Beleza em dia: melhores produtos para cabelos

Com ofertas para todas as cores e texturas de cabelo fica difícil decidir o que usar para cuidar diariamente dos fios. Pensando nisso, preparamos uma lista com o que não pode faltar na sua rotina de beleza capilar.

Para garantir brilho, maciez e movimento, é preciso adotar um hábito de cuidados com os cabelos. Porém, com uma rotina cada vez mais corrida, ter atenção aos fios apenas quando estiver no salão de beleza tornou-se inviável. Mas, com o produto certo para o seu tipo de cabelo, é possível manter os fios saudáveis tratando eles em casa.

Beleza em dia: melhores produtos para cabelos

Tingidos, alisados, com permanente, lisos, ondulados, cacheados e crespos. Mais finos ou mais grossos. Cada cabeça tem um fio diferente e, por isso, cada cabelo requer cuidados específicos. Porém, a unanimidade quando falamos em fios saudáveis é o cronograma capilar.

Indicado para recuperar cabelos danificados por químicas – tinturas, alisamentos etc. – ou calor – secador e chapinha, o cronograma é a combinação de três produtos com o objetivo de devolver água (hidratação), vitaminas (nutrição) e massa (reconstrução) aos fios.

A escolha dos produtos e a frequência dos procedimentos vai depender do seu tipo de fibra capilar e do nível de dano. Seu cabeleireiro pode te ajudar a identificar as necessidades e estabelecer uma rotina de aplicação dos produtos que devem respeitar o intervalo mínimo de 48h entre as etapas.

Confira uma seleção de produtos para cronograma capilar no Mercado Livre

Mas e se o seu cabelo não está danificado? Temos algumas dicas de ouro para deixar os fios ainda mais bonitos. Confira:

Cacheados e Crespos

Identificar o seu tipo de cacho – mais aberto ou mais fechado – é o primeiro passo para encontrar os produtos ideais. É importante decidir se você quer volume ou definição, pois as técnicas e linhas são diferentes para cada um dos objetivos.

cabelos cacheados e crespos

Veja uma seleção de umidificadores no Mercado Livre

Para as cacheadas, os produtos que não podem faltar são: ativador de cachos, umidificador, creme para pentear e/ou leave-in.

Ruivos

Coloridos ou naturais, toda ruiva deve apostar em shampoos sem sal e com fator de proteção solar. A ideia é blindar os fios contra a radiação e evitar a oxidação com produtos que tem seladores de cutícula.

cabelos ruivos

Encontre uma seleção de produtos para cabelos vermelhos no Mercado Livre

No nécessaire não podem faltar shampoo e condicionador indicado para esse tom de cabelo, uma boa máscara de hidratação e finalizadores leave-in para garantir um vermelho vibrante e poderoso.

Loiros

Quando naturais, os fios loiros já exigem cuidados. Mas se foram tonalizados ou descoloridos, é preciso redobrar a atenção. O cronograma capilar é indispensável para devolver vida aos fios.

cabelos loiros

Confira uma seleção de matizadores no Mercado Livre

Tenha sempre em casa as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, além do shampoo matizador. Mas cuidado. Ainda que essencial para evitar o amarelamento, o produto deve ser usado com cautela, respeitando o tempo de aplicação para não deixar seu cabelo arroxeado.

Castanhos

Para evitar mechas indesejadas causadas pelo sol, os cabelos castanhos precisam de finalizadores com filtro UV.

cabelos castanhos

Veja uma seleção de máscaras concentradas de hidratação no Mercado Livre

Ter uma boa máscara concentrada de hidratação também é indispensável para manter a cor sempre viva e os fios saudáveis. Você pode aplicar o produto semanalmente, intercalando com ampolas de hidratação.

Pretos

Cabelos pretos tomando sol sem proteção? De jeito nenhum! Os fios pretos precisam ser protegidos com filtro UV, pois as agressões causadas pelo sol, vento, poluição e maresia podem desbotar a cor e criar alguns reflexos avermelhados.

cabelos pretos

Encontre uma seleção de produtos com filtro solar no Mercado Livre

Então, seu kit de cuidados capilares tem que ter finalizadores com bloqueador solar. Para lavar os fios, procure os produtos indicados para esse tom de cabelo. Assim, suas madeixas ficarão hidratadas e cheia de brilho.

Uma dica que vale para todas é proteger os fios das ferramentas de calor – secadores, chapinhas e babyliss –, pois as altas temperaturas agridem e queimam os fios quando desprotegidos. Então, se você não abre mão desses equipamentos, invista em produtos termoprotetores e tenha os cabelos sempre protegidos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!