A febre dos apps fitness

Se você está com dificuldade para seguir uma rotina de atividades físicas ou uma dieta balanceada, fique atento às novidades. Com o rápido avanço da tecnologia, já existem vários aplicativos no mercado que buscam auxiliar seus usuários a comer adequadamente, perder peso e manter o equilíbrio da saúde em dia.

Assim como acontece em apps de Gastronomia, Literatura ou Finanças, as opções voltadas ao mundo fitness costumam oferecer funcionalidades que tornam a prática de exercícios e o controle da alimentação mais interessantes. Além de criar esquemas personalizados, eles monitoram e oferecem estímulos a cada etapa vencida – o que faz toda a diferença, na maioria dos casos.

Então, conheça os apps disponíveis para os sistemas iOS e Android, que têm versões gratuitas bem interessantes e que são a sensação do momento. Agora não tem mais desculpa para deixar o bem-estar de lado, hein!

Confira os 5 principais apps fitness e baixe agora

MyFitnessPal – Contador de calorias

Como o próprio nome sugere, funciona contabilizando calorias. Para começar, ele registra as características da pessoa (altura, atividades regulares etc.) e pergunta se o objetivo é ganhar, perder ou manter o peso atual.

Eleito pelo portal Terra e pela Folha de SP como o principal app de dieta, ele possui mais de 6 milhões de alimentos em seu banco de dados – o que permite um controle mais preciso sobre o que é ingerido. Ainda é possível montar programas de alimentação específico, monitorar seu progresso por meio de relatórios e se conectar e interagir com seus amigos.

De acordo com o desenvolver, é possível integrar o MyFitnessPal com aparelhos como o relógio e monitor cardíaco da Garmin, e outros aplicativos.

apps fitness myfitnesspal

Encontre as melhores opções de monitores cardíacos no Mercado Livre

Desafio 30 Dias Fitness – Perda de Peso

Desenvolvido por profissionais de Educação Física, é destinado à perda de peso e à melhora do condicionamento físico em um curto período de tempo. Você insere seus dados e define sua meta; o app, por sua vez, exerce a função de um personal trainer e lhe oferece um programa personalizado.

Para vencer o desafio, o participante deve encarar o aumento gradativo da intensidade dos treinos. Toda a evolução é registrada e pode ser acompanhada pelo painel. Ah! E para não perder o ritmo, você sempre recebe uma notificação para cumprir suas tarefas.

apps fitness desafio30dias

Confira as caneleiras e incremente seus exercícios

Runtastic

Dedicado a quem está interessado em caminhar, correr ou pedalar, por exemplo, o app utiliza principalmente o sistema de GPS para controlar as atividades do usuário. Com ele é possível montar treinos específicos, mapear os exercícios em tempo real e checar sua performance por meio de informações como: velocidade alcançada, cronômetro, distância percorrida, mudança de altitude etc.

E para tornar a experiência mais interativa, ainda há um treinador por voz e uma possibilidade de uma torcida ao vivo, quando você compartilha sua localização e recebe mensagens de motivação durante a atividade. Quem quiser, também pode integrá-lo com as contas do MyFitnessPal ou do GoogleFit.

apps fitness runtastic

Confira uma seleção de tênis esportivos

7 Minutos de Treino

Baseado na rotina de exercícios “The Scientific 7 Minute Workout”, que defende os benefícios das rápidas atividades físicas diárias, foi eleito pela Google Play como o Melhor Aplicativo de 2016, Top Aplicativo de Tendência e Melhor Aplicativo de autoajuda. Isso porque, de maneira simples e eficaz, ele orienta seu usuário a praticar movimentos em ciclos específicos (sempre de sete minutos) que garantem a médio e longo prazo resultados eficazes.

O treino clássico interage com todas as partes do corpo e, conforme é praticado, libera outros circuitos (voltados a áreas específicas). O processo é acompanhado por um guia de voz e leva em conta elementos do cotidiano para a sua execução, tais como uma cadeira ou mesmo a parede. É só baixar e começar, são menos de 10 minutos!

apps fitness 7minutosdetreino

Quer implementar o treino? Veja uma lista de extensores e elásticos

Calm – Meditate, Sleep, Relax

Manter o foco e a concentração são essenciais para uma vida equilibrada, então, vale investir em um app para meditação também. O Calm foi o primeiro app relevante sobre o tema, já foi destaque no New York Times, e traz sessões de 3 a 25 minutos com enfoques variados. É possível encontrar programas de relaxamento, voltados à criatividade, para a respiração e até mesmo mindfulness.

Recentemente, o desenvolvedor lançou uma opção diária de dez minutos – ideal para ser encaixada nos pequenos intervalos de tempo de quem tem uma vida corrida. Apesar de só existir na versão em inglês, ele é indicado para interessados no assunto, iniciantes e pessoas com experiência justamente por sua versatilidade.

apps fitness meditation

Apesar de facilitarem a vida consideravelmente, os apps não dispensam o acompanhamento de especialistas. É preciso ter conhecimento do seu estado físico para não errar nos exercícios nem na alimentação, por isso a dica é consultar seu médico para aproveitar tudo da melhor maneira possível. Já decidiu qual testar primeiro?

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!