Vai decorar? Dicas de aplicativos para transformar sua casa

Decorar a casa se tornou uma tarefa mais fácil e ainda mais divertida com a chegada de aplicativos especializados na área. Tem opções para simular novas cores para o ambiente, encontrar inspirações e guardar dados como medidas e anotações, por exemplo. Confira a lista que organizamos para você e baixe aqueles que podem lhe ajudar na próxima reforma.

Comprar um fogão maior que o espaço disponível na cozinha ou escolher uma cor de tinta que não combina com os móveis são alguns dos problemas que podem ocorrer durante uma mudança na casa. Pensando nisso, empresas e desenvolvedores lançaram aplicativos voltados exatamente para lhe ajudar na reforma e decoração do seu espaço. A maioria está disponível para os sistemas iOS e Android, tem uma interface interativa e acessível para praticamente todos os usuários e estão ganhando adeptos ao redor de todo mundo – afinal, inspiração e uma mãozinha na hora de definir cores, móveis e outros itens para o ambiente nunca é demais. Dê uma olhada na seleção e escolha qual vale baixar.

Veja os melhores aplicativos para ter quando decorar a casa

Homestyler

Que tal visualizar móveis e outros objetos de decoração em sua sala antes de comprá-los? Com Homestyler isso é possível: basta tirar uma foto do cômodo, alterar as cores da parede e simular como ficarão os artigos de decoração. Os produtos, que são de marcas reais e representados de forma fiel em modelos 3D, incluem tapetes, espelhos, pinturas e até luminárias de teto. Além de montar projetos de acordo com o seu próprio espaço, você ainda pode compartilhá-los com seus amigos via e-mail ou Facebook, comentar e curtir.

Se precisar de inspiração, não se preocupe! O aplicativo, que está disponível em português para Android e iOS, também traz dicas, tutoriais, notícias e tendências do universo da decoração.

app decoração

Encontre o sofá de três lugares que combina com a sua sala

Viva Decora

Do site homônimo, o aplicativo para iOS e Android é voltado a todos aqueles que se interessam por decoração e buscam inspirações para a sua casa ou seu escritório. São milhares de fotos que trazem ideias para todos os tipos de ambiente, além dos projetos elaborados por arquitetos e designers de interior, que podem ser “favoritadas” ou salvas pelo usuário em seu perfil. O sistema de busca oferece diversos filtros por tipo de ambiente, que tornam a pesquisa mais fácil e eficaz, tais como varanda, comercial, piscina e cozinha.

Conteúdos em vídeo e texto também são disponibilizados na aba “Dicas” e é possível compartilhar as imagens preferidas com amigos e familiares. Além do vasto banco de dados, merece destaque o recurso para encontrar e contatar o responsável por aquele projeto que você viu no app e agora quer na sua casa. Por exemplo, se você se encantar com um quarto, que tenha determinados móveis, papel de parede e estilo, pode checar quem é o decorador responsável e pedir um orçamento virtualmente – são mais de 8 mil profissionais cadastrados.

app decoração

Busque o papel de parede ideal para mudar a decoração do seu quarto

Photo Measures

Esqueça o bloquinho de anotações. Para ter sempre todas as medidas certinhas do ambiente que você está decorando, baixe o Photo Measures em seu smartphone. Ele foi desenvolvido pela Big Blue Pixel Inc. para os sistemas Android e iOS e, apesar de ser pago (pouco mais de R$ 10,00), é recomendado por veículos especializados em design de interiores como a revista Architectural Digest.

O funcionamento do aplicativo é bastante simples: a partir de uma foto, que pode ser de um cômodo ou uma parede, você pode inserir setas, números e anotações de cores e tamanhos variados. É possível alterar as unidades de medida, incluir ângulos, utilizar diversas escalas de imagem e ainda exportar o resultado final em alta resolução nos formatos .pdf ou .jpg. Imagine quão útil o Photo Measures pode ser na hora de trocar os armários da cozinha, por exemplo.

app decoração

Confira uma seleção de armários para instalar na sua cozinha disponíveis no Mercado Livre

Crie Suvenil, Coral Visualizer e ColorSnap

Graças à tecnologia, diversas marcas de tinta agora oferecem aplicativos para você ver, antes de pintar, como fica a sua casa com a cor escolhida. Fotografando seu espaço e inserindo a imagem na ferramenta, é possível testar os tons que mais lhe agradam e as combinações com os produtos disponíveis no mercado. Veja as principais opções para baixar em seu aparelho Android ou iOS:

Crie Suvinil – com mais de 1.500 opções de tons para as simulações, dicas e matérias sobre o assunto, ainda considera a incidência de luz e sombras nos ambientes nos quais está sendo utilizado.

Coral Visualizer – por meio da tecnologia de realidade aumentada, o usuário visualiza em tempo real, como ficaria seu canto com algumas das 2.000 tonalidades cadastradas. Além disso, o app calcula a quantidade de tinta necessária e o endereço mais próximo para comprá-la.

Snap Color – com ele você consegue descobrir o código exato ou mais próximo da cor que gostou, esteja ela em uma peça de roupa ou abajur. É fotografar e identificar!

app decoração

Compre a tinta Coral do tipo e tom que você procura no Mercado Livre

iHandy Level

Gratuito, existe nas versões Android e iOS e é uma das cinco ferramentas desenvolvidas para o kit “iHandy Carpenter”. O aplicativo é ideal para você instalar prateleiras e quadros sempre bem alinhados na parede. Funcionando como um prumo, sua interface e seu uso são intuitivos: depois de “calibrar” o celular, basta posicioná-lo sobre a superfície que deseja medir ou verificar a inclinação. Assim como os níveis de bolha, utilizados por arquitetos e engenheiros, observe as marcações para regular. Agora você não tem mais desculpa para deixar qualquer moldura desalinhada!

app decoração

Veja uma lista de molduras para quadro que podem decorar a sua casa

Pronto! Depois dessas dicas, transformar a casa vai ser mais prático e econômico, já que a chance de errar as medidas e não gostar do tom da parede são menores com o uso dos aplicativos.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!