Sazonalidade: quem é o seu público em cada época do ano?

A audiência da sua loja pode mudar ao longo do ano e você precisa adaptar sua estratégia para aproveitar novos nichos e oportunidades

Já falamos aqui que os consumidores esperam ofertas especiais em datas comemorativas como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal (confira o Insight). Mas, você já pensou que o perfil demográfico da sua audiência pode mudar sazonalmente?

A partir do mapeamento dos clientes que consomem em sua loja, você pode identificar seu gênero, idade, origem e preferências. Com isso, é possível direcionar seus esforços de comunicação (newsletter, publicidade, mídia e outros) para estabelecer um diálogo com esse perfil de usuário impactando de forma positiva o seu faturamento. Entretanto, as datas comemorativas podem influenciar – além da demografia – nos interesses do seu público e “exigir” que você faça adaptações na sua estratégia.

O empresário Tadeu Nogueira, sócio da Pens and Dolls, identificou que sua audiência é majoritariamente masculina (cerca de 80%) e, por isso, direciona seu investimento em mídia (anúncios) para esse público, conseguindo um ROI (sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”) muito maior.

Porém, seguir essa estratégia nos meses de junho e agosto é sinônimo de prejuízo certo. “Perto do Dia dos Namorados e do Dia dos Pais a audiência da minha loja inverte. Eu demorei para perceber e entender isso, mas hoje parece muito óbvio pensar que quem compra nessas datas são as mulheres buscando presentes”, conta.

Quando percebeu o comportamento, Tadeu adaptou o planejamento das campanhas de mídia e conseguiu manter uma conversão positiva dos seus anúncios durante todo o ano.

Estar atento às mudanças de interesse e comportamento do seu consumidor para adaptar a comunicação da sua marca é a melhor maneira de aproveitar oportunidades para realizar vendas.

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