As melhores caixas de som Bluetooth de 2017

Os alto-falantes sem fio estão na moda. Úteis e versáteis, eles são perfeitos para reproduzir o som em diversas ocasiões, tais como festas, almoços em família e reuniões. Os modelos e os preços variam bastante, por isso veja o que é preciso saber na hora da compra.

Elas estão em alta e são vistas cada vez mais na casa de amigos, em festas, parques e vitrines. Graças a sua praticidade, as caixas de som Bluetooth têm se tornado um dos acessórios eletrônicos mais utilizados por aí. Elas servem, por exemplo, para fazer a trilha sonora de um encontro entre amigos ou amplificar o som da voz durante uma reunião.

Porém, diante de tantas opções no mercado, escolher o modelo perfeito não é uma tarefa simples. Para lhe ajudar, organizamos um guia básico e destacamos os principais para você.

As melhores caixas de som Bluetooth

SRS-XB2, da Sony

Com conexão Bluetooth e tecnologia NFC, além da entrada para cabo P2, é uma das mais completas da categoria. Ela traz o recurso Extra Bass, que reforça os graves e maximiza o volume, e possui uma bateria que dura até 12 horas dependendo das condições de uso.

As caixas de som SRS-XB2 são à prova d’água e estão disponíveis nas cores vermelho, azul e preto. Uma boa nova para quem pretende fazer a trilha sonora da festa é que a Sony incluiu o recurso de sincronização: é possível pareá-la com outra caixa de som de mesma especificação e ter um sistema estéreo de peso, com potência de até 40 Watts.

Compre a sua caixa de som SRS-XB2 no Mercado Livre

Flip 4, da JBL

A quarta geração da linha Flip mantém a qualidade de som pela qual a JBL é conhecida. O Bluetooth é versão 4.2 e a bateria de 3.000 mAH faz com que o alto-falante dure por até 12 horas, enquanto seu recurso Connect+ permite o funcionamento com mais de 100 caixas de som compatíveis!

Entre as melhorias da Flip 4 em relação a sua antecessora está a resistência à prova d’água, que torna possível até mesmo a submersão do dispositivo.

Encontre os melhores preços para a caixa de som Flip 4

BT3500, da Philips

Ainda que a bateria dure apenas 5 horas, a qualidade do som faz o modelo valer a pena. Sua função anticorte controla os tons médios e agudos e evita distorções, principalmente durante a reprodução em volume alto.

A BT3500 possui, entre outros itens, microfone embutido e suporte às tecnologias Bluetooth e NTC. Em comparação às concorrentes, no entanto, traz uma potência RMS um pouco mais baixa (10 Watts).

caixa som bluetooth

Foto: Philips/Divulgação

Compare o preço das caixas de som BT3500, da Philips

Pulse SP222, da Multilaser

Essa é indicada para quem curte música com batidas pesadas, como rock ou eletrônico. Isso porque a caixa vem equipada com um subwoofer de quatro polegadas (duas para cada saída) e oferece uma potência RMS de 20 Watts.

Além disso, a Pulse SP22 vem com rádio FM e entrada para cartão de memória. Já a bateria promete uma duração de 6 horas.

caixa sombluetooth

Foto: Multilaser/Divulgação

Veja uma lista de caixas de som Pulse SP222 no Mercado Livre

O que é uma caixa de som Bluetooth

Em condições normais, uma caixa de som precisa de um fio que a conecte à fonte de áudio – seja um duplo, que funciona para um sistema estéreo com amplificador, ou um simples de 3,5mm, que liga os alto-falantes a um Ipod.

Quando falamos em caixa de som Bluetooth não há essa limitação, pois a tecnologia dispensa o uso do fio e seu sistema de áudio funciona apenas com o pareamento entre ela e o aparelho emissor. Essa é a característica básica e mais vantajosa desse tipo de caixinha. É possível encontrar variações de dimensão, marca e recursos.

O que as diferencia de um sistema de Wi-Fi

A primeira diferença entre as caixas de som Bluetooth comparadas àquelas que funcionam via Wi-Fi é que as primeiras são bem menores e portáteis. Já as soluções de Wi-Fi costumam ser fixas por precisarem de um ponto de ligação como, por exemplo, o roteador.

O segundo ponto é que as opções via Bluetooth, diferente das que utilizam Wi-Fi, são conectadas diretamente à sua fonte (smartphone ou um tablet). E, por último, nota-se uma qualidade de áudio ligeiramente maior nos sistemas Bluetooth em virtude da natureza de sua transmissão.

speaker bluetooth

Confira as caixas de som Bluetooth portáteis disponíveis no Mercado Livre

Vantagens das caixas de som Bluetooth

Não é à toa que as caixas de som Bluetooth fazem tanto sucesso. Entre as suas principais vantagens vale destacar que:

  • Esse tipo de caixa permite a conexão sem o uso de fios e, independente da marca, tende a ser muito mais leve e compacta que os alto-falantes convencionais;
  • Podem ser ligadas a smartphones, tablets e outros dispositivos sem a necessidade de cabos extras;
  • A maioria é portátil e, por isso, ótimas para levar ao parque, à praia ou qualquer outro local onde você queira ouvir música ou amplificar o som da voz;
  • Em geral, são bem rígidas e resistentes – algumas são, inclusive, à prova d’água;
  • Apresentam uma economia considerável de energia, pois dispensam adaptadores externos para a fonte;
  • Sua interface é simples e adequada a praticamente todos os usuários;
  • Têm um bom custo-benefício – considerando a média de preço e qualidade do som.

O que levar em conta na hora de comprar uma caixa de som Bluetooth

Evite gastar dinheiro comprando uma caixa de som Bluetooth que não seja adequada às suas necessidades. No momento da escolha, tenha em mente que a potência de saída ideal para os alto-falantes Bluetooth é entre 15 e 20 Watts. Leve em conta também as funcionalidades, pensando sempre em seu próprio perfil: onde vai usá-la? Pretende reproduzir música ou falar em reuniões ou eventos?

Agora que você tem mais informações, pode decidir qual caixinha de som Bluetooth corresponde melhor às suas expectativas. Compare os preços e compre a sua!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!