Social Listening: por que é tão importante ouvir o seu público?

O monitoramento de marca pode indicar novas aplicações para o seu produto e gerar novas oportunidades de negócio

O que a Coca-Cola e o jeans têm em comum? Todos eles foram criados com um propósito e assumiram um papel diferente – e muito maior que seu apelo inicial. A Coca-Cola, por exemplo, foi concebida como tônico para os nervos e hoje, além de ser o refrigerante mais consumido no mundo, seu principal produto é lifestyle. O jeans foi desenvolvido inicialmente como um tecido resistente e flexível para o dia a dia dos mineradores, mas se popularizou e virou um coringa nos guarda-roupas de todo o mundo.

Quando o empresário William Fechio, dono da loja RelógioShop, começou a vender o fidget spinner no Mercado Livre, acreditava se tratar apenas de um novo brinquedo da moda (como falamos nesse texto aqui), mas começou a receber o contato de diversas mães que acreditam que o produto tinha funções terapêuticas. “Fiquei até meio assustado quando recebi mensagens de mães de crianças com autismo, por exemplo, pedindo que eu mandasse o spinner o mais rápido possível porque era parte do tratamento da criança”, conta.

Os efeitos terapêuticos do fidget spinner não são cientificamente comprovados, mas muitas pessoas alegam utilizar o brinquedo para aliviar o estresse ou aumentar o foco. Entretanto, a mudança de significado do produto não foi planejada, mas aconteceu a partir da aplicação que os consumidores deram a ele.

Ouvir o como o seu público usa o seu produto pode trazer insights poderosos para o seu negócio

Entender esse novo significado e direcionar a comunicação do seu negócio para o caminho apontado pelo seu cliente já foi mais complexo, como nos tempos em que o jeans e a Coca-Cola foram criados, por exemplo. Mas, hoje o empreendedor digital tem a internet e, especialmente, as redes sociais como aliadas, em um ambiente em que o consumidor se posiciona ativamente sobre o que consome e, principalmente, como consome.

Colocar em prática o social listening e monitorar o que é dito sobre sua marca e seu segmento nas redes sociais pode trazer insights sobre o perfil do seu público, a usabilidade e as aplicações do seu produto. A partir da classificação e análise das informações coletadas é possível corrigir os rumos da estratégia e redirecionar o diálogo para responder às necessidades do consumidor.

Pode parecer difícil, ou caro, porém é possível adaptar o social listening ao tamanho do seu negócio. Se você é um micro ou pequeno empreendedor, por exemplo, um pouco de tempo e uma planilha no Excel podem resolver. Basta dedicar algumas horas do seu dia para buscar pelo nome da sua marca nos campos de busca das redes sociais e colocar todos os resultados numa planilha, classificando assunto, sentimentos e transformando os resultados em conclusões. Se o seu negócio for médio ou grande, a utilização de ferramentas de monitoramento pagas podem te ajudar a coletar essas informações de forma ágil, possibilitando a análise dos dados e gerando insights. Faça da mudança uma oportunidade para atingir novos nichos de mercado e gerar negócios.

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