Como montar uma horta caseira

Quem disse que não dá para substituir parte da feira semanal por uma horta em casa? Cada vez mais comum em quintais ou mesmo dentro de apartamentos, o cultivo de temperos, legumes e hortaliças vem ganhando adeptos ao redor do mundo. Veja como dar início ou incrementar a sua.

Ter pequenos pés de alface, manjericão, tomate, alecrim, salsinha… à disposição, fresquinhos e sem agrotóxico, não é mais privilégio apenas de quem mora em chácaras ou casas espaçosas. Com algumas horas de sol e uma simples rega diária, é possível manter uma horta em canteiros, jardineiras ou vasos – além de ganhar qualidade nos alimentos, a prática funciona como um hobby que pode envolver a família toda! O que é necessário, por quais tipos de planta começar e os principais cuidados no dia a dia, você confere abaixo:

Conheça as dicas para montar sua horta em casa

Escolhendo o local adequado

O primeiro fator a ser levado em conta é o espaço que você irá destinar a suas mudas. Procure um lugar bem iluminado – que tenha, ao menos, de 3 a 4 horas de sol – e protegido do vento. Em seguida, pense em quais espécies gostaria de ter e estude se vale fazer o plantio em jardineiras ou vasos. Além do tamanho, a disposição também varia: é possível criar hortas verticais e até mesmo suspensas.

Tudo é uma questão de encontrar o melhor modelo: as jardineiras permitem o cultivo variado e são mais compactas; já os vasos dão maior liberdade na hora da organização por sua variedade de materiais, diâmetro e profundidade. Em ambos, a criatividade pode rolar solta! Tem quem use materiais recicláveis (garrafas PET ou caixas TetraPak), caixote de madeira, sapateira etc. Independente da escolha, é bom lembrar de fazer um ou dois furos no fundo para garantir que o excesso de água seja drenado.

horta caseira vasinhos

Confira uma seleção de vasos e jardineiras para montar a sua horta

Hora de escolher as espécies e preparar o solo

Antes de sair comprando todos os apetrechos de jardinagem, defina o que você quer ter na sua horta e pesquise um pouco sobre os cuidados que cada uma exige. Se o seu espaço não recebe sol durante todo o dia ou boa parte dele, hortaliças e leguminosas terão mais dificuldade para se desenvolver. Então, a dica é partir para as ervas aromáticas e outros temperos.

É importante considerar em cada caso o tempo de iluminação, a quantidade de água e o solo apropriados. E se decidir incluir dois tipos de muda no mesmo vaso, é bom saber se elas se dão bem – a hortelã e a salsinha, por exemplo, têm raízes invasoras, que se espalham facilmente e acabam sufocando qualquer outra espécie muito próxima. Boas combinações são: alface e agrião; alecrim e sálvia; manjericão e tomatinho cereja; manjerona e cebolinha.

No momento de plantar suas mudas, coloque um pouco de argila expandida no fundo do recipiente e preencha com substrato (ou 1/3 de terra preta, 1/3 de areia e 1/3 de composto ou matéria orgânica) para garantir que o solo esteja fértil. Conforme elas forem crescendo, você deve repor os nutrientes por meio da adubação.

horta caseira temperos

Veja uma lista de sementes disponíveis no Mercado Livre

Atenção a sua nova companheira

Mesmo sendo auto suficiente em boa parte do tempo, a horta vai exigir cuidados quase diariamente, tais como:

  • Iluminação: com a mudança de estações, repare se o sol ainda está batendo nos vasos e se for o caso, troque-os de posição;
  • Regas frequentes: mantenha o solo úmido, evite molhar as folhas e direcione a água para as raízes;
  • Combate às pragas: identificar o problema em seu estágio inicial é importante para que ele não se espalhe pela horta. Para evitar a intoxicação por produtos químicos, sempre faça o tratamento da planta com inseticidas naturais preparados com ingredientes como alho, pimenta, folhas de nim, entre outros;
  • Poda: mantenha o controle sobre a sua horta, fazendo podas periódicas. No caso das ervas aromáticas, como o manjericão, a inflorescência atrapalha – para consumir folhas cheirosas, o ideal é retirar todas as suas flores quando surgirem.

horta caseira cuidados

Confira as opções de composteira para ter em casa

Enfim, com um baixo investimento é possível ter o seu próprio cantinho verde, com produtos orgânicos, aí mesmo na sua casa. Agora que você já sabe o principal, que tal se aventurar na jardinagem e, quem sabe, testar alguns novos sabores na cozinha?

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!