Como melhorar a postura no trabalho

Você sabia que o principal motivo de afastamento e faltas no trabalho é a dor nas costas? Trabalhar muito tempo em pé ou sentado pode causar danos à saúde em curto, médio e longo prazo, como lesão por esforço repetitivo (LER), fadiga muscular e até mesmo complicações cardíacas.

Se você trabalha por horas e horas em pé ou sentado, precisa redobrar a atenção com a posição para evitar problemas futuros. A postura incorreta pode causar danos a curto prazo, como leves dores nas costas e nos punhos, e a longo prazo, como hipercifose – quando a coluna fica corcunda – e complicações cardíacas, já que o coração precisa trabalhar mais para conseguir fazer o sangue circular pelo corpo inteiro quando você fica sentado por muito tempo.

Posicionar-se de maneira correta ajuda na distribuição uniforme do peso e das pressões aplicadas no corpo, o que diminui o desgaste, principalmente da coluna. Para alcançar a posição perfeita, é necessário entender mais sobre ergonomia, um campo relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho.

Aplicar ergonomia traz benefícios tanto para o funcionário, que fica menos cansado, evita lesões e, ainda por cima, se sente mais valorizado por trabalhar em um ambiente ideal para sua saúde, quanto para a empresa, que diminui os gastos com faltas, afastamentos e indenização.

Além disso, um funcionário trabalhando com equipamentos e em ambientes adequados fica mais relaxado e motivado, o que aumenta a produtividade.

Não tenha medo de exigir produtos ergonômicos para a sua empresa. Existe uma lei chamada NR 17, formalizada pelo Ministério do Trabalho, que estipula que o empregado deve trabalhar em condições ideais e seguras para sua saúde e bem-estar.

Saiba como manter a postura correta

A busca pela postura perfeita começa muito antes da jornada de trabalho. De início, é necessário manter uma rotina de exercícios para acabar com o sedentarismo. Pilates, hidroterapia e RPG (Reeducação Postural Global) são as atividades que mais contribuem com a postura.

Além disso, lembre-se de mantê-la correta em todas as atividades, desde as mais leves, como lavar a louça, até carregar caixas e objetos pesados.

O alongamento também é um ótimo aliado, pois atua diretamente na musculatura, tendões e articulações, prevenindo lesões e aumentando a força muscular, além de trazer mais flexibilidade.

Dar pausas durante a jornada de trabalho é crucial. Levante-se, dê uma volta no escritório e alongue rapidamente para melhorar a qualidade do seu dia a dia.

Posição ideal para trabalhar sentado

A cabeça pesa, em média, 5kg, e quando você se inclina para ler, pode sobrecarregar o pescoço com uma carga que passa a ser de 13kg. Por isso, ao olhar para o computador, mantenha uma linha paralela entre o queixo e o chão.

Evite cruzar as pernas, deixe-as ligeiramente afastadas e sinta a sola do pé encostar inteiramente no chão. Os joelhos devem se dobrar a ponto de formar um ângulo de 90º.

Sente-se sobre o osso do bumbum, mas não deixe as costas completamente retas. Escorregue um pouco o quadril para frente, para que as suas costas possam encostar na cadeira. O ideal é que a sua coluna forme um “S” suave naturalmente.

Os antebraços devem estar sempre apoiados e mantendo uma linha reta entre as mãos e os cotovelos.

Posição ideal para trabalhar em pé

O corpo humano não foi feito para aguentar longos períodos sustentando seu próprio peso, o que se agrava com a posição incorreta. Por isso, deixe os pés ligeiramente afastados, mantendo-os alinhados com o quadril.

Sinta o peso do corpo dividido igualmente entre as duas pernas e pela sola do pé inteira. Se você sentir que está sobrecarregando algum dos lados, tente se posicionar novamente.

Não trave os joelhos, mantenha-os ligeiramente dobrados. Isso também vai te ajudar a manter a coluna com uma curvatura suave. Procure manter a postura ereta, sem abaixar o pescoço.

Para conseguir manter a postura correta, é necessário fazer alguns ajustes e adquirir produtos ergonômicos.

Veja dicas de produtos para manter a postura no trabalho

É importante lembrar que você precisa procurar um profissional para atender demandas pessoais e aprender as orientações de uso dos equipamentos.

Suporte de monitor e notebook

Muitas pessoas usam livros e revistas para deixar o monitor na altura perfeita, porém, o ideal é usar um suporte com ajustamento.

Esses equipamentos alinham a visão com a tela, o que reduz a dor no pescoço e na região lombar.

 

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Apoio para antebraço

Posicione o apoio de antebraço em sua mesa para manter uma linha reta entre as mãos e o cotovelo e relaxar o braço todo no encosto. O equipamento ajuda a diminuir a tensão do pescoço e melhora a irrigação sanguínea.

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Mouse pad e apoio para teclado

Ambos reduzem as chances de lesão por esforço repetitivo (LER) e diminuem o formigamento nas pontas dos dedos. Mantenha os punhos retos ao utilizá-los.

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Apoio para os pés

O ideal é manter os pés 100% sustentados em cima do apoio para os pés, o que aumenta a circulação sanguínea das pernas, corrige a postura, evita formigamento, aparecimento de varizes e dores nas costas.

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Manter a postura correta é um exercício rotineiro, que melhora a cada dia. Policie-se para melhorar a posição no trabalho todos os dias. Quando você perceber, estará aplicando todas essas dicas naturalmente.

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