Vai reformar? Calcule a quantidade de material de construção

Encarar uma reforma exige paciência e disposição. Mesmo com o projeto definido e a mão-de-obra contratada, ainda é preciso comprar o material. E, nessa etapa, é importante evitar desperdícios! Confira as dicas e descubra como calcular as quantidades certas para cada item.

Você escolheu tudo nos mínimos detalhes: o revestimento dos banheiros, o piso da cozinha, a cor da fachada e está pensando até se vale dividir algum cômodo maior e torná-lo dois. Com o projeto em mãos, contratou o serviço especializado e agora, só falta o material de construção. O mestre de obra ou o pintor pode sugerir as quantidades, mas, se você quer fazer algo por conta própria ou não tem as informações a tempo, saiba que é possível calcular tudo facilmente.

Boa parte dos produtos embalados, como tintas e sacos de rejunte, trazem informações de rendimento e modo de uso no rótulo. Porém, as condições da superfície, os utensílios para a aplicação e a experiência de quem está executando o trabalho são alguns dos fatores que devem ser considerados. Já no caso de tijolos, blocos, pisos e azulejos você deve estar atento ao formato de cada item e levar em conta a área a ser preenchida. Veja agora como não errar nas quantidades e evitar gastos desnecessários durante a compra.

Saiba como calcular a quantidade de cada material de construção

Tijolos e blocos

Disponíveis no mercado em diversos materiais e tamanho, os tijolos e blocos devem ser calculados de acordo com as suas dimensões e a área de construção na qual serão utilizados. O tipo mais comum em construções civis de pequeno porte são os tijolos de cerâmica com medida de 9cm x 19cm x 39cm, por isso, ele será o nosso exemplo. Mas, fique tranquilo, a metodologia funciona para qualquer um dos que você escolher. Para saber quantas unidades comprar na hora de levantar uma parede, siga o passo-a-passo:

  1. Calcule a área total a ser construída. Então, se a extensão é de 3m e o pé direito é de 2,70m, são 8,1m²;
  2. Em seguida, descubra a área total do tijolo multiplicando seu comprimento por sua altura. Se considerarmos um de dimensões 9cm x 19cm x 39cm, converta para metros e o resultado é 0,19m x 0,29m = 0,0551m²;
  3. Com essas informações, basta dividir a área total da parede pela do tijolo: 8,1m²/0,0551m² = 147 unidades.

Lembre-se de incluir uma margem de segurança de 10% para qualquer perda que possa vir a ocorrer durante o transporte ou o manuseio. Para uma precisão maior, desconte a área de portas e janelas no cálculo.

material de construção

Compre a quantidade necessária de tijolos para a sua construção no Mercado Livre

Pisos e azulejos

Assim como acontece nos tijolos, as dimensões do material escolhido fazem toda a diferença. Para calcular a área a ser revestida multiplique o comprimento pela largura e, depois, divida esse valor pela área total do piso ou azulejo em questão. Não se esqueça de contabilizar o rodapé e o percentual de segurança.

No caso de aplicação na diagonal, acrescente 20% na quantidade, e em peças estampadas, tenha em mente que você vai gastar a mais por causa do encaixe dos desenhos e recortes.

Além da margem destinada as perdas, uma boa ideia é comprar, pelo menos, uma caixa extra do modelo escolhido. Isso vai lhe poupar dor de cabeça quando houver qualquer manutenção, já que muitas vezes pode ser difícil encontrar o modelo igual.

material de construção

Encontre várias opções de azulejo para revestir a sua casa

Cimento

Um dos materiais mais utilizados em obras é composto basicamente por uma mistura de calcário e argila. O cimento está disponível em diversas versões no mercado e, com as proporções adequadas, serve para a construção de alicerces, paredes, lajes e acabamentos. Então, preze pela qualidade!

Ainda que você compre o cimento por quilo, a medida mais comum para o preparo de massas é a lata de 18L – por isso, quando se estima a quantidade, a unidade é o m³. Para calculá-la, identifique a finalidade do cimento e siga as instruções de cada fabricante. Por exemplo, o chapisco é uma camada mais grossa que o reboco e, geralmente, segue o traço 1:4 (cimento e areia, respectivamente).

Por último, não esqueça que o cimento empedra com facilidade e requer um armazenamento adequado. Pensando nisso, evite a perda do material e compre-o conforme a sua necessidade.

material de construção

Compare o preços de cimentos de diversas marcas no Mercado Livre

Tintas

Na reta final para o término da casa nova, chegou o momento de escolher as cores de cada ambiente. Acrílica, látex PVA, Inodora, Esmalte e Epóxi são apenas alguns dos tipos de tinta que você encontra em lojas especializadas e que são indicadas para pinturas variadas. Áreas externas, expostas ao sol e a outras intempéries, requerem um produto mais resistente que aqueles usados no quarto.

O rendimento também varia em função da marca e da superfície a ser aplicada. Paredes com texturas ou mais porosas absorvem uma quantidade maior de tinta. Porém, o cálculo básico da quantidade a ser gasta por demão pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Multiplique a largura da parede pela altura;
  2. Depois, some a área de todas as paredes. Por exemplo, se o salão a ser pintado tem uma metragem de 10m x 5m e pé direito de 2,70m, a conta é: 10m x 2,70m x 2 paredes + 5m x 2,70m x 2 paredes = 81m²;
  3. Para saber a quantidade de tinta necessária para uma demão, divida a área total pelo rendimento indicado na embalagem. Ou seja, se a cobertura for de 70m²/Litro, o resultado é: 81m² / 70m² = 1,2L.

Claro, não deixe de pensar na quantidade de demãos. Ah, e preste bastante atenção quando optar por tintas especiais porque o tom pode ficar um pouco diferente no segundo preparo.

material de construção

Veja uma lista de tintas látex disponíveis no Mercado Livre

Pronto! Com todos os macetes ficou mais simples comprar o material de construção, garantir a economia e ter a casa dos sonhos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!