Dicas para se manter hidratado no tempo seco

A Organização Mundial da Saúde estabelece que o nível de umidade do ar deve estar acima de 60% para o bem estar da população. Acompanhe esse índice através de aplicativos de previsão do tempo para se prevenir e não sofrer os sintomas do tempo seco.

O tempo seco pode causar irritação na garganta, ardor nos olhos, sangramento no nariz e descascamento da pele, o que se agrava ainda mais quando a temperatura está alta. O nível de umidade do ar ideal para o bem estar, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, é de 60%. Quando esse índice cai para 30% ou menos, os hospitais ficam lotados de pacientes com gripe, crise alérgica e problemas respiratórios, ou seja, é hora de se cuidar.

Evite fazer exercícios físicos quando o calor é mais intenso e a poluição muito alta, isto é, nada de se exercitar entre 10h e 17h. Além disso, você pode diminuir os sintomas com procedimentos muito simples.

Veja dicas para se manter hidratado no tempo seco

Nariz e olhos

O umidificador é a melhor opção durante o tempo seco. Caso você ainda não tenha um, coloque uma bacia d’água pelo ambiente para ajuda a umidificar o ar. Você também pode lavar tanto o nariz, quanto os olhos, com soro fisiológico durante o dia todo. Quem sente os olhos muito secos deve procurar um oftalmologista para a indicação de um colírio.

se manter hidratado no tempo seco

Veja opções de umidificadores de ar no Mercado Livre

Pele

A falta de hidratação da pele pode causar coceiras, descascamento e vermelhidão, por isso, passe creme hidratante duas vezes ao dia, com foco nas regiões das pernas e braços, que sofrem mais com a secura. Para quem já tem a pele seca naturalmente, passar óleo de amêndoas após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, ajuda na hidratação.

O rosto, por conter oleosidade natural, sofre um pouco menos com o tempo seco, mas ainda assim é recomendado usar hidratante facial. Lembre-se que o mesmo creme nem sempre pode ser utilizado no corpo e no rosto.

Evite tomar banhos muito quentes e usar buchas, que removem a oleosidade e secreção natural da pele.

dicas se manter hidratado

Encontre o hidratante facial que combina com o seu tipo de pele

Cabelo

Lembre-se que banhos muito quentes podem ressecar ainda mais os fios. Ao utilizar secador, chapinha ou babyliss, prepare o cabelo com protetor térmico.

Faça hidratação com máscara capilar uma vez por semana e mantenha os cabelos hidratados com óleos específicos para as pontas diariamente.

dicas para se manter hidratado

Veja a máscara capilar ideal para o seu cabelo

Boca

Assim como todo o seu corpo, os lábios também precisam de protetor solar. Procure usar produtos com, no mínimo, fator 15, para maior proteção.

Se a sua boca fica constantemente seca, comece a hidratar de forma mais profunda ao esfoliar os lábios com uma receita caseira muito simples: misture uma colher de chá de açúcar e uma colher de chá de mel. Umedeça a boca com água morna e aplique a mistura fazendo movimentos circulares. Enxague logo em seguida.

Para manter a hidratação, use manteiga de cacau ou lip balm diariamente. Evite usar batons que ressequem seus lábios quando o tempo estiver muito seco.

Antes de dormir, aplique mais uma camada de manteiga de cacau.

hidratação no tempo seco

Existem diversas opções de lip balm no Mercado Livre. Confira

Alimentação e hidratação

Aposte em vegetais com bastante água, como pepino, folhas verdes e rabanete. Também consuma frutas ricas em água, como melancia, melão, maçã, pêra, carambola e morango.

O consumo de dois litros de água diariamente é o indicado durante o ano inteiro, mas o ideal é aumentar o consumo com o tempo seco. Não precisa sentir sede para tomar água, crie o hábito de dar goles o dia inteiro ao manter uma garrafinha sempre próxima de você.

Idosos têm cerca de 20 a 25% menos água no corpo, por isso, é imprescindível redobrar o consumo. As crianças também podem se desidratar, então tome cuidado para manter os pequenos hidratados o dia inteiro.

tempo seco

Compre agora um squeeze térmico para manter o frescor

Pequenos ajustes na sua rotina ajudam a manter seu corpo hidratado. Seu bem-estar e saúde agradecem!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!