Cabelos coloridos: descubra qual cor mais combina com você

Por mais que você goste de seu estilo atual, muito provavelmente terá vontade de mudá-lo daqui a algum tempo. O mesmo acontece quando o assunto é cabelo! Se você tem dúvidas sobre qual tom escolher para cobrir os fios brancos ou revolucionar o visual, confira as dicas que organizamos abaixo.

Loiro, rosa, castanho, azul, ruivo ou, por quê não, multicolorido? Foi-se o tempo em que havia apenas meia dúzia de tons para escolher nas lojas de cosméticos ou no salão de beleza. Hoje em dia, existem produtos e tratamentos variados que permitem uma mudança radical dos fios sem grandes dificuldades – agredindo menos o couro cabeludo, tingindo e, inclusive, hidratando em alguns casos.

Antes de se aventurar, não deixe de considerar o seu tom de pele e a sua disponibilidade para a manutenção da cor. Uma dica é pensar no contraste, que deve realçar seu rosto: acobreados e dourados ficam muito bem em negras; já quem tem a pele muito branca e estiver em busca de naturalidade, deve evitar o preto.

Saiba qual tom escolher na hora de cobrir os fios brancos, realçar a sua cor natural ou se arriscar em uma cor menos convencional dando uma olhada nas recomendações e dicas listadas.

Descubra qual cor combina mais com você

Castanhos

Apesar de ser a cor natural mais comum no Brasil, o castanho possui um número infinito de variações – são quatro números de tintura dedicados ao marrom, que podem ser misturados e originar opções acobreadas, terrosas etc. Também é considerada pelos especialistas a cor de cabelo mais democrática, pois combina com todas as tonalidades de pele.

Uma dica para escolher a nuance de castanho adequada é lembrar-se que peles morenas ou bronzeadas tendem a ficar melhor com cores mais quentes, como mel ou dourado, enquanto peles mais claras ficam bem com versões mais frias, como marrom escuro ou chocolate.

Encontre a tintura ou o tonalizante castanho ideal para o seu cabelo

Loiros

Geralmente associado às pessoas de pele mais clara, o loiro está sempre em alta e também possui diversas gradações (matizado, bege, champanhe etc.). Isso significa que qualquer uma pode aproveitar a tendência! Uma boa opção para negras, por exemplo, é usar uma base de loiro mais escura com tons acobreados ou mechas claras; e quem tem a pele clara deve evitar o platinado, se não quiser perder o efeito de contraste entre o cabelo e o rosto.

Quando decidir a cor desejada, leve em conta que cabelos tingidos precisam de um procedimento especial para serem descoloridos e que químicas, como alisamento, influenciam no resultado de maneira negativa. Para os cabelos naturais, se for necessário clarear mais de quatro tons, o indicado é também contar com a ajuda de um profissional. Não se esqueça que para manter o visual, é preciso retocar as raízes periodicamente e redobrar os cuidados com a hidratação.

Veja uma seleção de kits de tratamento para hidratação do seu cabelo

Ruivos

O percentual de pessoas que nascem ruivas é bem baixo, mas isso não impediu que os tons de vermelhos se tornassem uma febre nos últimos anos. Tons vinhos e acaju combinam com peles mais escuras, enquanto aqueles puxados para o cobre ou dourado combinam com as mais claras. Em qualquer um dos casos, se você ainda tiver dúvidas com relação à mudança, a dica é começar pelos tons mais fechados e ir avançando até a cor desejada gradualmente, para ir se acostumando.

A pigmentação não penetra nos fios de cabelo, por isso, é comum que ele desbote com facilidade. Não abuse da química, utilize tonalizantes, que não levam amônia em sua composição, para manter seu vermelho vívido e saudável.

Confira todas as opções de tonalizantes vermelhos à venda no Mercado Livre

Tons fantasia

Esse tipo de coloração independe do seu tom de pele, basta ter vontade de inovar e ousar! Tem quem prefira azul, rosa, verde ou roxo. Não importa! A recomendação é escolher uma cor que você goste e com a qual adapte facilmente. Caso tenha algum receio, é só começar a tingir o tom aos pouquinhos – nas pontas ou na forma de mechas.

Para as pessoas que já enjoaram de uma cor ou outra, a dica é investir na mistura delas! Entre as tendências que andam conquistando a mulherada ao redor do mundo estão o “rainbow hair”, que reúne as sete cores do arco-íris, e o “unicorn hair”, que é inspirado no ser mitológico homônimo e combina tons de rosa, lilás e azul em tons pastel. Em ambos, a recomendação é fazer o procedimento, pelo menos na primeira vez, com um profissional que fará a descoloração e o tingimento com os produtos adequados.

Conheça as tinturas e os tonalizantes de cor azul disponíveis no Mercado Livre

Platinado

Essa variação do loiro, que chega próximo ao branco ou acinzentado, veio com tudo nos últimos meses. Ela não é indicada para pessoas com a pele muito clara porque isso realça a palidez do rosto, e nem para quem fez alisamento ou outros procedimentos químicos no cabelo porque vai torná-lo ainda mais frágil.

É importante estar ciente de que para se alcançar o tom se faz uso pesado de descolorantes e que o retoque, além de ser constante, exige um tratamento de choque para manter o cabelo saudável. Por isso, costuma-se usar em cortes mais curtos.

Confira a variedade de kits descolorantes para cabelo à venda no Mercado Livre

Para encontrar o tom mais próximo de seu cabelo, sobreponha-o à imagem da embalagem ou ao mostruário da tintura, e priorize a escolha de um tom um pouco mais claro se tiver dúvidas – é sempre mais fácil escurecer o cabelo que retornar à cor mais clara. Outra dica é retocar apenas as raízes durante a manutenção, assim você economiza e evita o uso de química desnecessária nos fios. Agora é só escolher o tom e repaginar o visual!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!