Como deixar o jardim mais bonito durante a primavera

Begônias, camélias, rosas, hortênsias e outras belezas, de cores e aromas variados, são ideias para tornar o jardim alegre ou mesmo incluir na decoração interna da casa. Conheça algumas dicas para deixar o espaço ainda mais bonito.

Quem costuma estar atento às ruas por onde passa, deve ter reparado no colorido dos ipês, que começam a exibir suas flores cor-de-rosa, brancas, amarelas e roxas. Eis o indício de que a próxima estação se aproxima!

Se você é apaixonado pelas plantas ou quer deixar sua casa ainda mais bonita e perfumada para receber a primavera, aproveite as próximas semanas para cuidar do jardim.

Confira os cuidados para tornar o seu jardim ainda mais bonito na primavera

Faça uma limpeza caprichada

Se você já tem um canteiro, passado inverno, é hora de fazer uma faxina geral. Retire as folhas e os galhos secos que ainda estejam presos e, principalmente, recolha o que está caído no solo – o acúmulo de matéria orgânica, somado à umidade, formam um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos. Se o espaço for amplo, conte com o auxílio de um rastelo.

jardim

Tenha seus próprios utensílios de jardinagem: veja uma lista de rastelos à venda

Mude de lugar o que achar necessário

Após alguns meses com frio e sem chuva em abundância, é comum que as plantas estejam fragilizadas. O melhor mesmo é aguardar a primavera para manuseá-las e trocá-las de espaço, caso seja necessário, para que se desenvolvam e floresçam ainda mais.

jardim primavera

Aproveite a primavera e encontre vasos em diferentes tamanhos para fazer o replantio

Dê vida nova ao jardim

Para investir em um local verde e cheio de flores, talvez seja interessante planejar e incluir novas espécies. A regra básica para um bom resultado é pesquisar as peculiaridades de cada uma, tais como período ideal do plantio e indicações de seu habitat natural. Entre as plantas que se dão bem com a primavera e podem entrar para o jardim para torná-lo mais bonito são: lavanda, crisântemo, jacinto, azaleia, açucena, lírio, hortênsia, begônia, bromélias etc.

jardim bonito

Busque sementes de diversas espécies e deixe seu canteiro florido

Estimule o desenvolvimento das plantas

Temperaturas elevadas e chuvas constantes são fatores que estimulam o crescimento das plantas. Por isso, durante esses meses, elas acabam exigindo uma quantidade maior de nutrientes. Então, não esqueça de manter a adubação em dia!

jardim bonito na primavera

Confira as opções de adubos orgânicos disponíveis no Mercado Livre

Não tenha medo da poda

Outro cuidado que colabora para uma floração farta é a poda, que é muito bem-vinda no comecinho da estação. Elimine as ramas que não estejam saudáveis e calcule quais valem a pena diminuir ou estimular, levando em conta que o corte ajuda na formação de novos brotos.

como deixar o jardim bonito

Escolha a tesoura de poda ideal para o seu jardim

Seguindo esse passo a passo provavelmente você chegará a dezembro com um jardim alegre, mais volumoso e florido. Daí é só marcar um almoço em família ou com os amigos para curtir o espaço!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!