Bicicleta: equipamentos de proteção que não podem faltar

Já muito utilizadas nos dias de lazer, as bicicletas estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas e se tornando um importante meio de transporte quando o assunto é mobilidade urbana. Se você é adepto das pedaladas ou pretende praticar em breve, saiba quais equipamentos não podem faltar para manter a sua segurança.

Nunca se discutiu tanto a importância e as vantagens do uso da bicicleta como nos últimos anos. Entre os motivos que levam as pessoas a incluí-la em seu dia-a-dia estão o ganho de tempo no trânsito, a economia financeira, a preocupação com o meio ambiente e o ganho de qualidade de vida. Porém, mesmo em meio a tantos benefícios, é preciso estar atento às regras e aos itens de segurança na hora de andar com a “magrela” por aí.

Assim como acontece no caso de automóveis e motos, quem opta por se locomover com uma bicicleta deve respeitar as leis do Código Brasileiro de Trânsito. O artigo 105, por exemplo, torna obrigatória a instalação de campainha, espelho retrovisor e luminosos ou faroletes para a sinalização noturna. Esses são equipamentos essenciais, mas você ainda pode combiná-los com outros acessórios, como capacete e luvas. Levando em conta que boa parte das cidades brasileiras ainda não possuem uma infraestrutura adequada, com ciclovias ou ciclofaixas, nunca é demais pensar em sua própria proteção e conforto.

Nessa hora, priorize a qualidade dos equipamentos e acessórios, afinal é a sua segurança que está em jogo, e peça dicas e recomendações a outros ciclistas. Há fóruns especializados na internet, grupos de ativistas e voluntários dispostos, inclusive, a auxiliar quem tem medo de pedalar em centros urbanos. Para dar início à jornada ou incrementar sua proteção, dê uma olhada nos itens recomendados para você não ter problemas nas pedaladas.

bicicleta proteção

Troque o volante pelo guidão, pesquise os modelos de bicicleta à venda no Mercado Livre

Veja os equipamentos de proteção para andar de bicicleta com segurança

Campainha

Obrigatória por lei, a campainha é importante para alertar pedestres, motoristas e outros ciclistas de sua presença. Mantenha o cuidado ao guiar e tenha consciência de que, em um ambiente barulhento, nem sempre ela é perfeitamente audível – por isso, priorize os modelos com volume mais alto.

Uma dica é posicioná-la em um local acessível do guidão da bicicleta, próximo ao polegar, para que seja facilmente acionada em um curto espaço de tempo.

bicicleta proteção

Escolha e compre a campainha para a sua bicicleta pela internet

Espelho retrovisor

Apesar da polêmica sobre a sua necessidade para a segurança do ciclista, o espelho retrovisor é um item obrigatório de acordo com a legislação nacional. Os modelos variam de acordo com o tamanho do encaixe, o formato e o preço, mas o importante é escolher um com o qual você se sinta mais à vontade. Ele deve ser instalado do lado esquerdo da bicicleta.

bicicleta proteção

Confira uma seleção de espelhos retrovisores à venda no Mercado Livre

Faroletes e refletores

Manter a sinalização da sua bicicleta em dia é imprescindível para evitar acidentes, principalmente, quando há pouca iluminação. Além dos refletores nos pedais e nas laterais, que precisam estar na altura das lanternas dos carros para que funcionem, deve-se equipar a bicicleta com algumas luzes.

Na dianteira utilize uma luz branca e na traseira, coloque uma vermelha (fixa ou piscante), pois dessa maneira outros motoristas são capazes de identificar se você está indo ou vindo.

bicicleta proteção

Confira uma seleção de faróis, piscas e lanternas para bicicletas disponíveis no mercado

Capacete

Ao contrário do que muita gente acredita, por lei, o ciclista não precisa vestir um capacete. No entanto, é evidente que o equipamento ajuda bastante em sua proteção no caso de quedas. Considere um que seja confortável, com múltiplos ajustes e acolchoado internamente. Ele será bem útil, principalmente, para aqueles que estão começando e ainda não estão habituados a manter o equilíbrio em situações adversas.

bicicleta proteção

Encontre o capacete ideal para as suas pedaladas no dia-a-dia

Óculos de proteção

Se o seu capacete não vem com uma viseira, vale a pena incluir um par de óculos para proteger seus olhos da poeira, do vento ou qualquer outra partícula. Nada pior que seguir seu caminho com algo atrapalhando a visão.

bicicleta proteção

Inclua um par óculos em seu kit básico de pedalada e proteja seus olhos

Luvas

Expostas ao sol, em contato direto com o guidão e responsáveis por direcionar a bicicleta, as suas mãos também merecem cuidado. Para protegê-las do vento frio, em dias mais gelados, e do atrito constante, use luvas – elas devem ser almofadadas, não escorregar em contato com a bicicleta e ter um tecido leve, que permita a respiração da pele.

bicicleta proteção

Compre a luva ideal para você usar com a sua bicicleta no Mercado Livre

Para dar conta da pedalada, mantenha-se hidratado

Além de todos esses acessórios, não se esqueça de manter os cuidados com o corpo. Antes de pedaladas longas, para não ter cãibras ou dores durante o trajeto, alongue-se e faça um breve aquecimento. E, claro, mantenha-se hidratado! A dica é levar sempre, acoplada, uma garrafa ou um squeeze d’água.

bicicleta proteção

Veja uma lista de suportes e garrafas d’água para se manter hidratado durante as pedaladas

Por fim, lembre-se que o respeito às regras e a educação no trânsito fazem toda a diferença. Tenha consciência de que a calçada é para pedestres, não fure o sinal vermelho, indique quais são suas intenções antes de mudar de direção e prefira ruas e vielas mais tranquilas. Com todas essas recomendações, pedalar será só alegria!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!