Como montar um armário cápsula

Com a onda do consumo consciente, ter um closet enorme, abarrotado de roupas, sapatos e acessórios ficou fora de moda. A tendência para quem busca praticidade e conforto é o chamado armário cápsula. Se você quer montar o seu ou ainda não conhece o conceito, confira nossas dicas.

Algumas blusas, duas calças, três peças entre saias e shorts, um lenço, três pares de sapato, dois casacos, um vestido e fim. Eis um exemplo de armário cápsula. Embora seja extremamente atual, o conceito de montar um guarda-roupa minimalista, com peças essenciais e atemporais, foi criado pela estilista britânica Susie Faux nos anos 70.

A ideia voltou com tudo recentemente, em 2014, com a proposta apresentada pela consultora americana Caroline Rector em seu projeto Unfancy. Ela decidiu mudar seus hábitos de consumo e se propôs a viver durante toda uma estação com apenas 37 peças de roupa, compartilhando sua experiência no blog. E você, está preparada para montar o seu?

Saiba como montar um armário cápsula ideal para você

1. Conheça o seu próprio estilo

Montar um armário cápsula é uma verdadeira lição de autoconhecimento, afinal é preciso separar as roupas que são representativas do seu estilo para lhe acompanhar nas próximas semanas. Ou seja, esqueça aquela blusa “diferentona” que você se apaixonou quando comprou mas usou apenas uma única vez ou nem isso. A dica é pensar naquela peça que vira e mexe é a primeira que vem em mente na hora de montar o look, seja porque tem certeza que vai se sentir bem ou porque é a mais fácil de combinar. Blusa branca, casaco preto e vestido listrado, por exemplo, são boas opções para compor diversos estilos.

armário cápsula

Confira uma seleção de calças jeans para compor o look em diversas ocasiões

2. Descubra a sua paleta de cores

Nem só de cinza, branco e preto se monta um armário cápsula. Por mais que as cores neutras sejam as mais comuns e fáceis de usar dentro desse conceito minimalista, não deixe de incluir tons mais vivos e estampas, principalmente, se eles já fazem parte da sua vida. É possível mesclar, equilibrando uma blusa xadrez ou um padrão floral com uma saia cinza-chumbo, por exemplo. E, para não ter vontade de comprar novos itens no meio do processo, esteja atenta às tendências e resgate o que tem disponível no armário: a cor primavera/verão 2018 é o azul claro e suas variações.

montar armário

Confira uma seleção de calças flare disponíveis no Mercado Livre para usar no verão

3. Considere os modelos-chave

Além das cores, outro fator a ser levado em conta na escolha das 30 e poucas peças é o corte ou a modelagem. Se você trabalha em um escritório mais tradicional, considere terninhos e camisas claras; se tem um estilo mais romântico, inclua os vestidos que mais gosta; para quem tem uma rotina agitada, o ideal é focar no conforto das camisetas ou calças jeans. São inúmeras possibilidades, então, o ideal é observar a si própria e ir testando o que é melhor no seu caso.

como montar armário

Busque o estilo de vestido que mais combina com você

4. Mantenha a organização

A praticidade é um dos grandes trunfos desse tipo de armário, mas para que ele funcione bem é preciso manter uma organização adequada. Retire as roupas que ficaram de fora após a triagem, guarde-as em grandes caixas e libere o espaço do guarda-roupa. Pendure o que achar conveniente em cabides, dobre e disponha o restante em prateleiras e gavetas de modo a deixar tudo à vista e acessível. Isso vai lhe ajudar a escolher mais rapidamente a composição do dia.

como montar armário cápsula

Encontre cabides de todos os tipos no para incluir no seu armário

5. Invista em qualidade

Como a ideia é usar as mesmas roupas várias vezes combinadas entre si, é importante estar atenta à qualidade das mesmas. Não adianta comprar cinco blusinhas por uma pechincha se elas forem descartadas depois de duas ou três lavagens. Vale mais investir em uma única peça com bom material, que você sabe que pode contar por mais tempo. Por isso, siga as instruções da etiqueta antes de jogar tudo na máquina de lavar e lembre-se de ter sempre pastilhas ou saquinhos anti mofo no armário.

armário

Compare as opções de produtos antimofo para o seu armário à venda no Mercado Livre

Com isso em mente, selecione de 30 a 40 peças essenciais para a estação e não se incomode em repetir roupa – esse é um problema superado no contexto da moda atual. Com o exercício proposto pelo seu armário cápsula, você vai desenvolver artimanhas que driblam muito bem essa questão, tais como a sobreposição de peças e uso de acessórios. Não tenha medo de ousar!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!