é investir em uma tradicional Smart TV Full HD.

TV 4k resolução

Veja uma seleção de Smart TVs à venda no Mercado Livre

Sessões de cinema em casa

Quando decidir comprar um televisor 4K, saiba que provavelmente só irá encontrá-lo em tamanhos grandes. Não apenas por ser uma tendência de consumo, mas, principalmente, porque você não consegue usufruir das vantagens da ultra resolução em uma tela pequena. Por isso, elas têm a partir de 40 polegadas e chegam a mais de 90 – um verdadeiro telão de cinema!

A experiência pode ser ainda mais imersiva em displays curvos ou flexíveis – ideais para jogos, por exemplo.

tv 4k curva

Confira uma seleção de TVs com display curvo

É inegável que a tecnologia de ultra-definição veio para ficar, basta saber em quanto tempo é interessante substituir a televisão que você tem na sala. Com os frequentes lançamentos, os preços tendem a cair. Por outro lado, a demanda por esses modelos aumentará (e muito) daqui para frente. Melhor mesmo é estar atento às suas necessidades e, sempre que possível, aproveitar as ofertas!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!