Dicas para escolher o seu primeiro imóvel

Além de ser uma decisão importante, encontrar o imóvel ideal exige paciência, dedicação e, claro, o mínimo de planejamento financeiro. Então, pensando em lhe ajudar, reunimos as principais dicas para você evitar dor de cabeça e conseguir o seu espaço.

Segundo dados de inteligência de mercado da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, o brasileiro muda, em média, apenas 1,8 vezes de imóvel próprio na vida. Esse número é baixo se comparado ao de países europeus, por exemplo, onde isso acontece cerca de 8 vezes ao longo da vida de uma pessoa. Aqui, um dos principais motivos para a troca da casa própria é o crescimento da família e a necessidade de mais espaço.

No geral, vender e comprar imóveis tende a ser um processo cansativo e não muito barato para quem não é do mercado imobiliário. Por isso, o ideal é pensar bem na primeira aquisição para começar a jornada com o pé direito. Dê uma olhada e fique por dentro do que é importante na hora da compra:

O que você precisa saber para a escolha do seu primeiro imóvel

Defina a sua futura casa

Antes de sair procurando na página de classificados, é preciso ter uma ideia do que é relevante para você. Um bom começo é pensar nos seus planos e listar as prioridades: espaço para as crianças, uma sala ampla para receber a família e os amigos, número de vagas na garagem, escritório etc. Quantos e quais cômodos são essenciais?

Se viaja com frequência ou quer uma boa área de lazer à disposição, por exemplo, vale pensar em um apartamento. Caso prefira mais espaço privativo, talvez um sobrado seja interessante. Tudo vai depender do seu estilo de vida.

primeiro imóvel estrutura

Veja uma seleção de apartamento com 2 quartos disponíveis em São Paulo

Escolha a região ou os bairros que valem a pena pesquisar

O segundo ponto a ser considerado é onde você gostaria de morar, considerando o custo de vida e a sua rotina. Para conhecer as características de uma região vale ler sobre o bairro nos jornais, receber uma indicação bacana, procurar sites especializados e, é claro, bater muita perna por aí.

primeiro imóvel localização

Confira uma lista de apartamentos novos à venda por até R$ 400 mil

Veja o imóvel e conheça a vizinhança

Depois da seleção prévia, é hora de começar as visitas a todos os imóveis selecionados. Nesse momento, é importante avaliar se o bairro oferece uma infraestrutura de acordo com as suas expectativas: supermercados, farmácia e outros comércios, linhas de ônibus ou estações de trem ou metrô próximas, entre outros.

Uma dica é conversar com a vizinhança e passar no local em horários e dias variados da semana, só para ver o movimento e sentir o clima da região. Afinal, você precisa se sentir bem no seu futuro imóvel.

primeiro imóvel vizinhança

Encontre casas à venda nas principais cidades do país

Considere todos os custos envolvidos

Um fator essencial para tornar o sonho realidade é ter o mínimo de planejamento financeiro. O investimento em um imóvel é alto e deve ser calculado levando em conta não apenas o valor do bem em si, mas também as taxas e os custos da papelada envolvidos no processo.

Caso opte pelo financiamento, não esqueça de fazer a simulação das parcelas e ver se, a médio e longo prazo, elas não vão pesar demais no seu orçamento mensal. É preciso incluir na conta os gastos com IPTU, contas de luz e água e/ou condomínio.

primeiro imóvel conta

Fique atento à documentação e negocie

Antes de fechar negócio, avalie com cuidado a idoneidade do vendedor/corretor e confirme se toda a papelada do imóvel está em dia. Se for usado, é preciso checar se há multas ou outros processos legais pendentes para não ter surpresas inoportunas.

Negocie sempre, levando em conta o estado da construção (se precisa de reformas ou acabamentos) e as condições do mercado. Dependendo, em algumas situações, é possível reduzir em 10% o valor da proposta.

Agora que você está por dentro do que é imprescindível na hora de escolher o próprio imóvel, fique esperto às oportunidades! O Feirão de Imóveis do Mercado Livre, por exemplo, traz imobiliárias e corretoras oferecendo milhares de ofertas em casas e apartamentos em vários estados do Brasil. Os descontos da última edição, que aconteceu em fevereiro, chegaram a 30%. Para saber mais, acompanhe as novidades pelo site.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!