Você é o que você compra: o lifestyle como categoria de consumo

Identificar o que as buscas e as compras do seu cliente dizem sobre o estilo de vida dele pode expandir suas possibilidades de vendas

Preocupado com o meio ambiente, praticante de esportes ou passando por um período de mudança na vida. As buscas por produtos e serviços no seu e-commerce podem definir o estilo ou o momento da vida que o consumidor está vivenciando. Identificar esses perfis é a chave para estabelecer um diálogo e gerar negócios.

Segundo o relatório de tendências do Google para as categorias de Móveis e Decoração, “mudanças na vida são gatilhos importantes na segmentação da comunicação”. A chegada de um bebê, por exemplo, pode ser caracterizada por um período longo de procura por móveis, roupas e demais artigos ao longo do crescimento da criança. Ao perceber esse comportamento de buscas, é possível entregar para o seu cliente um resultado de pesquisa segmentado, com itens relacionados a essa fase, auxiliando o consumidor a encontrar outros itens de interesse e aumentando o tíquete médio.

O lifestyle do consumidor pode ser percebido nas mais diversas categorias de produtos. Por exemplo, um praticante de crossfit tem um comportamento social e de consumo diferente dos demais, procura sempre um estilo de vida mais saudável, desde sua alimentação até os produtos, sejam eles relacionados ou não com a prática do esporte. “Identificamos esse hábito e criamos uma página que agrupa todos os produtos deste universo para responder às buscas dessa pessoa – ou seja, quando alguém pesquisa por “crossfit” no Mercado Livre, conseguimos entregar uma página de resultados que vão desde tênis para o treino até um fone de ouvido bluetooth”, explica Fernando Jacobucci, head da categoria de moda do Mercado Livre Brasil.

Ou seja, você pode ler as buscas do seu cliente e ir além da afirmação “esse item é um sucesso de vendas”. Entender o que está por trás daquela pesquisa e identificar tudo o que o seu consumidor pode te dizer sobre ele quando procura por um produto, é uma excelente oportunidade para gerar negócios.

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