Como decorar o quarto do bebê

A decoração do quarto do bebê faz parte da preparação para chegada do novo membro da família. Para deixar esse momento ainda mais especial, separamos algumas dicas que vão deixar o cantinho do seu pequeno muito acolhedor.

Uma das primeiras coisas que os pais pensam quando recebem a notícia que tem um bebê a caminho é em preparar a casa para receber o novo membro da família. A lista de adaptações pode variar, mas a decoração do quarto é algo que merece atenção especial.

O ambiente deve ser preparado para estimular o desenvolvimento do recém-nascido sem exageros. O cômodo deve ter tons suaves, ser funcional e refletir as escolhas da família quanto a criação da criança. Por exemplo, pais que optam pela filosofia Montesoriana tendem a montar o quarto de modo que tudo fique ao alcance da criança.

Como decorar o quarto do bebê

Quando o assunto é decoração, o primeiro passo é ter sempre as medidas em mãos. Então, antes de pensar em decorar, é preciso decidir qual será o cômodo da casa que receberá o bebê.
Com essas informações, pense nas cores, temas e faça uma lista dos móveis necessários para compor o ambiente. Visualizar fotos e referências de quartos já decorados é uma ótima maneira de começar a planejar.

Temático

O “rosa para meninas e azul para meninos” está em desuso. A tendência são quartos temáticos, que agucem a curiosidade do bebê estimulando seu desenvolvimento. Ursinhos, raposas, índios e nuvens são alguns dos temas que podem ser utilizados para compor um cenário.

berço multifuncional

Confira uma seleção de berços multifuncionais no Mercado Livre

Decorar a parede com desenhos, quadros e adesivos é uma ótima opção. Além, é claro, de elementos de apoio como almofadas, abajures e brinquedos.

Não esqueça: não adianta o quarto ter uma decoração incrível e ser pouco prático. A escolha dos móveis é fundamental para facilitar o dia a dia de cuidados com o bebê. Uma dica é apostar em móveis versáteis como o berço multifuncional que economiza espaço e deixa tudo à mão.

Multiuso

Crianças crescem muito rápido e uma decoração que possa acompanhar as várias fases do bebê pode ser mais atraente para pais mais práticos. Além disso, um quarto mais versátil permite que os adultos da casa também encontrem conforto ao desfrutar da companhia do membro recém-chegado.

Berço Retrô

Veja uma seleção de berços retrô no Mercado Livre

Mas, ser funcional e multiuso não é sinônimo de ser sem graça. Uma parede pintada com listras ou formas geométricas, combinadas a um berço retrô, por exemplo, garantem um ar moderno.

Os tons mais sóbrios podem ser combinados com pequenos itens de cores mais fortes que destaquem o momento lúdico do bebê. Os brinquedos deixarão a atmosfera de acordo com a fase da criança e vão assumir novas características conforme ela for crescendo.

Integrada

É possível ter um espaço com “cara de quarto do bebê” bem no meio do quarto dos pais. Uma escolha cada vez mais comum, seja pela falta de espaço nos imóveis atuais ou por uma segurança maior.

Berço Acoplado

Encontre uma seleção de berços acoplados no Mercado Livre

Uma parede colorida ou decorada com motivos infantis bem ao lado do berço, ajuda a delimitar o espaço da criança e pode ser pensada de forma a harmonizar com a decoração do quarto dos adultos.

Para economizar espaço e criar um ambiente lúdico e acolhedor é importante ter em mente o que é realmente necessário entre o universo de ofertas no “mercado da maternidade”. Fazer uma lista com o que considera indispensável para o seu filho pode ser o pontapé inicial para uma decoração na medida certa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!